Jump to content

Conclusão pós primeiro orçamento mensal

Recommended Posts

Eu fiz meu orçamento de fevereiro hoje (agora no caso kkkk), confesso que estou um pouco espantado que eu não sabia o quanto fazia de dinheiro, quanto gastava e aonde gastava. Olhando os gastos me ficou uma coisa bem clara, meus maiores gastos foram por não saber dizer não ou comunicar que estava ruim para mim. Recentemente meu padrão de vida caiu bruscamente e mudei de trabalho, ganhando mais e pagando menos para morar. Vocês tinham o costume de fazer esse orçamento mensal? eu por exemplo fiquei impressionado o tanto que eu vou na padaria kkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

Oi, Bom dia.

Eu sinceramente fazia um geralão, colocava tudo na conta do cartão de credito e apenas calculava se ia conseguir pagar o cartão, era só isso que controlava, não controlava conforto e alimentação nem nada, é de assustar quando se analisa tudo, hoje estou bem mais controlado já que as situações da vida não estão a meu favor no momento kkk.

• Brabo 3
Link para compartilhar

11 minutes ago, Mateus Souza disse:

Eu fiz meu orçamento de fevereiro hoje (agora no caso kkkk), confesso que estou um pouco espantado que eu não sabia o quanto fazia de dinheiro, quanto gastava e aonde gastava. Olhando os gastos me ficou uma coisa bem clara, meus maiores gastos foram por não saber dizer não ou comunicar que estava ruim para mim. Recentemente meu padrão de vida caiu bruscamente e mudei de trabalho, ganhando mais e pagando menos para morar. Vocês tinham o costume de fazer esse orçamento mensal? eu por exemplo fiquei impressionado o tanto que eu vou na padaria kkkk

Bem-vindo ao cardume, sardinha! A maioria se assusta 😂

Por que o seu padrão de vida caiu se a sua renda aumentou? Por escolha ou essa mudança foi antes do novo trabalho?

• Brabo 2
Link para compartilhar

6 minutes ago, Karolmara Paula Nunes disse:

Bem-vindo ao cardume, sardinha! A maioria se assusta 😂

Por que o seu padrão de vida caiu se a sua renda aumentou? Por escolha ou essa mudança foi antes do novo trabalho?

Eu dividia o apartamento com minha ex namorada, ele puxava meu padrão de vida muito para cima (vivo em SP, então por ter facil acesso ao centro e ter faculdades importantes proximas acaba agravando a situação) e decidi abaixar meu padrão para não ficar somente pagando conta, pq era isso que estava acontecendo. Consegui arrumar um aluguel que me atende e custa 1/3 do valor, em paralelo passei em um processo seletivo de uma multinacional.

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 minute ago, Mateus Souza disse:

Eu dividia o apartamento com minha ex namorada, ele puxava meu padrão de vida muito para cima (vivo em SP, então por ter facil acesso ao centro e ter faculdades importantes proximas acaba agravando a situação) e decidi abaixar meu padrão para não ficar somente pagando conta, pq era isso que estava acontecendo. Consegui arrumar um aluguel que me atende e custa 1/3 do valor, em paralelo passei em um processo seletivo de uma multinacional.

Acredito que devemos viver em um padrão menor do que podemos pagar, para investirmos mais justamente na liberdade financeira, então, a meu ver, é uma decisão muito acertada. Sucesso no novo trabalho! E boraaaa 💰

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hour ago, Mateus Souza disse:

Olá, Mateus!

Que bom que você está começando a organizar suas contas! É assim mesmo, muitos de nós quando não tem o hábito de colocar todos os gastos "na ponta do lápis" se surpreende ao saber por onde está indo nosso "suado" dinheirinho.😉

Saber dizer não é um exercício que deve ser praticado principalmente quando temos a crença de sermos taxados como egoístas. Raul até postou algo parecido hoje nos stories do Instagram ao responder uma pergunta sobre o que fazer quando algum parente ou amigo pedir dinheiro emprestado. 

Eu sempre tive o hábito que anotar todos os meus gastos mensais numa agenda. Quando comecei a usar cartão de crédito, anotava os gastos com cartão como se o mesmo fosse uma categoria de gastos. Ou seja, era tudo sem método. A partir do momento que comecei a utilizar a ferramenta do orçamento doméstico e entender que o cartão de crédito é única e exclusivamente um meio de pagamento, separar todos os gastos em categorias distintas me fez ter uma visão muito mais clara de onde meu dinheiro está indo parar.

Uma regra importante a ser seguida para obter sucesso na conquista da tão almejada Liberdade Financeira, é viver em um padrão de vida abaixo do que aquele que podemos pagar. Regra esta que você já começou a seguir. Sábia decisão. Só não se esqueça de se permitir alguns prazeres e conforto. Não é a toa que essas categorias estão presentes no orçamento. 

"Então vamu  lá!"

🐟Tamu junto nessa jornada!🐟

Bora investir!🤑

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...