Jump to content
  • 0

Dúvidas sobre o diagrama + aportes

Rafael Vilas Boas

Pergunta

Boa tarde amigos(as),

Finalizei agora o módulo 8 e confesso que me sinto bem perdido ainda rsrs. Pensei muito antes de criar aqui o tópico por vergonha de me expor.

Atualmente não possuo ainda uma carteira e zero investimentos até o momento. Já possuo minha reserva de emergência montada e no momento com 25k para investir, porém, totalmente perdido.

Minha dúvida seria, quantas empresas, fiis, renda fixa seria o ideal para iniciar? 

Outra dúvida que surgiu foi: Como não tenho nenhum investimento ainda, posso incluir as empresas que eu escolhi já no diagrama com a quantidade 0? Ou devo só adicionar lá após a compra? Pois, já tenho minhas metas definidas segundo o PIAR.

Queria realizar esse aporte dos 25k para iniciar de vez, mas a insegurança ainda é forte. A sensação de não saber por onde começar.

Grato desde já caso possam colaborar esse ser com sérias dificuldades. Abraços!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
1 hour ago, Rafael Vilas Boas disse:

Minha dúvida seria, quantas empresas, fiis, renda fixa seria o ideal para iniciar? 

Existem recomendações, mas não um número máximo não. Imagine que você tem 8 empresas, mas 3 delas perdem algum fundamento, ou passam por um período onde a nota dela caia e você não aporte mais, dai você fica com 5 agora pra sempre? Tem cenários em que é melhor só esquece-las lá e substituir por outras. Então você pode acabar tendo 15, 20 ao longo dos anos, décadas... talvez seja melhor no começo determinar um número, mas até isso vai se basear na sua estratégia.
Uma de cada setor? Subsetor? duas de cada setor? Você que define.

1 hour ago, Rafael Vilas Boas disse:

Como não tenho nenhum investimento ainda, posso incluir as empresas que eu escolhi já no diagrama com a quantidade 0? Ou devo só adicionar lá após a compra? Pois, já tenho minhas metas definidas segundo o PIAR.

Uma boa sequência pode ser pegar os percentuais do PIAR, aplicar nos 25k, dai dividir esses valores por ativos. Mas como foi falado ai, não colocar tudo de uma vez, vai dividindo ao longo dos meses.

Cara, sua carteira não vai nascer pronta, balanceada, pode ser que agora você veja que o melhor é aproveitar renda fixa pré que ta lá no alto e fundos imobiliários, mas não compre nada de ETFs nem nada em dólar, nem nenhuma ação. Dai no outro mês compra 1 ação... daqui 2 meses outra ação... e assim vai balanceando aos poucos.
Até o erro faz parte do aprendizado, as vezes precisa ir lá, colocar o valor e comprar, só assim vai aprender.

Com tudo que aprendeu tenho certeza que dificilmente fará algo muito errado que vai te quebrar.

Editado por João Soter Corrêa Neto
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Bom dia, @Rafael Vilas Boas. Quando se trata do número de ações, o normal recomendado é ter de 8 a 15 ações descorrelacionadas. E eu diria que essa quantidade é boa para FII também, variando quanto ao risco deles.

Sobre colocar as empresas no diagrama com a quantidade Zero, é uma ótima forma de começar. Assim você já seguirá o diagrama desde o início, evitando de ficar muito tempo consertando a sua posição nas classes de ativos (esse é um problema que eu passo atualmente).

Você demonstrou ter uma boa reserva guardada. Sinceramente, não considero a melhor opção aportar logo todo o montante de uma vez. O melhor seria portar aos poucos. Assim você evita o risco de entrar em uma empresa num momento ruim.

Imagina investir todo o seu dinheiro e, no mês seguinte, tudo estar 10% mais descontado. É muito melhor ir aportando aos poucos, assim você monta um preço médio legal sem correr tanto risco. Afinal, comprando boas empresas por bons preços, você consegue um desempenho melhor.

Eu aportaria cerca de 2,5k a 3k por mês. Logo, em no máximo 10 meses, você já terá aportado todo o montante, aproveitando todas as oportundiades apontadas no Diagrama do Cerrado.

Espero ter ajudado. Boa sorte no seu caminho.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Olá,

Você mencionou ter 25 mil reais disponíveis para investir. Primeiramente, é fundamental construir uma reserva de emergência antes de fazer qualquer investimento. Como você não citou sua capacidade de aporte, seu custo de vida, nem se esses 25 mil reais são tudo o que você tem disponível para investir, desconsiderando a reserva de emergência, vou pontuar algumas coisas para você refletir.

Se seus gastos mensais são superiores a 4 mil reais, você precisa juntar, antes de qualquer coisa, o equivalente a 6 meses desses gastos. Assim, você terá uma reserva de emergência capaz de proteger contra as oscilações do mercado.

Caso já tenha 6 meses do seu custo de vida guardados, invista esse dinheiro em parcelas, ou seja, divida-o em mais de 5 vezes e vá aportando conforme entender melhor ao longo do tempo, junto com seus aportes mensais, diluindo seu risco.

Outro ponto é que você relatou estar inseguro para investir. Nesse caso, invista em renda fixa ou no Tesouro Selic e revise as aulas de investimentos. Invista quando sentir que entendeu melhor, pois pior do que investir mal é não saber que está fazendo isso. Não queira começar com tudo alocado "perfeitamente". Comece devagar e vá montando suas posições com parcimônia.

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Rafael Vilas Boas disse:

Boa tarde amigos(as),

Finalizei agora o módulo 8 e confesso que me sinto bem perdido ainda rsrs. Pensei muito antes de criar aqui o tópico por vergonha de me expor.

Atualmente não possuo ainda uma carteira e zero investimentos até o momento. Já possuo minha reserva de emergência montada e no momento com 25k para investir, porém, totalmente perdido.

Outra dúvida que surgiu foi: Como não tenho nenhum investimento ainda, posso incluir as empresas que eu escolhi já no diagrama com a quantidade 0? Ou devo só adicionar lá após a compra? Pois, já tenho minhas metas definidas segundo o PIAR.

Queria realizar esse aporte dos 25k para iniciar de vez, mas a insegurança ainda é forte. A sensação de não saber por onde começar.

Grato desde já caso possam colaborar esse ser com sérias dificuldades. Abraços!!

E aí cara blz? Vamos lá

Sobre ações brasileiras no momento seria interessante vc olhar para as empresas já consolidadas, posteriormente vc pode separar por setores estratégicos, energia, banco, saneamento etc.

Após feito esse balanço e escolher as ações vc pode inserir como vc bem mesmo disse, valor 0.

FIIs o Raul mandou uma lista bastante interessante no tópico avisos, vc pode criar uma base de conhecimento por ali também, pq como em ações, os FIIs também tem os seus setores.

Renda fixa vc já pode pensar como proteção de patrimônio, interessante aproveitar os momentos da Selic alta e também verificar se há oportunidade de fazer um contra fluxo. 

No final das contas não existe uma resposta correta, muitos vão pelo viés mesmo. 

Boa sorte! ✌️

Link para compartilhar

• Criar novo...