Jump to content
  • 0

Primeiro Investimento

João Vitor Menezes Rafael

Pergunta

Olá a todos,

Me chamo João e acabo de completar o módulo 3 do AUVP.

Neste momento tenho aqui uma pequenina quantia de 4500 reais, e, após assitir as aulas eu me encontro um pouco ainda receoso.

Verifiquei que a taxa selic está 13.25% a.a (considerei como alta), portanto utilizei uma nota 8 no CBD Prefixado (diagrama). No restante coloquei 10 para o Tesouro Selic, 9 para Tesouro + IPCA, 4 Para CBD + IPCA e 0 para CDI, LCI, LCA...

Na opinião de vocês, pra começar seria interessante com essa quantia seria mais interessante algo a curto prazo? 

Editado por João Vitor Menezes Rafael
  • Brabo 3
Link para compartilhar

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse:

Olá a todos,

Neste momento tenho aqui uma pequenina quantia de 4500 reais, e, após assitir as aulas eu me encontro um pouco ainda receoso.

Verifiquei que a taxa selic está 13.25% a.a (considerei como alta), portanto utilizei uma nota 8 no CBD Prefixado (diagrama). No restante coloquei 10 para o Tesouro Selic, 9 para Tesouro + IPCA, 4 Para CBD + IPCA e 0 para CDI, LCI, LCA...

Na opinião de vocês, pra começar seria interessante com essa quantia seria mais interessante algo a curto prazo? 

Fala João, boa tarde.

Que bom que já conseguiu acumular essa grana, parabéns. 

Acho que o mais vantajoso seria colocar em um Tesouro Selic, pelo menos até concluir o curso e se sentir mais confortável e confiante para fazer sua escolha de onde alocar seu dinheiro. Lembrando que este recurso no Tesouro Selic pode ser retirado , sem a cobrança de IOF após 30 dias.

Espero ter ajudado

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Fala João, boa tarde.

Que bom que já conseguiu acumular essa grana, parabéns. 

Acho que o mais vantajoso seria colocar em um Tesouro Selic, pelo menos até concluir o curso e se sentir mais confortável e confiante para fazer sua escolha de onde alocar seu dinheiro. Lembrando que este recurso no Tesouro Selic pode ser retirado , sem a cobrança de IOF após 30 dias.

Espero ter ajudado

Obrigado!

Mas eu teria de pagar a taxa de imposto, correto? Caso retire.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse:

Obrigado!

No caso do tesouro selic, que tem incidência de imposto de renda, considerando que você deixe investido por mais de 1 mês para não ter os rendimentos praticamente zerados pelo IOF, o que você pagaria seria o imposto de renda, apenas sob o rendimento, seguindo a tabela regressiva do IR para renda fixa:

Prazo                          Alíquota

Até 180 dias                22,5%

De 181 a 360 dias       20%

De 361 a 720 dias       17,5%

Acima de 721 dias      15%

Exemplificando: Você deixou os R$4500 no tesouro selic 2031 que paga SELIC(13,25% atualmente) + 0,1% +- por 2 meses até terminar o curso, os 4500 teriam rendido R$94,97, aí seguindo a tabela regressiva do ir, como ficou menos de 180 dias, os rendimentos vão ter 22,5% de imposto de renda
R$94,97 - 22,5% = R$73,60

Então você iria sacar, se deixasse 2 meses no tesouro selic
R$ 4500 + R$73,60 = R$4573,60

Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse:

Obrigado!

Sim, mas somente sobre o que rendeu. Exemplificando, os 4.500,00 ficando os 30 dias no Tesouro Selic, renderia 13,25% ao ano, assim, renderia aproximadamente 1,10% ao mês.

Isso exposto, seus 4,5k renderia em 1 mês, R$49,50. Deste valor pagará o imposto de 22,5% (pelo prazo curto), ou R$11,14, aí renderia R$38,36 para você já como desconto do IR.

Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, João Vitor Menezes Rafael disse:

Olá a todos,

Oi João, Boa noite.

Minha sugestão é aguardar, se você quer investir o dinheiro, coloque em titulo de liquidez diária da Selic, para deixar rendendo, se você não tem Reserva de Emergência, comesse com esse valor a juntar e faze-la assim quando terminar as aulas e os módulos você já terá meio caminho andado, acredite, a Reserva de Emergência é realmente importante.

Depois de terminar as aulas, realize um estudo usando seu conhecimento e trace uma estratégia e um caminho para aportar e comesse seus investimentos.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 26/02/2025 at 02:48, Pablo Rickson disse:

Oi João, Boa noite.

Minha sugestão é aguardar, se você quer investir o dinheiro, coloque em titulo de liquidez diária da Selic, para deixar rendendo, se você não tem Reserva de Emergência, comesse com esse valor a juntar e faze-la assim quando terminar as aulas e os módulos você já terá meio caminho andado, acredite, a Reserva de Emergência é realmente importante.

Depois de terminar as aulas, realize um estudo usando seu conhecimento e trace uma estratégia e um caminho para aportar e comesse seus investimentos.

Espero ter ajudado.

Olá!

Acabei por investir os 4500 num CDB Pós-Fixado 100% CDi c/ liquidez diária do BTG Pactual 2027. Pelas minhas contas, isso daria depois, por exemplo, ao final de 30 dias (descontando o imposto), R$4542,27 aproximadamente.   

Estas contas estão corretas?

A idéia é realmente deixar o dinheiro de forma segura e ganhar algo com isso até completar o curso.

Editado por João Vitor Menezes Rafael
Link para compartilhar

• 0
47 minutes ago, João Vitor Menezes Rafael disse:

Olá!

Acabei por investir os 4500 num CDB Pós-Fixado 100% CDi c/ liquidez diária do BTG Pactual 2027. Pelas minhas contas, isso daria depois, por exemplo, ao final de 30 dias (descontando o imposto), R$4542,27 aproximadamente.   

Estas contas estão corretas?

A idéia é realmente deixar o dinheiro de forma segura e ganhar algo com isso até completar o curso.

Vamos conferir! 🚀

Fórmula do CDB pós-fixado atrelado ao CDI

O rendimento é calculado assim:

image.png.6b0a536ce98387acd014fb1911c71aec.png

Onde:

VF = Valor Futuro

VP = Valor Investido (R$4500)

CDI = Taxa CDI diária (atualmente por volta de 13,15% a.a., mas isso pode variar)

Percentual = 100% do CDI

Dias = 30 dias úteis (aproximadamente)

252 = Dias úteis no ano financeiro

Passo 1: Calcular o rendimento bruto

Se considerarmos um CDI de 13,15% a.a., o CDI diário seria:

image.png.4829e68606ad15bc4b4f09e5af91454c.png

image.png.a5de594033891572fff66d193039d820.png

O IR para resgates entre 0 e 180 dias é 22,5% sobre os rendimentos.

O valor final líquido seria R$ 4555,69, um pouco maior do que os R$ 4542,27 que você calculou. 

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...