Jump to content
  • 0

divorcio... como não perder o que construiu?

Convidado Anônimo

Pergunta

fala pessoal, estou querendo dividir esse problema abertamente para ver se existe um caminho menos ruim.

Sou casado a 8 anos e de total de relacionamento 12 anos. Tenho 2 filhos, um com 7 e outro com 2 anos. Sinto que meu casamento não faz mais sentido para mim, minha esposa e eu temos perfis muitos diferentes, e mesmo com todos o esforço por todo esse tempo juntos, entendo agora que isso não faz tanto sentido. 

Quero me divorciar, mas já tentei 2 x e acabei desistindo por causa das crianças e as consequencias que o divorcio ia trazer para elas, porem quando esse momento realmente chegar, queria saber como faço para proteger meu patrimonio da melhor forma... e ai que mora o problema.

Tenho hoje um apartamento que vale 250k ao qual eu comprei antes de casa financiado, mas pelo o que entendi, ela tem direito nesse bem tb, o que acho injusto pq ela nunca pagou uma conta de agua do lugar. Hoje está alugado, mas anunciei para venda.

hoje temos uma casa que construimos juntos (80% do valor investido foi meu) que deve valer 400 mil, e devo ter hoje uns 100 mil em investimentos.

Tudo que tenho hoje foi construido com 100% do meu esforço, sempre tentei ajudar ela a se desenvolver, mas por algum motivo ela nunca conseguiu se dar bem em nada. 
Hoje tenho salário de 25k e queria entender se existe algum caminho que eu não perta 50% do que construi, e ainda pague uma pensão para a mulher pois ela hoje é autonoma.

Link para compartilhar

Recommended Posts

• 0

Olá,

Não irei entrar no mérito de ser certo ou errado, concordar ou não com a atitude tomada.

O cerne da sua resposta está no seu regime de casamento. Se você for casado sob o regime de comunhão parcial de bens, os bens que você adquiriu antes do casamento, em caso de divórcio, não terão que ser repartidos, apenas os bens e patrimônio acumulados durante a vigência do casamento. Caso tenha casado em comunhão universal, terá que dividir até os pares de meia pela metade. Caso tenha casado em separação total, tudo que está no seu nome é seu e o que está no dela é dela.

Caso tenha casado no regime de comunhão parcial e venda o apartamento que você possui antes do casamento, deve registrar no contrato de venda que o valor não se comunicará com o patrimônio comum (um advogado poderá lhe orientar com mais propriedade). Assim, caso compre algo com esse valor, deverá registrar novamente no contrato de compra que o valor é proveniente da venda do apartamento e que é incomunicável.

Quanto à pensão, isso é juridicamente bem debatido, mas como você relatou que ela é autônoma, no divórcio será possível alegar esse fato para reduzir o valor da pensão ou para estipular um prazo para ela se estruturar e findar a pensão.

Quanto aos seus filhos, a pensão deles será o que eles custam (colégio, saúde, atividade física, brinquedos, etc.). Se você tem alguma esperança de não pagar, esqueça.

Link para compartilhar

• 0
On 28/02/2025 at 11:07, Renan Russi Dos Santos disse:

Bom deixa eu deixar meu pitaco aqui. Já que vc postou então vc quer opiniões.

Assim como alguns aqui já disseram, eu acredito que talvez a sua visão acerca do relacionamento pode estar um pouco distorcida. Não estou afirmando que isso é intencional, mas talvez pelas mágoas acumuladas ao longo dos anos, isso pode ter cegado alguns aspectos positivos que ela venha a ter contribuindo em sua vida. 12 anos de relacionamento ! Não pode ter sido de todo ruim, afinal durou 12 anos. Além disso seu filho mais velho possui 7, então quase metade disso nem mesmo havia filhos envolvidos nessa história. Se estivesse tão ruim, talvez fosse o caso de ter se divorciado antes dos filhos, quando as coisas são mais "fáceis". 

Talvez caiba à você fazer uma autorreflexão nesse momento.

Sei que o problema é complexo e espinhoso. Mas uma coisa que eu posso te dizer é: Nem tudo se resume a dinheiro! 

Embora estamos em local onde todos buscam sua liberdade financeira e ficar ricos, nem tudo é dinheiro. 

