Jump to content

Sobre o desafio da reclamação - como ir além


Recommended Posts

Fala pessoal, queria compartilhar alguns ensinamentos do livro "Sem esforço", do Greg McKeown, que ampliam a lição da não reclamação que o Raul tanto nos instiga a aplicar.
O livro começa mostrando que sair do modo reclamação é sair do estado de escassez e entrar no estado de abundância, focando no que você tem e não no que lhe falta.
Depois, o livro demonstra como a reclamação é a consequência de uma emoção negativa - a frustração - e o grande problema é você se deixar dominar por emoções negativas. O mesmo vale pra qualquer emoção negativa.
O livro faz uma analogia muito interessante entre emoções negativas e funcionários. Ele provoca o seguinte pensamento - quando você experimentar uma emoção negativa, pergunte-se:
1) Para qual função essa emoção foi contratada? Essa pergunta é pra te instigar a pensar na utilidade daquela emoção para a situação atual, vou falar mais sobre isso adiante.
2) Esta emoção está desempenhando bem na função contratada? Essa pergunta serve pra pensar em uma verdadeira avaliação de desempenho da emoção - talvez ela até pareça servir para a situação atual, mas não esteja performando bem.
Essas duas perguntas costumam ajudar muito a se desconectar das emoções negativas, mas as emoções negativas por si só não são um problema e não devem ser suprimidas. Todas as emoções são informações. Elas são reações automáticas do nosso corpo a estímulos do ambiente. Elas são interpretações limitadas da realidade, altamente influenciadas por nossa história de vida, nossa cultura e até nosso estado fisiológico (fome, sono, sede, estresse etc.)
Então, sempre que surgir uma emoção negativa, eu me pergunto:
1) O que essa emoção está tentando me dizer? Posso combinar a mensagem dela com quais informações ao meu redor? 2) Continuar com essa emoção me ajuda a resolver a situação atual? Pense nas duas perguntas anteriores.
Essa lógica amplia a utilidade da não reclamação para praticamente qualquer emoção negativa.
Mas tem um detalhe: você só consegue se desconectar das emoções se conseguir treinar isso. E o treino é a coisa mais simples do mundo (e uma das mais desafiadoras): meditação. Ficar parado observando seus pensamentos. Sair de dentro deles, percebê-los, conseguir descrevê-los e se desconectar deles à medida que surgem.
Daí vale se reconectar ao primeiro desafio do curso: parar e respirar.
Faz sentido?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

×
×
  • Criar novo...