Jump to content
  • 0

divorcio... como não perder o que construiu?

Convidado Anônimo

Pergunta

fala pessoal, estou querendo dividir esse problema abertamente para ver se existe um caminho menos ruim.

Sou casado a 8 anos e de total de relacionamento 12 anos. Tenho 2 filhos, um com 7 e outro com 2 anos. Sinto que meu casamento não faz mais sentido para mim, minha esposa e eu temos perfis muitos diferentes, e mesmo com todos o esforço por todo esse tempo juntos, entendo agora que isso não faz tanto sentido. 

Quero me divorciar, mas já tentei 2 x e acabei desistindo por causa das crianças e as consequencias que o divorcio ia trazer para elas, porem quando esse momento realmente chegar, queria saber como faço para proteger meu patrimonio da melhor forma... e ai que mora o problema.

Tenho hoje um apartamento que vale 250k ao qual eu comprei antes de casa financiado, mas pelo o que entendi, ela tem direito nesse bem tb, o que acho injusto pq ela nunca pagou uma conta de agua do lugar. Hoje está alugado, mas anunciei para venda.

hoje temos uma casa que construimos juntos (80% do valor investido foi meu) que deve valer 400 mil, e devo ter hoje uns 100 mil em investimentos.

Tudo que tenho hoje foi construido com 100% do meu esforço, sempre tentei ajudar ela a se desenvolver, mas por algum motivo ela nunca conseguiu se dar bem em nada. 
Hoje tenho salário de 25k e queria entender se existe algum caminho que eu não perta 50% do que construi, e ainda pague uma pensão para a mulher pois ela hoje é autonoma.

Link para compartilhar

19 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 minutes ago, Thiago M Borges disse:

Vou deixar os advogados falarem pela parte legal, mas queria só deixar aqui um comentário.

Tudo que você conquistou nesses 8 anos de casado e um pouco mais de relacionamento foi mesmo 100% teu esforço? Ela não esteve lá te dando apoio em momentos de decisão, em momentos bons, em momentos ruins?
Dando suporte seja pra dividir as tarefas em casa, a responsabilidade de criar teus filhos?

Realmente nesse tempo todo ela teve zero impacto no que você é hoje? 
Esse tempo que vocês tiveram juntos ela também não adiou ou abdicou de outros planos pra ser uma companheira?

Tudo que você conquistou nesses 8 anos de casado e um pouco mais de relacionamento foi mesmo 100% teu esforço?

Sim, sempre corri atrás da minha carreira, e geralmente isso gerava mais discussões do que apoio.

Ela não esteve lá te dando apoio em momentos de decisão, em momentos bons, em momentos ruins?

Elas esteve em vários momentos de decisão sim, geralmente indo contra a decisões de mudança de emprego, de arriscar certos investimentos, e que no teste do tempo, eu ter forçado a decisão pq eu achava certo me levou a ter sucesso profissional(considerando de onde vim) hoje.

Dando suporte seja pra dividir as tarefas em casa, a responsabilidade de criar teus filhos?

Ela cuida muito bem das crianças, e geralmente eu dividia as tarefas, as mais simples ficavam comigo, e financeiramente era so eu mesmo.

Realmente nesse tempo todo ela teve zero impacto no que você é hoje? 

teve impacto sim, principalmente psicologico, acho que não quero entrar em outro relacionameno por um bom tempo depois que me separar.

quanto ao financeiro, muito pouco, quase nada.

quanto ao familiar, tenhjo 2 filhos com ela, temos alto e baixos, mas tenho medo hoje de traumatizar as crianças pelo modo que nos relacionamos, muitas brigas, palavrões... 

Esse tempo que vocês tiveram juntos ela também não adiou ou abdicou de outros planos pra ser uma companheira?

Toda escolha significa abdicação de outra, mas no geral, eu apoiei ela nas coisas que ela se propos a fazer, então acho que para ela foi saldo positivo.

