Jump to content
  • 0

Redução de Capital

Gabriel Fonteles Bichara

Pergunta

Boa noite!

Invisto a 1 ano, mas ainda sou leigo em questões técnicas, então talvez não faça sentido o que vou perguntar.
Recebi um e-mail falando sobre a redução do capital social da VIVO (https://www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmExibirArquivoIPEExterno.aspx?NumeroProtocoloEntrega=1335982), em que eles informam a restituição aos acionistas de R$R$ 1,226511760121 por ação ordinária, com o pagamento em Julho, mas não entendi ao certo como vai funcionar essa restituição.
Eu tenho um PM de R$40,82 e hoje a ação fechou hoje em R$53,60.
Essa reinstituição incide sobre o meu PM, fazendo ele subir e cai a minha valorização sobre o preço atual ou eles diminuem o número de ações para venda, fazendo o valor da ação subir e pagando esse valor por ação aos acionista como bonificação?
Espero que tenha feito sentido.

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Oi @Gabriel Fonteles Bichara,

Complementando a informação do @Eddy Paulini,

Esse fato relevante da Vivo (talvez sejam 2 FRs distintos) fala sobre redução do capital, pagando cerca de 1,22/ação e também sobre o programa de recompra de ações.

Sobre a redução de capital:

Tomando por base que o seu preço médio é composto pelo somatório do dinheiro que você investiu numa empresa, dividido por quantas ações você tem; essa redução de capital vai sim, impactar o seu preço médio para baixo.  Exemplo hipotético:

• Dia X eu comprei 100 ações por 30,00 cada; gastei 3 mil reais e meu preço médio agora é de 30,00;
  • Y dias depois, comprei mais 100 ações por 35,00, gastando 3500.  Meu peço médio agora é (3000+3500) / (100+100) ou 6500,00 / 200 = 32,50.
  • Z dias depois, a empresa fez uma reduçào de capital e me devolveu 500 reais.  Agora, meu PM é (6500 - 500) / 200 = 6000,00 / 200 = 30,00

Sobre o programa de recompra:

A Vivo vai comprar suas próprias ações no mercado secundário, ao longo de um tempo que, se não me engano, é de até 1 ano.  Essas ações compradas ficarão na tesouraria da Vivo e podem:

• Ser dada aos acionistas como bonificação, aumentando a nossa posição acionária com o preço médio que a Vivo irá nos informar e aí você trata como se fosse uma nova compra; ou
  • Serem canceladas, o que aumentaria a nossa participação na empresa.  Exemplo:
    • A empresa tem 1000 ações;
    • Você tem 10 ações = 1% da empresa
    • A empresa compra 100 ações no mercado e as cancela e agora ela tem apenas 900 ações no mercado, das quais 10 são suas.  Você possui 10/9000 = 1,11% da empresa.

Espero ter conseguido me explicar com clareza e que isso lhe ajude!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 25/02/2025 at 22:43, Gabriel Fonteles Bichara disse:

Boa noite!

Invisto a 1 ano, mas ainda sou leigo em questões técnicas, então talvez não faça sentido o que vou perguntar.
Recebi um e-mail falando sobre a redução do capital social da VIVO (https://www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmExibirArquivoIPEExterno.aspx?NumeroProtocoloEntrega=1335982), em que eles informam a restituição aos acionistas de R$R$ 1,226511760121 por ação ordinária, com o pagamento em Julho, mas não entendi ao certo como vai funcionar essa restituição.
Essa reinstituição incide sobre o meu PM, fazendo ele subir e cai a minha valorização sobre o preço atual ou eles diminuem o número de ações para venda, fazendo o valor da ação subir e pagando esse valor por ação aos acionista como bonificação?

Boa noite, @Gabriel Fonteles Bichara !

No meu entendimento, haverá sim uma alteração no preço médio. Em teoria,  se desprendemos um determinado montante na compra das ações formando um preço médio de aquisição e em seguida a empresa devolve parte deste valor mais ainda continuamos com a mesma quantidade, entendo que o preço médio é reajustado pois altera o valor da aquisição.

O melhor a se fazer neste caso seria procurar um bom contador que entenda sobre renda variável para sanar com certeza a dúvida.

Link para compartilhar

• 0
On 25/02/2025 at 22:43, Gabriel Fonteles Bichara disse:

Boa noite!

Bom dia!!

E qual o objetivo das empresas quando fazem essa redução de capital?

Saberiam nos informar @Eddy Paulini, @William Redig?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Bom dia!!

Oi @Ricardo Tuller Mendes,

Imagino que seja excesso de dinheiro em caixa ou fruto de algum desinvestimento.  Não pesquisei a fundo o motivo, mas foi o segundo anúncio desse tipo da Vivo em um ano.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Ricardo Tuller Mendes disse:

Bom dia!!

Boa tarde, @Ricardo Tuller Mendes !

Como dito pelo @William Redig, o mais comum é acumulo de capital que excede muito o que a empresa precisaria ter para manter sua operação. Isso pode ser proveniente de desinvestimentos onde é revertido em algum capital, lucros poucos distribuídos o que faz com que valores em caixa se acumulem, injeção de dinheiro de sócios, enfim. Pode se ter vários motivos.

Também não vi o que se passou ao certo com a Telefonica (na verdade nunc ame interessei em estudar empresas deste setor Hahha)

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...