Jump to content
  • 0

Subscrição de FII

Karina Fortunato

Pergunta

Comprei uma subscrição uma vez de um FII, porém demorou mais de mês para liberar dividendos, e não muito tempo depois o valor da cota ficou até mais barato que a subscrição (sem contar que o primeiro dividendo da subscrição foi pouco comparado aos dividendos do FII que eu já tinha e não eram de subscrição), considerando esse fato, parei de comprar subscrição de FII e agora espero a cota fica no valor das subscrições, caso queira comprar mais do fundo ou compro no valor de mercado mesmo.

Como não tenho muitos FIIs, quando sai as subscrições não faço nada, já que se eu vender em teoria teria de pagar IR, porém a DARF seria menor do que 10 reais e não teria como fazer essas DARFs e não saberia calcular o imposto devido com juros... 

Alguém poderia me ajudar, pois sei que ao não vender as subscrições estou deixando de ganhar.

• Brabo 1
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

A subscrição nada mais é que uma cota do FII, então pagará sim IR caso venda.

Se você só não quer participar da subscrição do FII pois o valor é maior que a cota atual, só não comprar...

O valor do dividendo ele será proporcional da cota de subscrição, só vira separado em primeiro momento pois ainda não houve a junta das cotas normais e cotas de subscrição, exemplo:

ALZR13 é subscrição, mas ALZR11 é normal..

image.png.004fab879297c498307ff277e51d5061.png

Não entendi muito bem sua duvida, por que você quer vender a subscrição que você já fez?

Se comprou num valor mais alto sem se atentar, vai comprando em valores mais baixos e assim diminuindo seu preço médio. 

Errou, agora conserta com o tempo.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Quando eu comprei as subscrições os dividendos que recebi das subscrições vieram substancialmente menores do que os das cotas do FIIs,

Ex. as cotas que eu comprei direto do mercado secundário pagaram 1 real e as cotas das subscrições pagaram 0,70.

A venda seria do direito de comprar subscrição, me expressei errado, seria vender o direito e não a subscrição que já comprei.

Além das subscrições pagarem menos que cotas normais, pode ser que demorem para pagar os dividendos, foi isso que escutei de alguns canais.

Na época não demorou tanto, pagaram no mês seguinte, porém vi que se tivesse comprado as cotas no mercado secundário direto, teria sido mais vantajoso, já que não foram tão mais baratas e na hora de pagar o dividendo pagaram menos no primeiro mês do que as cotas do mercado secundário, depois foi normal

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Entendi, ainda não realizei tal operação. Não sei como te ajudar muito bem, mas sim tem o IR como se fosse uma venda normal de cota/ação.

O @Eddy Paulini ou @Flavio Prado talvez consigam te ajudar.

Pelo que vi, nem todas as subscrições você poderá vender antes de concretizada a junta das cotas.

Mas se seu problema é sobre o recebimento dos dividendos nas datas corretas, precisa se atentar a data COM de cada FII. O a menos é proporcional a quantidade de cotas durante a subscrição, fica tudo detalhado na oferta publica. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde, @Karina Fortunato !

2 horas atrás, Karina Fortunato disse:

Quando eu comprei as subscrições os dividendos que recebi das subscrições vieram substancialmente menores do que os das cotas do FIIs,

Ex. as cotas que eu comprei direto do mercado secundário pagaram 1 real e as cotas das subscrições pagaram 0,70.

Isso é normal ocorrer enquanto você tem as subscrições em carteira e as mesmas ainda não foram convertidas para os papeis definitivos do fundo. Como a subscrição é um direito de termos algumas frações a mais da empresa para mantermos nossos percentuais de participação, o pagamento também vem "fracionado" por assim dizer.

Depois da conversão das cotas de subscrição, tudo segue normal com as cotas da empresa. 

Venda de direitos de subscrições não sei ao certo como seria na prática pois nunca fiz. Eu ACHO que você precisa aderir a subscrição para que essas cotas com finais diferentes (12, 13, etc) entre em sua carteira e você pode fazer a venda a mercado depois no preço que elas estão sendo negociadas.

Um último ponto que me chamou a atenção no que você colocou, é sobre o deixar de ganhar. Enquanto as cotas de subscrição ainda são tratadas como fração idem ao que expliquei no início, a impressão que dá é que realmente estamos ganhando menos quando olhamos apenas para o rendimento e comparamos direto com a cota de final 11 do fundo. Mas isso não é correto afirmar pois a subscrição como mencionado é uma fração da participação. É normal que neste período ele pague "menos". É pago menos nominalmente, mas é o valor adequado ao preço e participação da cota.

Sendo assim, eu particularmente não vejo sentido em fazer vendas de direitos de subscrição ainda mais pensando como você comentou de o valor da cota chegar no valor da subscrição o que eventualmente pode demorar ou nem acontecer. Por ser renda variável, não tem garantia de nada neste quesito. Claro que pode dar certo como também pode não dar.

Espero que ajude a pensar mais no tema!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá,

pra adicionar um pouco oq foi passado já....

Há um tempo atrás as subscrições eram bem interessante, seja pra aumentar participação, seja pra fazer dinheiro com venda subsequente. Na época que os fundos estavam negociados bem acima do VP no mercado.

Aí valia bem a pena, pois um fundo negociado bem acima, normalmente a subscrição chegava bem atraente, tipo no VP.