Link para compartilhar

• 0
57 minutes ago, Leandro Henrique Soares disse:

Cara, não tenho muito mais o que falar, a maioria aqui vai seguir essa mesma linha. O fato de você ser o mantenedor da casa, quem ganha mais e tal, não quer dizer absolutamente nada. Na verdade quer dizer que talvez você não teria chegado onde chegou sem uma pessoa lhe apoiando. Mas, se você é tão autossuficiente assim, é só separar e dividir tudo o que conquistaram. Em pouco tempo você vai recuperar o "prejuízo" 

Uma filosofia que carrego comigo é que qualquer problema que aconteça, 99%das vezes será por culpa minha. E isso se aplica a sua situação. Se você percebeu que ela não queria melhorar de vida, por que continuou insistindo? Ou então, por que não foi mais incisivo para que ela mudasse? Se sentiu que não iria dar certo, por que não protegeu o patrimônio? Se não gosta de discutir com ela na frente dos filhos, por que faz isso? 

faço as mesmas peguntas que vc fez e entendo que foi falta de firmeza da minha parte, devia ter me separado a mais tempo. Mas quando me casei foi pq engravidei "sem querer". 

Mas de fato foi um erro, tentei casar para resolver um problema, acabei arrumando outro.

De fato acho injusto apenas dividir o apartamento, algo que tinha antes do casamento. Os de mais bem é mais que certo.

Mas que vou recuperar o prejuízo vou, tenho uma vida pela frente.

Link para compartilhar

• 0
17 minutes ago, Antonio Victor Costa disse:

Bom....assunto delicado colocado aqui em pauta mestre.

Primeiramente parabéns por se abrir aqui pra galera. Bem corajoso da sua parte.

Contribuindo com meus centavinhos aqui na questão....

Rapaz, por mais difícil que esteja pra vc, está pra ela tbm. Cada um fez suas escolhas e abdicou do q teve q abdicar.

Por mais q pelo q vc diga , a grande contribuição financeira foi sua, sinceramente acredito q no final não há vencedor em uma separação. Todos saem machucados. A parte financeira é o menor dos problemas. Ainda mais no seu caso, q foi o motor financeiro do casal. Uma dica , tudo q se conquista em um casamento, se conquista junto, e tudo q se perde, se perde junto.

Espero o melhor pra vcs, dividam os bens materiais, meio a meio, e esquece o meu isso e aquilo. É metade cada um. 

Vc poderia ter conquistado mais ou menos sem ela. Porém oq vc conquistou até hj, pode ter certeza, a parcela q vc não consegue enxergar, ela contribuiu.

boa.... obrigado pela sinceridade, acho que de fato o que me incomoda e ter tido pouca contribuição financeira, e em contra-partida sempre tentei ser um bom marido ajudando nas demais coisas da casa, filhos.. etc

Mas acho que vou repensar algumas coisas referente a questão do patrimonio e resolver isso.

Link para compartilhar

• 0
4 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Cara sério mesmo , ler seu post me deixou até um pouco triste !

Você afirma que fez tudo , tem tudo, e salário de 25k, e praticamente  jogou o valor da sua mulher no lixo !

entao você chegou mesmo sozinho ? Duvido ! Se tivesse solteiro ia estar até o zoio de dívidas … se ficou todo este tempo mesmo com os problemas , existiu um casamento, e casamento é isso cara , você está acreditando que é tudo seu, e nao é!

tive este pensamento quando minha mulher veio morar comigo , mas hoje mãos mais , tudo que temos é nosso e se um dia ocorrer uma separação (mesmo eu ganhando 6x mais que ela e tendo juntado 10x mais patrimônio que ela ) na minha visão só consegui por que estamos juntos , logo metade é dela , e vida que segue !

seria bom você procurar um advogado cara , mas sério seu post está bem “sua versão da história” , até certo ponto bem “egocêntrico”

estou dizendo isso para que possa refletir melhor , nao é ofensa amigo , pensa com calma e fale com um advogado pra entender como as coisas funcionam e espero que tudo se resolva ! 

Cara, não entendi muito bem sua analogia, mas acho que vc me medindo pela sua regua social. Não acho que seria estaria em divida pq tinha comprado um ap antes mesmo de iniciar o relacionamento e nunca fiquei devendo um real para ninguem, não é meu perfil, até meio tedioso e previsivel posso afirmar.

