Jump to content
  • 0

Investimento Internacional baseado no ChatGPT. Loucura?

Jean Carlos Rodrigo Nogueira

Pergunta

Fala pessoal tudo bem?

Estava "brincando" com alguns prompts do chatGPT e em um deles pedi para ele montar uma carteira diversificada com base nos princípios de Peter Lynch.

O que vocês acham desse resultado?

"Peter Lynch, um dos maiores investidores de todos os tempos, defendia a ideia de investir em empresas que você conhece e manter os investimentos por longos períodos ("Buy and Hold"). Ele categorizava ações em seis tipos e recomendava diversificação com base nesses conceitos.

Com $1.000, podemos seguir essa estratégia distribuindo o capital de forma inteligente entre diferentes categorias de ações:

1. Crescimento Lento (Slow Growers) – 15% ($150)

Empresas estáveis, que pagam dividendos regularmente e crescem devagar.

Johnson & Johnson (JNJ) – Setor de saúde, resiliente e pagador de dividendos.

Coca-Cola (KO) – Marca forte e com um histórico sólido de dividendos.

2. Empresas Cíclicas (Cyclicals) – 15% ($150)

Empresas que crescem e caem conforme o ciclo econômico.

Ford (F) – Indústria automobilística, pode se beneficiar da recuperação econômica.

Caterpillar (CAT) – Atuação forte em infraestrutura e construção.

3. Crescimento Rápido (Fast Growers) – 30% ($300)

Empresas que crescem rapidamente e podem trazer retornos expressivos.

Nvidia (NVDA) – Líder em chips e inteligência artificial.

Amazon (AMZN) – Forte crescimento em e-commerce e cloud computing.

4. Turnarounds (Recuperação) – 10% ($100)

Empresas que passaram por dificuldades, mas têm potencial de recuperação.

Disney (DIS) – Sofreu com a pandemia, mas tem um forte portfólio de mídia e parques.

5. Asset Plays (Ativos Subvalorizados) – 10% ($100)

Empresas cujo valor de mercado pode ser menor do que os ativos que possuem.

Brookfield Asset Management (BAM) – Empresa global de gestão de ativos imobiliários e infraestrutura.

6. Stalwarts (Empresas Defensivas) – 20% ($200)

Empresas sólidas, estáveis e que mantêm crescimento moderado.

Microsoft (MSFT) – Receita recorrente, forte em cloud e software.

Apple (AAPL) – Marca premium, inovação constante e base de clientes fiel.

Resumo da Distribuição:

30% – Crescimento rápido (Nvidia, Amazon)
20% – Empresas defensivas (Microsoft, Apple)
15% – Crescimento lento (Johnson & Johnson, Coca-Cola)
15% – Cíclicas (Ford, Caterpillar)
10% – Turnarounds (Disney)
10% – Asset Plays (Brookfield Asset Management)

Essa estratégia segue a filosofia de Peter Lynch, buscando equilíbrio entre crescimento e segurança, com uma abordagem de longo prazo."

J.N.

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Oi @Jean Carlos Rodrigo Nogueira,

Olhando assim por alto, não me parece inconsistente, embora olhando para a NVidia, ela parece esticada demais, considerando o quanto já subiu e outros players querendo uma fatia do mercado dela.

Não sei se você conhece, mas tem um jogo de investimentos em investopedia ponto com barra simulaltor, onde você recebe 100.000 dólares imaginários para investir como quiser a acompanhar o resultado da carteira imaginária, tudo no 0800.  Tem um jogo de criptoativos também, nos mesmos moldes.

Pessoalmente, por falta de tempo e conhecimento, eu prefiro os ETFs americanos.  Tenho meia-dúzia deles em carteira há pouco mais de um ano e valorizaram 25% nesse periodo.  No jogo, que participo há uns 2 anos e pouco, minha carteira de ativos imaginários está 32% para cima, com uma valorizaçao anual de 10,5%.

Eu achei o joguinho interessante para estudar o desempenho de alguns ativos sem gastar din-din de verdade.

image.png.8b84471de92242687fbb90a6858654b0.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Obrigado 

16 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Jean Carlos Rodrigo Nogueira,

Olhando assim por alto, não me parece inconsistente, embora olhando para a NVidia, ela parece esticada demais, considerando o quanto já subiu e outros players querendo uma fatia do mercado dela.

Não sei se você conhece, mas tem um jogo de investimentos em investopedia ponto com barra simulaltor, onde você recebe 100.000 dólares imaginários para investir como quiser a acompanhar o resultado da carteira imaginária, tudo no 0800.  Tem um jogo de criptoativos também, nos mesmos moldes.

Pessoalmente, por falta de tempo e conhecimento, eu prefiro os ETFs americanos.  Tenho meia-dúzia deles em carteira há pouco mais de um ano e valorizaram 25% nesse periodo.  No jogo, que participo há uns 2 anos e pouco, minha carteira de ativos imaginários está 32% para cima, com uma valorizaçao anual de 10,5%.

Eu achei o joguinho interessante para estudar o desempenho de alguns ativos sem gastar din-din de verdade.

image.png.8b84471de92242687fbb90a6858654b0.png

Muito obrigado por compartilhar!

J.N.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...