Jump to content
  • 0

Dúvida de um Funcionário Público.

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá, Srs. 

Comecei na AUVP a algum tempinho atrás e estou com cerca de 50% das aulas concluídas.

Tenho quase 35 anos, casado e com uma filha de 7 anos. Não possuo casa (moro de aluguel) e tenho um carro simples, FIPE cerca de 17 mil. 

Hoje sou funcionário público estadual. Ganho cerca de 12500 reais (comecei a ganhar esse valor a cerca de 5 meses) e minha esposa cerca de 4500. Renda familiar de cerca de 17mil limpo. 

Dentro da minha profissão sei que daqui mais uns 20 anos irei me aposentar com salário integral referente ao meu posto no futuro, ou seja, irei me aposentar com pelo menos algo próximo de 30k (valor de hj ao posto, que será reajustado no futuro conforme inflação). 

Meu principal objetivo hoje é comprar minha casa e investir na qualidade de vida da minha família e principalmente no futuro da minha filha.

Isso se dá pelo fato que passei 7 anos estudando para esse concurso e depois mais 3 anos de formação integral, ou seja, passei cerca de 10 anos ausente na minha família, buscando um futuro melhor para eles.

Dessa forma, me questiono as vezes se esse curso seria o mais ideal para mim. Pois, vejo a maioria das pessoas pensando em acumular um cerco capital na intenção de garantir sua aposentadoria. No entanto, a aposentadoria não é algo que me preocupa muito, pois se o governo não mudar as regras (e eu sei que não dá para confiar muito em governo) minha aposentadoria está garantida com um valor mais que suficiente para eu viver bem. 

Fico pensando se não seria mais válido eu pensar no médio prazo e em investimentos com um pouco mais de risco que possam me trazer um pouco mais de retorno. Pois eu comecei um pouco tarde a investir. Como eu disse, antes o investimento era em Cursinho para esse concurso público. Com isso passei muitas dificuldades, seja em não ter mais que arroz, feijão e ovo, como passar mais de 5 meses sem sair com a esposa para comer um lanche fora de casa. 

Pois bem, pode ser uma espécie de crise de identidade. No entanto, gostaria de saber a opinião de vocês e se de repente tem mais alguém nessa situação, como um funcionário público que sabe que "não precisa esquentar" com sua aposentadoria. 

Muito obrigado !!!🐟  🐟  🐟  🐟  🐟 

Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde anônimo,

talvez essa valor de aposentadoria possa parecer mais que suficiente hoje, porém além da inflação (que é certa) você estaria sujeito a congelamentos de salário do funcionalismo público, além do que frequentemente os reajustes são abaixo da inflação (dependendo da esfera e do órgão).

Hoje existe uma disparidade grande entre os salários iniciais do setor público e privados, porém existe também um movimento de redução dessa diferença de forma que as carreiras publicas comecem pagando menos, e tenham mais níveis, vários órgãos federais já estão se reestruturando nessa direção.

Algumas classes tem regimes de previdência próprios, porém, via de regra, cada a reforma da previdência, o cerco se aperta um pouco, desde o FHC, todos os presidentes tentaram/conseguiram aprovar medidas que dificultam aposentadoria (ou reduzem seus valores) na tentativa de conter o grande déficit previdenciário

A ideia de ter outra fonte de renda no futuro (uma aposentadoria através de investimentos) daria uma segurança adicional, e a diversificação em outras moedas traria mais segurança no longo prazo.

É preciso ver quanto da sua renda faz sentido investir em geração de renda e quanto faz sentido gastar subindo o nível de consumo da família, o "numero magico" aqui é o tal 25%, mas é você que define quanto cada coisa é mais importante pra você

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde,

Não sei em qual setor você trabalha atualmente, mas também já fui funcionário público, pensava que estava tranquilo e  não investia em nada para o futuro além da previdência privada da empresa, recentemente minha empresa passou pelo processo de privatização e perdi esse segurança, o futuro é incerto. Ao meu ver com a sua renda você pode aproveitar o hoje com a sua família, pode ter esses investimentos com um pouco a mais de risco, mas também acho muito importante você pensar no futuro, depender do governo é bem complicado, como o @Rafael Teixeira Duarte citou essas regras de aposentadoria estão sempre mudando, você ainda é novo, não tem como saber as regras para a aposentadoria daqui 20 anos, acredito que mesmo para o seu caso é de extrema importância ter investimento voltados para essa questão de aposentadoria, isso vai te blindar de depender somente do governo. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Primeiramente parabéns a sua esposa por ter apoiado você nesse momento de cursinho.