Que bom que seu relacionamento deu certo ter uma visão que conquistaram tudo juntos, mas isso para mim cai por terra quando um é o que ganha mais e quer economizar, e o outro foca mais em ter coisas que da status social como viagens, telefones caros, roupas... etc. Boa parte das brigas vem dai.

Quando ser egocêntrico, o que posso fazer? tenho que olhar o meu bem e o bem dos meus filhos.

Quando a procurar um advogado, sim, já procurei, mas minha ideia era mais tentar proteger o que achei que teria pq tinha comprado antes de me casar, mas infelizmente isso entra na conta tb, por isso fiz essa pergunta aqui, para tentar ver as possibilidades.

Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

fala pessoal, estou querendo dividir esse problema abertamente para ver se existe um caminho menos ruim.

Sou casado a 8 anos e de total de relacionamento 12 anos. Tenho 2 filhos, um com 7 e outro com 2 anos. Sinto que meu casamento não faz mais sentido para mim, minha esposa e eu temos perfis muitos diferentes, e mesmo com todos o esforço por todo esse tempo juntos, entendo agora que isso não faz tanto sentido. 

Quero me divorciar, mas já tentei 2 x e acabei desistindo por causa das crianças e as consequencias que o divorcio ia trazer para elas, porem quando esse momento realmente chegar, queria saber como faço para proteger meu patrimonio da melhor forma... e ai que mora o problema.

Tenho hoje um apartamento que vale 250k ao qual eu comprei antes de casa financiado, mas pelo o que entendi, ela tem direito nesse bem tb, o que acho injusto pq ela nunca pagou uma conta de agua do lugar. Hoje está alugado, mas anunciei para venda.

hoje temos uma casa que construimos juntos (80% do valor investido foi meu) que deve valer 400 mil, e devo ter hoje uns 100 mil em investimentos.

Tudo que tenho hoje foi construido com 100% do meu esforço, sempre tentei ajudar ela a se desenvolver, mas por algum motivo ela nunca conseguiu se dar bem em nada. 
Hoje tenho salário de 25k e queria entender se existe algum caminho que eu não perta 50% do que construi, e ainda pague uma pensão para a mulher pois ela hoje é autonoma.

Olha, vou ser objetivo e sincero, compartilhando minha experiencia. 

Leve seu casamento até quando puder. 

Você só conhece a pessoa no divorcio e se ela quiser destruir sua vida, ela vai. Ela tem um poder que chama filhos, se ela sumir com os filhos você ficará anos sem ver eles, e se ver de novo, corre o risco deles te odiarem pq no tempo sem ver ela vai destruir sua imagem para eles. 

Comigo aconteceu isso. Se ama seus filhos, fique em casa! Aguente tudo! Dê teus pulos. Não saia de casa antes do teu filho mais novo ter pelo menos 12 anos. SInto muito. Se pudesse voltar no tempo eu trocaria tudo que tenho pela chance de estar com minha filha. Ficaria sendo humilhado, enlouquecido, carregando a casa nas costas, fingindo que a vida está boa, pra poder ficar perto do que me é mais importante. 

Desculpa aí não falar o clichê, siga seu coração, seja feliz e blábláblá, mas eu sei o inferno que vivo pq resolvi que seria feliz e sairia de casa. E vou te dizer, fui super decente. Fiz tudo certo. E ainda assim, fui punido no que importa! E não tem justiça ou lei, que resolva isso. 

Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Que bom que seu relacionamento deu certo ter uma visão que conquistaram tudo juntos, mas isso para mim cai por terra quando um é o que ganha mais e quer economizar, e o outro foca mais em ter coisas que da status social como viagens, telefones caros, roupas... etc. Boa parte das brigas vem dai.

o que conseguiu antes do seu casamento ate entendo e concordo, mas o depois meu amigo ai vc esta sendo bem incorreto sim, caso contrario deveria ter pulado fora no inicio.. é um pensamento comum a até entendo.. mas ninguem te obrigou a ficar anos juntos, e infelizmente as leis vigentes vao te cobrar isso...

