Jump to content
  • 1

Perder para o Ibovespa é normal?

Vinicius Reis#3380

Pergunta

Fala galera, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Montei minha carteira, com 16 ações brasileiras, em agosto de 2024 e venho investindo mensalmente desde então. Venho reparando que ou estou praticamente colado ao ibovespa ou perdendo um pouco em relação ao mesmo, gostaria de saber se devido ao tempo de investimento esse resultado é o normal ou um sinal de alerta e esse resultado não está sendo bom? Agradeço desde já!

Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
6 minutes ago, Vinicius Reis#3380 disse:

Fala galera, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida com vocês. Montei minha carteira, com 16 ações brasileiras, em agosto de 2024 e venho investindo mensalmente desde então. Venho reparando que ou estou praticamente colado ao ibovespa ou perdendo um pouco em relação ao mesmo, gostaria de saber se devido ao tempo de investimento esse resultado é o normal ou um sinal de alerta e esse resultado não está sendo bom? Agradeço desde já!

Opa, buenas?
Então, o ibovespa é apenas uma referencia, um indice não muito confiável, segundo o próprio Raul comentou nas aulas da AUVP. 

Estar perdendo para o Ibovespa não é um bom sinal... mas também não é necessariamente um mau sinal. Só significa que essas 16 ações que você escolheu não estão performando tão bem (nesse curtíssimo espaço de tempo) como o esperado. Você deve analisar cada uma e ver se essas empresas mantém seus fundamentos, rever os motivos que levaram você a escolher essa carteira e não ficar tão preocupado com o preço, mas sim com o valor. 

Se você continua aportando, está aumentando a quantidade de ações. No longo prazo seu patrimônio tende a se valorizar. De agosto até agora são apenas seis meses, um curtíssimo prazo para se preocupar se a ação caiu ou subiu. 

Mantenha o foco, os estudos e invista pensando no longo prazo. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Fala chara @Vinicius Reis#3380! Vai depender muito do mercado e das ações que você escolheu e o período que comprou (se estavam em alta) , de qualquer forma é normal uma carteira com menos de 1 ano performar negativamente. Nosso amigo @Leandro Henrique Soares pontuou muito bem, suas ações continuam fazendo sentido? Se sim, aproveite o desconto e aumente a posição. Se não coloque em quarentena. Eu como o Raul, não vendo ações deixo elas lá para me lembrar que errei e não cometer o mesmo erro, mas caso pense diferente fica a seu critério!
Pode ser também que sua maior posição esta em empresas que integram o índice.

Espero ter ajudado, caso ainda esteja com dúvidas revisite o modulo 4 e assista as aulas novamente. Foi o que eu fiz e todas as vezes acabo aprendendo mais.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...