Minha mãe é funcionária pública aposentada e hoje esta recebendo na casa dos 5k, meu pai aposentado também com um salário mínimo, eles tem casa própria: herança dos meus avós e estão passando muitas dificuldades mesmo sendo """classe média""". Minha mãe para viajar tem que economizar o ano todo e olha que ela viaja 1x a cada 2 anos mais ou menos, eles não viajam juntos para economizar na PET SITTER!

Você e sua esposa tem 3x aproximadamente o salário dos meus pais é um "garoto", 30 anos tá novo pra caramba... ainda muitas águas vão rolas. Me preocuparia sim com aposentadoria.

1- Falando novamente dos meus pais: 1/3 do salário deles é plano de saúde

2- Aluguel é uma desgraça

3- Com filha você está querendo fazer investimentos "arriscados"

4-Supondo que sua filha saia de casa aos 18 anos, ainda tem mais 11 anos de "manutenção" pela frente.

Vamos seguir o diagrama do serrado direitinho pq "investidor conservador dorme bem e em casa própria 🤗

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 24/02/2025 at 19:31, Convidado Anônimo disse:

Olá, Srs. 

Comecei na AUVP a algum tempinho atrás e estou com cerca de 50% das aulas concluídas.

Tenho quase 35 anos, casado e com uma filha de 7 anos. Não possuo casa (moro de aluguel) e tenho um carro simples, FIPE cerca de 17 mil. 

Hoje sou funcionário público estadual. Ganho cerca de 12500 reais (comecei a ganhar esse valor a cerca de 5 meses) e minha esposa cerca de 4500. Renda familiar de cerca de 17mil limpo. 

Dentro da minha profissão sei que daqui mais uns 20 anos irei me aposentar com salário integral referente ao meu posto no futuro, ou seja, irei me aposentar com pelo menos algo próximo de 30k (valor de hj ao posto, que será reajustado no futuro conforme inflação). 

Meu principal objetivo hoje é comprar minha casa e investir na qualidade de vida da minha família e principalmente no futuro da minha filha.

Isso se dá pelo fato que passei 7 anos estudando para esse concurso e depois mais 3 anos de formação integral, ou seja, passei cerca de 10 anos ausente na minha família, buscando um futuro melhor para eles.

Dessa forma, me questiono as vezes se esse curso seria o mais ideal para mim. Pois, vejo a maioria das pessoas pensando em acumular um cerco capital na intenção de garantir sua aposentadoria. No entanto, a aposentadoria não é algo que me preocupa muito, pois se o governo não mudar as regras (e eu sei que não dá para confiar muito em governo) minha aposentadoria está garantida com um valor mais que suficiente para eu viver bem. 

Fico pensando se não seria mais válido eu pensar no médio prazo e em investimentos com um pouco mais de risco que possam me trazer um pouco mais de retorno. Pois eu comecei um pouco tarde a investir. Como eu disse, antes o investimento era em Cursinho para esse concurso público. Com isso passei muitas dificuldades, seja em não ter mais que arroz, feijão e ovo, como passar mais de 5 meses sem sair com a esposa para comer um lanche fora de casa. 

Pois bem, pode ser uma espécie de crise de identidade. No entanto, gostaria de saber a opinião de vocês e se de repente tem mais alguém nessa situação, como um funcionário público que sabe que "não precisa esquentar" com sua aposentadoria. 

Oi Boa noite, vou tentar contribuir com alguns pensamentos e espero ajudar em algo. 

Dessa forma, me questiono as vezes se esse curso seria o mais ideal para mim. Pois, vejo a maioria das pessoas pensando em acumular um cerco capital na intenção de garantir sua aposentadoria. No entanto, a aposentadoria não é algo que me preocupa muito, pois se o governo não mudar as regras (e eu sei que não dá para confiar muito em governo) minha aposentadoria está garantida com um valor mais que suficiente para eu viver bem

Uma coisa é certa, quem confia no governo a sua vida acaba se lascando, não querendo falar mal nem nada mas atualmente a pirâmide do INSS está quebrando e ruindo, a certeza que temos hoje é que ninguém vai ter uma aposentadoria se não juntar a própria aposentadoria, em alguma época no futuro o governo TERÁ que alterar a previdência e endurecer as regras ou deixar que cada um se faça responsável pois o que temos hoje não é um sistema, é uma pirâmide. 