o que voce pode tentar fazer é vender tudo isso jogar numa coldwallet com cripto e jurar que perdeu as chaves (pode dar uma merda ainda maior, a cripto derreter ou ate congelar em USDT - seria um merda menor), seria justo e honesto? nao, mas acho que talvez seja  a resposta que voce procura

a unica coisa que acho errado é vc casar com uma pessoa e achar que só vc faz, e depois de anos colocar somente o seu lado , é meio tendencioso,  digo isso pq ja ouvi amigo que separaram com o memso papo "perdi metade do que eu tinha"... ai vc pergunta pra pessoa, mas voce nao era casado? nao eram dos dois? a pessoa ja volta com um, entao .... bla bla bla ...  Mas assim, se esta com advogado, melhor cara, vai ter alguma saida, e espero que isso nao prejudique voce e nem seus filhos (isso é o bem mais importante) me doeu no seu post vc esta  preocupado so com o dinheiro e seu salario atual (lendo foi a unica coisa que percebi ser preocupacao - talvez por isso minha resposta tenha sido mais dura)

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Bom deixa eu deixar meu pitaco aqui. Já que vc postou então vc quer opiniões.

Assim como alguns aqui já disseram, eu acredito que talvez a sua visão acerca do relacionamento pode estar um pouco distorcida. Não estou afirmando que isso é intencional, mas talvez pelas mágoas acumuladas ao longo dos anos, isso pode ter cegado alguns aspectos positivos que ela venha a ter contribuindo em sua vida. 12 anos de relacionamento ! Não pode ter sido de todo ruim, afinal durou 12 anos. Além disso seu filho mais velho possui 7, então quase metade disso nem mesmo havia filhos envolvidos nessa história. Se estivesse tão ruim, talvez fosse o caso de ter se divorciado antes dos filhos, quando as coisas são mais "fáceis". 

Talvez caiba à você fazer uma autorreflexão nesse momento.

Sei que o problema é complexo e espinhoso. Mas uma coisa que eu posso te dizer é: Nem tudo se resume a dinheiro! 

Embora estamos em local onde todos buscam sua liberdade financeira e ficar ricos, nem tudo é dinheiro. 

Como você disse que ganha 25k por mês. Qual o impacto de fato que a divisão dos bens traria em sua vida. Será mesmo que isso acabaria com a sua vida financeira de maneira a vc nunca mais conseguir se reerguer? Acredito que não.

Agora um pouco da minha vida: tenho 35 anos e uma filha de 7, minhas esposa ganha um pouco menos que 1/3 do que eu e a algum tempo atrás eu e minha esposa estávamos tendo problemas na questão financeira. Em certos momentos eu estava me sentindo como se somente eu estivesse lutando pelo futuro financeiro da família, com gastos descontrolados por parte dela e falta de perspectiva dela em ver o futuro. Sentamos e conseguimos nos acertar e hj eu controlo todo o dinheiro da família.

No entanto me passou alguns devaneios de talvez separar dela, pois parecia que não haveria futuro para nós. No entanto sempre pensei em deixar até mais do que a metade com ela. Pelo seguinte aspecto: eu ganho bem mais que ela (13k) . Para eu conseguir conquistar as coisas seria mais fácil. E no final das contas ela é a mãe da minha filha, só o que ela segurou as pontas cuidando da nossa filha enquanto eu buscava um futuro melhor, não tem preço que pague. Além do mais, se ela estiver bem, tenho certeza que minha filha tbm estará. Como posso posso imaginar que minha filha venha a ter respeito por mim quando eu estiver velho e acabado se não sou capaz de fazer o mesmo pela mãe dela.

Acabei me estendendo um pouco, mas para que vc possa entender: Nem tudo é dinheiro!!!! 

Editado por Renan Russi Dos Santos
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0

Olá Anônimo, bom dia!

Tento dar aqui minha contribuição e uma visão alheia, no contexto geral dos comentários.

Primeiro, lamento pelo casamento e espero que tudo se resolva da melhor forma, busquem sempre o melhor para os filhos!

