Jump to content
  • 0

Número do ativos em carteira e quando substituir

Kaled Weirich Oro

Pergunta

Invisto na bolsa há praticamente 3 anos, mas só agora fiz o curso da AUVP, mesmo assim considero que tenho uma carteira bem saudável e diversificada com boas posições nos setores bancários, energia elétrica, seguradoras, tecnologia, indústria e uma menor porcentagem em setores mais arriscados para possíveis lucros maiores. Prefiro manter no máximo 3 ações de cada setor em carteira para não perder o controle e não pulverizar a carteira demais, também nunca vendi ações e não pretendo vender pois procuro seguir a metodologia de Buy and Hold. No entanto, no momento atual, depois de fazer o curso da AUVP e conseguindo fazer uma análise técnica mais precisa, identifico que teria oportunidades melhores e mais baratas em alguns setores da minha carteira. Minha pergunta seria: Quando deixar de fazer aportes na empresa que tenho em carteira para efetuar aportes em outra empresa que enxergo como mais saudável e de maior potencial, sem pulverizar a carteira e como saber se essa visão é mais de curto prazo ou longo prazo?
Exemplo: Tenho posição em Bradesco, ainda tenho confiança e acredito no banco, mas hoje vejo uma oportunidade maior em banco do brasil, mas não vejo como boa estratégia mudar aportes em um ativo sempre que minha percepção sobre melhor oportunidade mudar.

Link para compartilhar

• Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
On 18/02/2025 at 00:06, Kaled Weirich Oro disse:

Invisto na bolsa há praticamente 3 anos, mas só agora fiz o curso da AUVP, mesmo assim considero que tenho uma carteira bem saudável e diversificada com boas posições nos setores bancários, energia elétrica, seguradoras, tecnologia, indústria e uma menor porcentagem em setores mais arriscados para possíveis lucros maiores. Prefiro manter no máximo 3 ações de cada setor em carteira para não perder o controle e não pulverizar a carteira demais, também nunca vendi ações e não pretendo vender pois procuro seguir a metodologia de Buy and Hold. No entanto, no momento atual, depois de fazer o curso da AUVP e conseguindo fazer uma análise técnica mais precisa, identifico que teria oportunidades melhores e mais baratas em alguns setores da minha carteira. Minha pergunta seria: Quando deixar de fazer aportes na empresa que tenho em carteira para efetuar aportes em outra empresa que enxergo como mais saudável e de maior potencial, sem pulverizar a carteira e como saber se essa visão é mais de curto prazo ou longo prazo?
Exemplo: Tenho posição em Bradesco, ainda tenho confiança e acredito no banco, mas hoje vejo uma oportunidade maior em banco do brasil, mas não vejo como boa estratégia mudar aportes em um ativo sempre que minha percepção sobre melhor oportunidade mudar.

Boa noite, beleza?

Você deve ter a quantidade de ativos que conseguir acompanhar (talvez 3 por setor seja muito, pense em 2). E substituir apenas quando a empresa que você investe perder o fundamento, não é o caso do Bradesco.

Link para compartilhar

• 0
On 18/02/2025 at 00:06, Kaled Weirich Oro disse:

Fala Kaled, passei pelo seu post e tem duas coisas que não consigo deixar de me atentar.

1. Se você tem boas ações, porque se desfazer delas? O motivo que você deu de "pulverizar" não se aplica mais nos dias de hoje em que temos taxa de corretagem zerada nas plataformas. Se você estiver preocupado com correlação positiva entre os ativos, é outra questão. Você já analisou a correlação entre os seus ativos?

2. "Análise técnica" é um termo utilizado pelo pessoal do trade, cuidado quando se referir a isso, por aqui seguimos análise fundamentalista.

Outro ponto importante quando você entra na AUVP já tendo uma carteira antes é de limpar o seu viés sobre sua carteira. Analise as ações como se você não tivesse posições feitas, siga os métodos do curso e tenha a versão revisada da sua carteira. 
Pelo que você relatou, não vejo sentido em deixar de aportar em uma empresa BOA (partindo deste principio) que você já tem em carteira por que no momento você vê outra do mesmo setor com maior "oportunidade". A oportunidade quem enxerga é o Diagrama do Cerrado.

Link para compartilhar

• 0

Boa Noite, Muito perspicaz essa duvida, é um momento que chega cedo ou tarde na vida do investidor.

Eu consideraria a Oportunidade - Perspectivas

Quantas Vezes você viu BB sendo Subvalorizado? Mudou algo do ano passado para este para melhor? Pelo que ando vendo ele até "piorou" considerando que pretende pagar menos dividendos que (possivelmente) o ano anterior.

Já olhando para Bradesco, esta passando por uma reestruturação "forte" para um banco que estava parado no tempo, podemos olhar como um Paciente que não foi ao dentista nos últimos 10 anos e pouco se cuidava os dentes além do mínimo de escovar 2x no dia. Ele tem trabalho a fazer e esta fazendo mas a renda dele não pode acompanhar todos os procedimentos de uma vez, ele precisa de tempo para isso. Quantas vezes pudemos ver Bradesco pagando dividendos e reportando lucro aos preços de hoje? ( sem querer julgar por apenas um indicador mas veja o Gráfico do P/VP e pense no quanto ele tem que valorizar em cota e em dividendos para pagar o que esta valendo hoje. O mercado Irracional está marcando que Bradesco que valeria 1 Milhão {como exemplo apenas} esta sendo vendido a 670 mil apenas porque esta "arrumando a casa")

image.png.84582d5ab17965f7338e03b0f53c4780.png

Passado o exemplo, você pode usar o diagrama do Cerrado para saber quando investir em uma empresa nova, Estude a empresa, assinale as opções Correspondentes e considere a quantidade de ações  com o numero " 1 " para mostrar ao programa que você tem interesse, afinal ele esta disponível para que possamos aproveitar os melhores momentos de cada ação, se ele achar que esta em um bom momento a ação, ele irá apontar um maior aporte para ela.

ps: pulverizar e diversificar não são a mesma coisa, pulverizar é comprando ações ruins e pouco de cada, diversificar é comprar ações que valem a pena considerando que elas tem nível de qualidade e encaixe na carteira. Mantenha o foco na qualidade.(pelo menos é o conceito que tenho na minha cabeça)

Espero ter ajudado. 

Link para compartilhar

• Criar novo...