Jump to content

Recommended Posts

Talvez seja uma dúvida meio boba, mas aula sobre inflação me deixou confusa. Sendo a inflação é dinheiro de mais na economia, porque em momentos como agora, que a pobreza e a miséria estão aumentando, e as pessoas estão com dificuldade para comprar itens básicos, ela continua aumentando? Sei que a Selic está aumentando, na tentativa de controle o IPCA, mas a sensação que fica, pra nós mortais, é que tudo já está caro de mais pra ser comprado e os preços continuam subindo. Não é tão simples assim, mas me pergunto até onde pode chegar, sem que se aumente o dinheiro circulando no mercado?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Isadora, vou responder com o conhecimento atual que tenho. Sim, inflação é muito dinheiro na "praça". Isso desvaloriza o dinheiro e torna as coisas (produtos e serviços) mais caros. Até aqui perfeito, porém, mais na economia não significa que esse dinheiro esta nas mãos dos mais pobres, pelo contrário. Os mais pobre sobre muito mais com a desvalorização pela falta dele. Geralmente, em tempos que crises, os ricos ficam mais ricos. Ou seja, pelo que sei, em tempos de inflação alta, a grande quantidade de dinheiro que esta na "praça" se acumula nos mais ricos.
Espero ter ajudado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Isadora França Lima Barreto Excelente a sua dúvida... Vou explanar aqui também minha visão, se eu cometer algum equívoco peço que me corrijam. A inflação é o aumento descontrolado de dinheiro na economia, pois o dinheiro não tem "valor" em si, mas sim os produtos que o dinheiro compra. Desta forma, injetar dinheiro descontroladamente na economia, como foi feito principalmente nos anos de 2019 e 2020, com Taxa Selic baixíssima possibilitando empréstimos, financiamentos e dando poder de compra de produtos a quem não tinha o "dinheiro" no momento mas "para pagar depois", reflete em uma elevação dos preços, pois os produtos e bens são escassos e com aumento da procura possibilitada pela baixa taxa de juros os preços tentem a subir. Isso que ocorreu está refletindo agora, em 2022, e com isso o Banco Central esta buscando elevar a taxa de juros para desestimular esse movimento que ocorreu nos últimos anos. Esses movimentos na economia não são imediatos, estimasse que uma alteração na taxa Selic leve em torno de 09 meses para refletir no mercado de forma significativa. Mas as necessidades da população são imediatas, e com isso gera essa sensação de insegurança total.
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse dinheiro a mais que foi impresso passa primeiro nas mãos de quem está no governo, eles sempre têm a oportunidade de gastar antes de serem afetados pela inflação, quando esse dinheiro se dilui na sociedade e chega na mão do mais pobre, ele sofre com o efeito da inflação. Aquele velho ditado de quem chega primeiro bebe água limpa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Os comentários estão corretos, porém existem agravantes no aumento da inflação como o que vou falar. Causados por conta da oferta e demanda de produtos derivados de commodities. No caso essas commodities que são negociadas em dólar, caso exista muita demanda internacional e o dólar esteja alto em relação ao real, os preços brasileiros disparam. O que mais afeta o Brasil na minha opinião é o petróleo, que diretamente impacta na logística de entrega de muitas empresas e acarreta num custo maior e portanto um gasto maior no bolso do consumidor brasileiro, já que as empresas repassam o custo para os consumidores (senão elas quebram).
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu tinha bastante dificuldade pra entender a inflação, até ler uma "historinha", explicando que o nosso dinheiro, no início, era lastreado em ouro, ou seja, supondo que 1 real é igual a 1 grama de ouro, que tem seu valor pra comprar 1kg de carne. Só que o governo precisou, por algum motivo de mais dinheiro, só que ele não tem mais ouro, então ele imprime outro real, ou seja, o mesmo grama de ouro, que valia 1 real, agora vale 2 reais. A carne ainda tem seu valor atrelado ao ouro, então, você que pagava 1 real pelo kg da carne, passa a pagar 2. Não é que o preço da carne tenha duplicado. Seu dinheiro que foi comido pela inflação. Espero que tenha ajudado. Foi com essa "historinha", que li há algum tempo, que simplificou as coisas e passei a entender com mais clareza.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...