Agora injusto de sua parte alegar que se casou pelo fato de ter engravidado a sua esposa "sem querer", ali na hora eu tenho certeza que os dois sabiam muito bem aonde e o que estavam fazendo. Obviamente que se não eram os planos, mas não justifique uma coisa pela outra, pois ali haviam outras saídas, onde bastava assumir o papel de homem e a responsabilidade perante um filho.
Não jogue a responsabilidade de um casamento em um filho ou o trate como "ERRO", principalmente pois, tiveram o segundo e por ali seguiram 08 anos, assumam a consequência dos atos.

Agora se o casamento não prospera e gera um ambiente infeliz e de mágoas, que se chegue ao consenso em conjunto para o que for melhor e pelo bem maior que são os filhos. Assim como nos momentos bons as decisões eram compartilhadas, assim são nos momentos ruins.
Também não é viável continuar em uma situação tóxica e que pode gerar maiores problemas pelo fato de terem seus filhos ou pelo receio de que o ex-cônjuge ira difamar ou 'queimar' perante a eles... Isso pode resultar numa mágoa e num sentimento de culpa neles e trazer o ressentimento de que eles eram o motivo de todas as brigas, seria imprudente e injusto. ELES VÃO ENTENDER LÁ NA FRENTE.

Sejam sempre honestos e resolvam as diferenças como adultos, com as devidas responsabilidades e entendam que a prioridade são eles! Façam o que tiver de fazer por eles. Pois como mesmo disse, tem a vida toda pela frente e o patrimônio que 'entende' de seu direito, irá recuperar, agora o respeito e a admiração deles, se agirem de forma irresponsável, será irreparável.

Agora com relação ao patrimônio, amparem-se legalmente, mas entenda que na visão da justiça, num casamento não há o que é meu e o que é seu... Agora quanto ao apartamento adquirido antes do casamento, há também a questão de, se isso gerava renda ao casal, pode ser considerado um bem comum... contudo, sugiro consultar seu advogado para seguir o melhor caminho.

Desejo boa sorte e sabedoria, para que tudo se resolva bem!

Abraços!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

MINHA opinião no post inteiro, então não vou ficar repetindo em todas as passagens.

Cada um tem uma concepção e ideia do que é ou será o casamento. Fiquei até impressionado (positivamente) ao ver as respostas dos demais porque achei que iriam para outro lado.

19 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Meu tempo de casado é igual ao seu (queria que o patrimônio também fosse, mas enfim...) e vejo que esse relacionamento consiste em nada mais, nada menos que companherismo no seu sentido mais amplo e respeito.

Meus pais se separaram numa situação parecida com essa sua (tô considerando que só há os problemas que expôs e não outros) e foi uma porcaria.

Vejo que, mesmo fora do casamento, o grande problema é que as pessoas simplesmente NÃO CONVERSAM MAIS além de não estarem mais dispostas a ceder em ponto algum. Algo incomoda, o sujeito fica bolado e nada fala... guarda aquilo para si e, quando surge a oportunidade (seja consciente ou não) desconta no outro que, por sua vez, faz a mesma coisa... Aí vira, então, aquela avalanche de cocô que endurece e vira ressentimento e daqui a pouco fica impossível de consertar.

Alguém precisa ser aquele que vai parar toda essa merda e abrir mão do orgulho mesmo que perca a razão.

O casamento, além de contrato, é compartilher, viver e crescer junto com seu parceiro(a)... é necessário que combinem os próximos planos e destinos e se comprometam um com o outro.

Não dá pra guardar toda grana e construir patrimônio (ou viajar pelo mundo) se esse não for o objetivo de ambos... se os perfis são tão diferentes (e o meu aqui é uma situação bem parecida), precisam sentar e conversar que nem adulto e achar um meio termo.

Só consigo lembrar de três coisas (pode ter mais, mas agora foi o que veio) que seriam INACEITÁVEIS numa relação, qualquer que seja e independente de quem comece:

• Violência;
  • Traição (não falo só da sexual); e
  • Desrespeito (aqui refiro-me àquelas atitudes mais pesadas como humilhação e afins).

No mais, dá pra ajustar se ambos estiverem dispostos.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

E ainda, apenas complementando o que o nosso amigo @Henrique Magalhães disse, nessa situação, é sem choro meu amigo. Metade pra cada um de vocês.

