Jump to content

Alguém anima um clube de Fotografia ?

Recommended Posts

59 minutes ago, Marco Antonio Yamamoto disse:

Belas fotos, pessoal.

Eu curto fotografia, mas estou meio na contramão de vocês. Ando estudando fotografia analógica em preto e branco.

Segue uma foto tirada no CEASA de São Paulo.

"Barraca de sanduíche de calabresa"
Câmera: Canon Canonet QL17 (anos 60)
Filme: Fomapan 400
Revelação e digitalização: https://www.rebobinalab.com.br/

ceasa.jpg

Muito boa !

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 horas atrás, Marco Antonio Yamamoto disse:

Belas fotos, pessoal.

Eu curto fotografia, mas estou meio na contramão de vocês. Ando estudando fotografia analógica em preto e branco.

Segue uma foto tirada no CEASA de São Paulo.

Oi @Marco Antonio Yamamoto,

Engraçado como é a vida... Meu caçulinha tem 27 anos, há uns dois anos gastou a grana dele comprando uma câmera analógica, lentes, filtros, etc... Tudo para tirar fotos preto e branco.  Em viagem, me fez (e faz) caçar filmes, que estão cada vez mais raros e caros para a câmera analógica.  Demora meses para revelar e eu e seus irmãos zoamos ele perguntando se ele sabe a piada do fotógrafo?  - ainda não foi revelada...

Brincadeiras à parte, a foto ficou bem legal, principalmente pelo segundo plano desfocado, coisa que meu iPhone faz de forma automática.  Nessa foto eu vejo arte, arte essa que a tecnologia da Apple deixa eu fazer sem entender nada.  Se fosse depender da minha técnica de fotógrafo, nunca ia sair nem parecido com bom.

Parabéns!!

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Marco Antonio Yamamoto,

Engraçado como é a vida... Meu caçulinha tem 27 anos, há uns dois anos gastou a grana dele comprando uma câmera analógica, lentes, filtros, etc... Tudo para tirar fotos preto e branco.  Em viagem, me fez (e faz) caçar filmes, que estão cada vez mais raros e caros para a câmera analógica.  Demora meses para revelar e eu e seus irmãos zoamos ele perguntando se ele sabe a piada do fotógrafo?  - ainda não foi revelada...

Brincadeiras à parte, a foto ficou bem legal, principalmente pelo segundo plano desfocado, coisa que meu iPhone faz de forma automática.  Nessa foto eu vejo arte, arte essa que a tecnologia da Apple deixa eu fazer sem entender nada.  Se fosse depender da minha técnica de fotógrafo, nunca ia sair nem parecido com bom.

Parabéns!!

Oi Willian,

As câmeras fotográficas atuais, principalmente as mirrorless, fazem fotos fantásticas e com uma velocidade de foco impressionante. As câmeras dos celulares também tem um desempenho fantástico e permitem muitos efeitos e filtros que deixam as fotos maravilhosas.

Realmente a fotografia analógica é anacrônica, mas é justamente por este motivo que tem me atraído. Diferente das tecnologias atuais, é necessário pesquisar bastante para se fotografar com câmeras analógicas. Tudo influencia no resultado final como a câmera, a lente, o filme, a forma de revelação do negativo e o processo de digitalização.

Cada câmera, filme e lente deixam uma assinatura no resultado final e o laboratorista também influencia bastante. Além de pesquisar estes assuntos, a fotografia analógica também exige que cada clique seja pensado e planejado com cuidado porque um filme de 35 mm costuma ter 36 poses e um filme 120 (grande formato) apenas 12. Não dá para disparar 2 mil fotos digitais para depois escolher as melhores através da tela do computador como se fosse uma metralhadora, mas na analógica somos snipers da fotografia.

Acho que estas exigências todas que me atraem na fotografia analógica. A gente é obrigado e desacelerar e focar bastante no que estamos fazendo para atingir os resultados que planejamos. É bem divertido.

Abraços

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...