Como você disse que ganha 25k por mês. Qual o impacto de fato que a divisão dos bens traria em sua vida. Será mesmo que isso acabaria com a sua vida financeira de maneira a vc nunca mais conseguir se reerguer? Acredito que não.

Agora um pouco da minha vida: tenho 35 anos e uma filha de 7, minhas esposa ganha um pouco menos que 1/3 do que eu e a algum tempo atrás eu e minha esposa estávamos tendo problemas na questão financeira. Em certos momentos eu estava me sentindo como se somente eu estivesse lutando pelo futuro financeiro da família, com gastos descontrolados por parte dela e falta de perspectiva dela em ver o futuro. Sentamos e conseguimos nos acertar e hj eu controlo todo o dinheiro da família.

No entanto me passou alguns devaneios de talvez separar dela, pois parecia que não haveria futuro para nós. No entanto sempre pensei em deixar até mais do que a metade com ela. Pelo seguinte aspecto: eu ganho bem mais que ela (13k) . Para eu conseguir conquistar as coisas seria mais fácil. E no final das contas ela é a mãe da minha filha, só o que ela segurou as pontas cuidando da nossa filha enquanto eu buscava um futuro melhor, não tem preço que pague. Além do mais, se ela estiver bem, tenho certeza que minha filha tbm estará. Como posso posso imaginar que minha filha venha a ter respeito por mim quando eu estiver velho e acabado se não sou capaz de fazer o mesmo pela mãe dela.

Acabei me estendendo um pouco, mas para que vc possa entender: Nem tudo é dinheiro!!!! 

Puts... me identifiquei muito com seu ralato. Acho que de falto o que to meio apegado é o meu apartamento que conquistei antes do casamento, mas não quero deixar ela na mão, acho justo dividir tudo pela metade, e dar um boa pensão para meus filhos terem uma boa condição de vida.

Vou tentar ajustar com ela os sacrificios que temos que fazer para ter um futuro mais certo, mas não funcionou no passado, mas talvez vale a tentativa.

Link para compartilhar

• 0
On 28/02/2025 at 21:52, Convidado Anônimo disse:

Olá,

Não irei entrar no mérito de ser certo ou errado, concordar ou não com a atitude tomada.

O cerne da sua resposta está no seu regime de casamento. Se você for casado sob o regime de comunhão parcial de bens, os bens que você adquiriu antes do casamento, em caso de divórcio, não terão que ser repartidos, apenas os bens e patrimônio acumulados durante a vigência do casamento. Caso tenha casado em comunhão universal, terá que dividir até os pares de meia pela metade. Caso tenha casado em separação total, tudo que está no seu nome é seu e o que está no dela é dela.

Caso tenha casado no regime de comunhão parcial e venda o apartamento que você possui antes do casamento, deve registrar no contrato de venda que o valor não se comunicará com o patrimônio comum (um advogado poderá lhe orientar com mais propriedade). Assim, caso compre algo com esse valor, deverá registrar novamente no contrato de compra que o valor é proveniente da venda do apartamento e que é incomunicável.

Quanto à pensão, isso é juridicamente bem debatido, mas como você relatou que ela é autônoma, no divórcio será possível alegar esse fato para reduzir o valor da pensão ou para estipular um prazo para ela se estruturar e findar a pensão.

Quanto aos seus filhos, a pensão deles será o que eles custam (colégio, saúde, atividade física, brinquedos, etc.). Se você tem alguma esperança de não pagar, esqueça.

Quero separar com a divião de 100% que adiqueiri depois do casamento, é o justo. Quanto a pensão, se eu achar que não vai ser o suficiente, com certeza iriei ajudar com mais. 

Sua resposta foi a melhor até agora, obrigado.

Link para compartilhar

• 0
On 27/02/2025 at 23:38, Convidado Anônimo disse:

Olha, vou ser objetivo e sincero, compartilhando minha experiencia. 

Leve seu casamento até quando puder. 

Você só conhece a pessoa no divorcio e se ela quiser destruir sua vida, ela vai. Ela tem um poder que chama filhos, se ela sumir com os filhos você ficará anos sem ver eles, e se ver de novo, corre o risco deles te odiarem pq no tempo sem ver ela vai destruir sua imagem para eles. 