Eu já fui casado também e só não tive filhos. Quando o casamento terminou, sentamos e conversamos sobre essas questões pois tínhamos imóvel e veículo. Vendemos tudo e dividimos metade pra cada. 

Não fique com essa visão de que você fez tudo. Ainda que você tenha arcado com a maioria dos gastos financeiros, ela teve que cuidar dos filhos que são o seu maior tesouro. Me desculpe pela sinceridade, mas o seu ego está inflado. Já que você não vê mais sentido no seu casamento, se divorcie, arque com as responsabilidades de divisão do patrimônio e pague pensão aos seus filhos. Posteriormente, você estará sozinho para "recuperar" o seu tão querido patrimônio de 50% que não quer "perder".

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
20 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

E também, pelo que você escreveu, é bem esforçado e logo irá aumentar o seu patrimônio novamente já que sabe controlar seus gastos. 

Pense bem, converse com a sua esposa, veja a reação dela e se resolvam, seja pelo divórcio ou não.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Eita... vou dar um toque feminino a sua pergunta.. contando um pouco da minha história para ajudar na sua reflexão.

Não irei entrar nos pontos nos quais meus colegas já pontuaram (concordo com eles), mas te darei uma visão do outro lado... o meu Lado!

Eu como mulher (já passei dos 40 anos) e estou no meu segundo casamento... e em ambos eu sempre ganhei bem mais que meus maridos.

Você não chegou a ponderar o regime do casamento (ou eu que não notei)...

Meu primeiro casamento (apenas cartório), grávida (imagino que uma situação similar a sua)... era jovem.. inicio de carreira, incompatibilidade de personalidade e sonhos (não deu certo e tomei a iniciativa de pedir o divórcio), mas ao separar tinhamos alguns bens: carro (eu havia comprado após o casamento), entrada em um apto na planta (somente eu havia pago)... ele não contribuiu financeiramente, mas fizemos "um acordo" ao casar (assinamos)... então a Lei prevalece (achando justo ou não)... agora pensa no lado "machista" da coisa... um homem contestar e pedir metade de tudo que ele não pagou (era dele por direito).. parece estranho né?  Regime do Casamento: separação de bens.... resultado do divórcio: eu tive que pagar a ele metade de tudo, além disso fiquei com a guarda do nosso filho e ele pagou pensão apenas por 1 ano... sequer perguntava se o nosso filho precisava de algo (escola, apoio, visitas...). 

Segurei a onda psicologica... (foram criticas... todo mundo quer opiniar.... nem todos sabem o que se passa em 4 paredes e eu nunca abri.. segurei tudo e tinha comigo: nada como um dia após o outro...e vou dar a volta por cima) segurei a onda financeira... levantei a cabeça... paguei ele e recomei... nossa como a minha vida prosperou e olha que nunca desejei mal a ele (querendo ou não ele é o pai do meu filho e a felicidade do meu filho é o que importa). Também nunca contestei a pensão... cada um sabe de si...

Hoje sou muito feliz com minhas conquistas (essa separação faz mais de 17 anos).. Casei novamente... tudo da maneira correta.. anos namorando.. mesmos objetivos.... sonhos... maturidade... uma filha planejada... e dividimos tudo... estamos juntos na AUVP (vou até entrar na live com ele para ganhar o presente, rsrs), eu ganho quase 4x a mais que ele... e está tudo bem... compartilhamos soluções e problemas... compramos outro apartamento... e seguimos felizes traçando a nossa liberdade financeira e construindo nossa vida juntos.

Peço apenas que reflita no todo e na sua fala (escrita, ficou realmente meio egocentrico a forma) e faça o que for melhor em termos de proteger o patrimônio pensando nos seus filhos e não em "NÃO DEIXAR PARA ELA...que não contribuiu financeiramente". Espero que fiquem bem (juntos ou separados) e não transfiram o peso as crianças. 

Vou deixar no anomino não por mim... não tenho problemas quanto a isso é mais por meus filhos... não expor nenhum deles. 

Link para compartilhar

• Criar novo...