Tente sentar e calcular, quantas pessoas tem que estarem trabalhando para você estar aposentado com o salario hoje e veja a:

quantidade pessoas aposentadas, não trabalhando, em beneficio social DIVIDIDO pela quantidade de pessoas que trabalham no brasil

Compare com o cenário de pessoas nascendo em índices ou na sua volta, quantos conhecidos estão tendo filhos e quantos filhos o casal tem, e analise se você está a salvo. Compare com a Grécia 20 anos atras e quando declararam crise econômica alguns anos atras.

Tente lembrar no quanto nossos aposentados sofrem com as migalhas que o governo paga, tenho uma conhecida que faturava mais de 10 mil ao mês em um escritório de contabilidade, ela tinha já calculado que se o governo não alterasse as regras ela receberia próximo de 4 mil, mas alteraram as regras de aposentadoria e atualmente ela sobrevive revendendo Boticário e certificado digital em um espaço emprestado de uma amiga.

Entendo a situação e sei que pode parecer difícil e improvável, mas tente concentrar no futuro. Não vejo investimentos que façam sentido de "risco" para curto prazo ou médio, o importante é aportar e manter o foco, se você quiser manter um retorno enquanto investe, tente investir e reinvestir em ações pagadoras de dividendos e não tanto em ações de crescimento, quando atingir o valor mínimo da consultoria, tente entrar e eles poderão dar um Help mais profissional para melhorar seu rendimento, se não me equivoco eles conseguiram uma taxa de 17% no ano passado, mas pode ser um pouco menos, sei que foi bem alto.

Recado final: tente não pular etapas da vida, aproveite atualmente, compre uma casa se você achar necessário, uma que entre dentro do orçamento domestico de vocês e não extrapolar em uma super casa que depois pode se virar contra vocês pelos custos e etc nada muito mirabolante, se quiser um risco para "curto prazo" "invista" em shitcoin( pode dar retorno rápido mas pode quebrar, tem que ser o dinheiro da pinga aqui e sem exageros, sabendo que o risco de quebra é sempre existente pois ninguém controla o preço aqui) mas preferencialmente em bitcoin, compre não importando o preço pois a tendencia do futuro é se subida.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Sua vida é bem parecida com a minha. Servidor público estadual, idade quase 36. Filha 5 anos. Renda familiar. Carro Palio.

Seu momento tá mais pra crise de identidade sim, pois estou preocupadíssimo com o futuro. Na minha situação não terei paridade, então meu teto salarial iria ser o teto INSS (e olhe lá, se ainda existir). E claaaaro que não confio no governo, e a cada dia mais direitos dos servidores são retirados.

Essa nossa renda é recente, a 3 anos por exemplo não chegava a 5mil. Então já passamos por mal bocados. E agora estamos vivendo quase como antes, porém esse valor diferente que estamos ganhando está indo quase que integralmente para pagar financiamento imobiliário de 9%, fora os móveis, eletros. Então durante os próximos anos uma boa parte da nossa renda vai ser engolida pelo financiamento. Foi uma decisão que tivemos para priorizarmos nossa família.

A entrada na AUVP foi pensando no futuro. Aprender a investir para mantermos o padrão de vida para sempre, sem depender das incertezas governamentais.
AUVP é para todos, não duvide do futuro, invista sim pensando na aposentadoria também.

20~30 anos até se aposentar é muito tempo.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

pensar no médio prazo e em investimentos com um pouco mais de risco que possam me trazer um pouco mais de retorno

Seja bem vindo a comunidade da AUVP. 

Só por essa citação já vejo que você precisa fazer o curso. Ele não é feito somente para aprender a investir. Também vai ajudar a construir uma mentalidade de crescimento, para pensar tanto no presente como no futuro. Como os colegas já citaram, no Brasil até o futuro é incerto. Se tudo der certo e você chegar na aposentadoria recebendo os 30k, pode ser que devido à inflação esse valor não seja tão relevante assim. 