Comigo aconteceu isso. Se ama seus filhos, fique em casa! Aguente tudo! Dê teus pulos. Não saia de casa antes do teu filho mais novo ter pelo menos 12 anos. SInto muito. Se pudesse voltar no tempo eu trocaria tudo que tenho pela chance de estar com minha filha. Ficaria sendo humilhado, enlouquecido, carregando a casa nas costas, fingindo que a vida está boa, pra poder ficar perto do que me é mais importante. 

Desculpa aí não falar o clichê, siga seu coração, seja feliz e blábláblá, mas eu sei o inferno que vivo pq resolvi que seria feliz e sairia de casa. E vou te dizer, fui super decente. Fiz tudo certo. E ainda assim, fui punido no que importa! E não tem justiça ou lei, que resolva isso. 

To nessa por eles meu querido... se não já tinha saido a muito tempo. Sinto muito pela sua filha, desejo de coração que consiga um relacionamento decente com ela quando for maior de idade e conseguir fazer suas proprias escolhas.

Link para compartilhar

• 0
On 28/02/2025 at 13:58, Convidado Anônimo disse:

Eita... vou dar um toque feminino a sua pergunta.. contando um pouco da minha história para ajudar na sua reflexão.

Não irei entrar nos pontos nos quais meus colegas já pontuaram (concordo com eles), mas te darei uma visão do outro lado... o meu Lado!

Eu como mulher (já passei dos 40 anos) e estou no meu segundo casamento... e em ambos eu sempre ganhei bem mais que meus maridos.

Você não chegou a ponderar o regime do casamento (ou eu que não notei)...

Meu primeiro casamento (apenas cartório), grávida (imagino que uma situação similar a sua)... era jovem.. inicio de carreira, incompatibilidade de personalidade e sonhos (não deu certo e tomei a iniciativa de pedir o divórcio), mas ao separar tinhamos alguns bens: carro (eu havia comprado após o casamento), entrada em um apto na planta (somente eu havia pago)... ele não contribuiu financeiramente, mas fizemos "um acordo" ao casar (assinamos)... então a Lei prevalece (achando justo ou não)... agora pensa no lado "machista" da coisa... um homem contestar e pedir metade de tudo que ele não pagou (era dele por direito).. parece estranho né?  Regime do Casamento: separação de bens.... resultado do divórcio: eu tive que pagar a ele metade de tudo, além disso fiquei com a guarda do nosso filho e ele pagou pensão apenas por 1 ano... sequer perguntava se o nosso filho precisava de algo (escola, apoio, visitas...). 

Segurei a onda psicologica... (foram criticas... todo mundo quer opiniar.... nem todos sabem o que se passa em 4 paredes e eu nunca abri.. segurei tudo e tinha comigo: nada como um dia após o outro...e vou dar a volta por cima) segurei a onda financeira... levantei a cabeça... paguei ele e recomei... nossa como a minha vida prosperou e olha que nunca desejei mal a ele (querendo ou não ele é o pai do meu filho e a felicidade do meu filho é o que importa). Também nunca contestei a pensão... cada um sabe de si...

Hoje sou muito feliz com minhas conquistas (essa separação faz mais de 17 anos).. Casei novamente... tudo da maneira correta.. anos namorando.. mesmos objetivos.... sonhos... maturidade... uma filha planejada... e dividimos tudo... estamos juntos na AUVP (vou até entrar na live com ele para ganhar o presente, rsrs), eu ganho quase 4x a mais que ele... e está tudo bem... compartilhamos soluções e problemas... compramos outro apartamento... e seguimos felizes traçando a nossa liberdade financeira e construindo nossa vida juntos.

Peço apenas que reflita no todo e na sua fala (escrita, ficou realmente meio egocentrico a forma) e faça o que for melhor em termos de proteger o patrimônio pensando nos seus filhos e não em "NÃO DEIXAR PARA ELA...que não contribuiu financeiramente". Espero que fiquem bem (juntos ou separados) e não transfiram o peso as crianças. 

Vou deixar no anomino não por mim... não tenho problemas quanto a isso é mais por meus filhos... não expor nenhum deles. 

Sua resposta me deu uma perpectiva diferente. Obrigado por compartilha, tenho certeza que agora tem uma familia linda e feliz, espero que continue assim! 

Link para compartilhar

• Criar novo...