Jump to content
  • 0

Aquisição de imóvel

Vitor Marvulle

Pergunta

Coloquei no tópico de renda fixa pois acredito que o um apartamento entre quase como renda fixa apesar de ser um patrimônio.

Minha questão é a seguinte, tenho uma média de investimento de 3k ao mês, atualmente destinada a minha reserva de emergência que está em reconstrução e surgiu uma oportunidade de comprar meu primeiro imóvel através do minha casa minha vida com um juros de 8,6 a.a, imovel de 332k na tabela sendo vendido por 282 depois das negociações, eu iria financiar 261k e o restante foi uma entrada parcelada em 2x um ato de 12k e uma unica em 9/26 de 9k, fianciamento de aproximadamente 1900 mensal em 420 meses. 

Minha duvida é, na verdade nem é uma dúvida, é uma questão de avaliar opiniões e refletir a minha, queria saber o que fariam na minha situação, tenho 26 anos, casado, não pretendo ter filhos agora, comprar o imovel seria mais como um investimento para vender ou alugar futuramente e comprar um imovel dentro de 8 a 10 anos que seria o meu propio definitivo para ter filhos e tal, alem disso vivo atualmente de aluguel a 1800 mensais num ap de 90m2, o imovel que irei comprar é de 37m2, a distancia do meu atual para o trabalho é de 5 min a pé (eu não tenho carro) o novo seria a 15min de transporte, ou seja teria um bom declinio na qulidade de vida indo para lá. levando isso em consideração, qual a opinião de voces?

outro ponto, irei amortizar os juros com os 3k que invisto mensalmente, pagando aproximadamente os 3k por mes, quito o ape em 12 anos

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
24 minutes ago, Vitor Marvulle disse:

Coloquei no tópico de renda fixa pois acredito que o um apartamento entre quase como renda fixa apesar de ser um patrimônio.

Minha questão é a seguinte, tenho uma média de investimento de 3k ao mês, atualmente destinada a minha reserva de emergência que está em reconstrução e surgiu uma oportunidade de comprar meu primeiro imóvel através do minha casa minha vida com um juros de 8,6 a.a, imovel de 332k na tabela sendo vendido por 282 depois das negociações, eu iria financiar 261k e o restante foi uma entrada parcelada em 2x um ato de 12k e uma unica em 9/26 de 9k, fianciamento de aproximadamente 1900 mensal em 420 meses. 

Minha duvida é, na verdade nem é uma dúvida, é uma questão de avaliar opiniões e refletir a minha, queria saber o que fariam na minha situação, tenho 26 anos, casado, não pretendo ter filhos agora, comprar o imovel seria mais como um investimento para vender ou alugar futuramente e comprar um imovel dentro de 8 a 10 anos que seria o meu propio definitivo para ter filhos e tal, alem disso vivo atualmente de aluguel a 1800 mensais num ap de 90m2, o imovel que irei comprar é de 37m2, a distancia do meu atual para o trabalho é de 5 min a pé (eu não tenho carro) o novo seria a 15min de transporte, ou seja teria um bom declinio na qulidade de vida indo para lá. levando isso em consideração, qual a opinião de voces?

outro ponto, irei amortizar os juros com os 3k que invisto mensalmente, pagando aproximadamente os 3k por mes, quito o ape em 12 anos

Sinceramente, a grande questão vai querer morar em um apartamento de 37m2 daqui a 10 anos e com filho(s)? No pior cenário, logico.

Avaliaria, já que vc se mostra consciente das possibilidades, pq não juntar essa grana ?  acredito que o resultado seria melhor e sua decisão para onde ir no futuro seria mais acertada, ainda que o imóvel possa ser alugado ou vendido no futuro.

image.png.d03ccf52972c004a580f2f49c91b3952.png
Então, daqui a 12 anos teria uma grana bem legal, mas o juros lá na frente pode ser maior, acredito que sua tomada de decisão seria mais adequada a seu estilo de vida, casamento, filhos e tudo mais.

Estou, apenas olhando os números, pq sei do quão o brasileiro tem a necessidade de ter um imóvel para dizer que é seu, sei que é uma decisão difícil, para mim o imóvel acaba lhe amarrando, tirando renda do seu bolso e sendo um imóvel fora do padrão do atual que mora e do atual que quer.

Sendo, que se vc e sua mulher juntos podem fazer um bom plano, comprar um imóvel mais adequado e ajustado a seu padrão de vida.

Confesso que avaliaria, pela sua fala vc tem um racional bom, deve conseguir guardar bem a grana, pode direcionar e fazer escolhas melhores, planejamento financeiro a meu ver é conseguir TOMAR DECISÕES MELHORES E INTELIGENTEDS com dinheiro.

Editado por Antonio De Matos Teixeira Neto
  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Vitor Marvulle disse:

Bom dia @Vitor Marvulle, tudo bem?

Estive em uma situação parecida com a sua e vou tentar montar o racional com os dados da sua pergunta e te fazer algumas perguntas para você refletir com a sua amada, ok?

1. Vocês moram em um apartamento de 90m2 e tem coisas que ocupam os 90m2. Você diminuindo esse espaço, continuaria tendo qualidade de vida? Reflita bem, pois 37m2 é menos da metade do espaço atual.

2. Você disse ter um custo mensal de 1800, com um apartamento maior e mais próximo do trabalho. Vale você ter que desembolsar mais todos os meses e ainda contrair uma dívida para morar em um local menor e mais longe?

3. Se o imóvel não estiver pronto, lembre-se que, até você entrar no financiamento, esse saldo devedor vai ter um reajuste diário (geralmente pelo índice INPC - que está em 4,17% a.a).

4. A Caixa está meio sem dinheiro (devido as retiradas na poupança), então eles aprovam seu financiamento, mas não te dizem quando que vão começar a pagar as parcelas (tive esse problema e foi um dos fatores que desisti da minha compra).

5. Se tu vai financiar 216 mil a uma taxa de 8,6 a.a, sua parcela inicial seria de 2617,24 pela tabela SAC. Você tem certeza dessa parcela de 1900?

Racional da conta da parcela:

Convertendo o juros anual para mensal: (1+8,6)^(1/12)-1 = 0,6899%

R$ 261.000,00 / 420 = R$ 621,43 Amortização

R$ 261.000,00 * 0,6899% = R$ 1800,58 Juros

Total da Parcela = 621,43 + 1800,58 = R$ 2.422,01

Isso considerando que 8.6% a.a é o Custo Efetivo e no Total da Parcela não estou considerando as Taxas, Seguros, etc que vão colocar em conjunto na parcela.

Reflete bem meu amigo.

Se a compra vai te trazer paz de espírito e felicidade, seja feliz. Se ela não vai te deixar dormir direito, pensa melhor.

Qualquer coisa fico à disposição pra bater um papo.

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...