Eu também sou funcionário público, mas penso na previdência apenas como um complemento da renda. Estou construindo patrimônio para não depender de governo nenhum. E sugiro que faça o mesmo. 

Também tenho filho, mas um pouco mais velho, já quase saindo da adolescência. Você mesmo diz que vai querer contribuir para que ele tenha um bom futuro. Então nada melhor do que saber investir e construir um projeto de longo prazo para que sua filha alcance uma prosperidade financeira no futuro. Não digo que você vai construir uma fortuna para ela, mas vai poder contribuir com uma escola particular, um auxílio na faculdade, empreendedorismo, etc. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Se você passou há cinco meses no concurso, ainda está em período de estágio probatório, o que dá a mesma estabilidade que um estagiário, sendo muito impotente aproveitar deste momento para guardar um reserva de emergência. Agora, é importante salientar que cada um vê o dinheiro da forma que quer. Eu enxergo o dinheiro como uma chave para a liberdade — a liberdade de fazer o que eu quiser e, principalmente, de dizer "não".

Se sua família não elevar bruscamente o padrão de vida e conseguir economizar 25% da renda mensal, que hoje é de R$ 17.000 (ou seja, R$ 4.250), poderão se aposentar independentemente de mudanças no governo, antes dos 60 anos.

Embora você não tenha mencionado qual cargo ocupa, é importante destacar que a aposentadoria não é "integral"; ela é proporcional ao tempo de contribuição. Muito embora seja possível aproveitar o tempo de contribuição na iniciativa privada, creio que, antes dos 65 anos, você não conseguirá se aposentar pelo Regime Próprio de Previdência da sua carreira.

----------------------------------------
O que não falta no YouTube são vídeos ensinando a organizar a vida financeira, desde que você tenha disciplina. Inclusive, na própria plataforma da AUVP, há conteúdos sobre organização do orçamento doméstico e aulas sobre como usar melhor o dinheiro.

Dessa forma, com equilíbrio e parcimônia, você poderá, no futuro, se aposentar com dignidade (seus investimentos e a aposentadoria normal) e, ainda assim, curtir esse momento de conquista com sua família, proporcionando à sua filha, na medida do possível, uma qualidade de vida melhor. Embora a renda da sua família esteja entre os 10% maiores do país, dependendo da região onde você mora, pode não ser um valor muito alto — talvez o mínimo necessário para garantir alguns confortos da chamada "classe média".

Sugiro Fortemente que faça algumas simulações no site na AUVP Analítica, segue o link:
https://analitica.auvp.com.br/calculadoras/simulador-aposentadoria

Link para compartilhar

• 0

Olá, Srs. 

Boa noite, meu amigo!

Também sou servidor. No meu caso, por ter entrado antes da reforma que tirou a paridade e integralidade (2023), se nada mudar me aposentarei com o exato valor do meu último vencimento. Mas, ainda assim, não acredito totalmente na previdência oficial. 

Há muito menos servidores do que havia. A base de contribuição não dá conta de pagar o grande número de aposentados.

Todos nós devemos pensar sim nos investimentos como uma previdência!

E veja bem a questão do seu regime de previdência, porque provavelmente será pelo teto do INSS, caso ainda exista ao tempo de nossa aposentadoria, como disse o colega acima... Afinal, "no Brasil até o passado é incerto."

Bora aprender! Todos precisamos!

Link para compartilhar

• 0

Olá. Contribuindo um pouco....

Primeiro parabéns pelo sucesso no concurso.

Acho q a questão da estabilidade já está clara na sua cabeça. Oq de certa forma deve ser bom, não sou concursado.

Mas te sugiro olhar esse curso de outra forma....

Mesmo q a sua aposentadoria esteja certa hj, leve o curso como uma forma de agregar valor, conhecimento. Oq vc aprende aqui ao meu ver é um investimento de longo prazo pra vc e família. Daqui dez anos sua filha terá 17 e poderá ver um pai muito mais preparado pra orientar ela no tocante financeiro.

Se planta hj, pra colher amanhã.

Aproveita pra vc curtir um pouco mais sua família, seu tempo, faça o curso com calma. Agregará valor pra vcs.

Link para compartilhar

• Criar novo...