Hoje em dia, com o mercado de fundos apanhando do jeito que está, dificilmente virá uma subscrição atrativa, pois a cota a mercado já estará muito amassada. Seja pra aumentar posição, seja pra fazer dinheiro, acho q o mercado secundário já terá suas posições.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
18 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Boa tarde, @Karina Fortunato !

Isso é normal ocorrer enquanto você tem as subscrições em carteira e as mesmas ainda não foram convertidas para os papeis definitivos do fundo. Como a subscrição é um direito de termos algumas frações a mais da empresa para mantermos nossos percentuais de participação, o pagamento também vem "fracionado" por assim dizer.

Depois da conversão das cotas de subscrição, tudo segue normal com as cotas da empresa. 

Venda de direitos de subscrições não sei ao certo como seria na prática pois nunca fiz. Eu ACHO que você precisa aderir a subscrição para que essas cotas com finais diferentes (12, 13, etc) entre em sua carteira e você pode fazer a venda a mercado depois no preço que elas estão sendo negociadas.

Um último ponto que me chamou a atenção no que você colocou, é sobre o deixar de ganhar. Enquanto as cotas de subscrição ainda são tratadas como fração idem ao que expliquei no início, a impressão que dá é que realmente estamos ganhando menos quando olhamos apenas para o rendimento e comparamos direto com a cota de final 11 do fundo. Mas isso não é correto afirmar pois a subscrição como mencionado é uma fração da participação. É normal que neste período ele pague "menos". É pago menos nominalmente, mas é o valor adequado ao preço e participação da cota.

Sendo assim, eu particularmente não vejo sentido em fazer vendas de direitos de subscrição ainda mais pensando como você comentou de o valor da cota chegar no valor da subscrição o que eventualmente pode demorar ou nem acontecer. Por ser renda variável, não tem garantia de nada neste quesito. Claro que pode dar certo como também pode não dar.

Espero que ajude a pensar mais no tema!

Fiz a venda do direito de subscrição, achei que compensou sim, pois foi algo do tipo, em dividendos eu ganhei do fundo naquele mês R$ 2,00 mais ou menos, com a venda do direito eu ganhei coisa de R$ 0,45 centavos, foi algo só para testar mesmo.

Fiz a venda na época do final 12, foi coisa pouca mesmo, de imposto eu teria de pagar uns R$ 0,09, daí como não gera DARF, achei melhor esperar daqui um tempo e quando tiver algum direito que dê para gerar DARF, volto a vender.... pq meu medo é o governo me cobrar alguma coisa daqui uns anos...

Link para compartilhar

• 0
16 minutes ago, Antonio Victor Costa disse:

Olá,

pra adicionar um pouco oq foi passado já....

Há um tempo atrás as subscrições eram bem interessante, seja pra aumentar participação, seja pra fazer dinheiro com venda subsequente. Na época que os fundos estavam negociados bem acima do VP no mercado.

Aí valia bem a pena, pois um fundo negociado bem acima, normalmente a subscrição chegava bem atraente, tipo no VP.

Hoje em dia, com o mercado de fundos apanhando do jeito que está, dificilmente virá uma subscrição atrativa, pois a cota a mercado já estará muito amassada. Seja pra aumentar posição, seja pra fazer dinheiro, acho q o mercado secundário já terá suas posições.

Espero ter ajudado.

Sim, por isso fiquei pensando se valia a pena ou não comprar as ações nas subscrições, mesmo com os fundos altos, achei que não compensaria, até pq poderia esperar de 2 a 4 meses para receber dividendos e muitas vezes elas não vem com tanto desconto assim, pelo menos as que eu recebi, sempre foi coisa de 1 ou 2 reais de diferença e coincidência ou não, logo depois os fundos que eu tenho, chegaram no valor das subscrições ou até menos

Link para compartilhar

• 0
39 minutes ago, Karina Fortunato disse:

Fiz a venda do direito de subscrição, achei que compensou sim, pois foi algo do tipo, em dividendos eu ganhei do fundo naquele mês R$ 2,00 mais ou menos, com a venda do direito eu ganhei coisa de R$ 0,45 centavos, foi algo só para testar mesmo.

Fiz a venda na época do final 12, foi coisa pouca mesmo, de imposto eu teria de pagar uns R$ 0,09, daí como não gera DARF, achei melhor esperar daqui um tempo e quando tiver algum direito que dê para gerar DARF, volto a vender.... pq meu medo é o governo me cobrar alguma coisa daqui uns anos...

Particularmente eu acho que não faz sentido esquentar a cabeça com este tipo de coisa. Mesmo que não gere DARF e afins, estes valores devem ser declarados no IR anualmente. Prefiro evitar isso pois abre margens para erros.

Link para compartilhar

• 0
11 minutes ago, Eddy Paulini disse:

Particularmente eu acho que não faz sentido esquentar a cabeça com este tipo de coisa. Mesmo que não gere DARF e afins, estes valores devem ser declarados no IR anualmente. Prefiro evitar isso pois abre margens para erros.

Sim, coloquei na declaração do ano passado, minha dúvida seria como calcular o imposto, pq se eu vendesse todos os direitos que aparecessem, uma hora chegaria nos 10 reais da Darf, porém com juros desatualizados... a dúvida seria sobre isso, a questão dos juros....

Link para compartilhar

• Criar novo...