Jump to content
  • 0

Há imposto sobre ganhos com marcação a mercado?

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Decidi buscar e essa é a resposta que encontrei

Sim, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro obtido com a marcação a mercado se você vender o título antes do vencimento.

Explicando melhor:

Marcação a mercado significa que o preço do título varia conforme as condições do mercado, especialmente a oscilação das taxas de juros.

Se você comprar um título e ele valorizar antes do vencimento, pode vendê-lo por um preço maior do que pagou. Esse lucro será tributado pelo IR sobre o ganho de capital.

A alíquota segue a tabela regressiva do Imposto de Renda para renda fixa, que depende do tempo que você manteve o título:

Prazo de Investimento | Alíquota de IR

Até 180 dias  | 22,5%

De 181 a 360 dias |  20%

De 361 a 720 dias |  17,5%

Acima de 720 dias | 15%

🔹 Se você segurar o título até o vencimento, o IR será cobrado sobre o rendimento total (juros + eventual valorização).
🔹 Se vender antes, o imposto incide sobre o lucro obtido com a venda.

Se alguém mais quiser complementar eu agradeceria, más essa explicação foi a que consegui encontrar

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
13 minutes ago, Pablo Rickson disse:

Decidi buscar e essa é a resposta que encontrei

Sim, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro obtido com a marcação a mercado se você vender o título antes do vencimento.

Explicando melhor:

Marcação a mercado significa que o preço do título varia conforme as condições do mercado, especialmente a oscilação das taxas de juros.

Se você comprar um título e ele valorizar antes do vencimento, pode vendê-lo por um preço maior do que pagou. Esse lucro será tributado pelo IR sobre o ganho de capital.

A alíquota segue a tabela regressiva do Imposto de Renda para renda fixa, que depende do tempo que você manteve o título:

Prazo de Investimento | Alíquota de IR

Até 180 dias  | 22,5%

De 181 a 360 dias |  20%

De 361 a 720 dias |  17,5%

Acima de 720 dias | 15%

🔹 Se você segurar o título até o vencimento, o IR será cobrado sobre o rendimento total (juros + eventual valorização).
🔹 Se vender antes, o imposto incide sobre o lucro obtido com a venda.

Se alguém mais quiser complementar eu agradeceria, más essa explicação foi a que consegui encontrar

Muito obrigado amigo! Deu aulas

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Caio Augusto Freitas Bizerra disse:

Boa noite Pessoal, tudo bem?

Estava estudando o módulo 3 e me surgiu uma dúvida. Supondo uma situação que eu comprei um título e posteriormente obtive ganho com a marcação a mercado, haverá incidência de IR sobre o lucro no preço do título?

Olá Caio, sim, haverá a incidência de IR seguindo a tabela e inclusive, o cálculo de Custo de Oportunidade tem que lever isso em consideração para saber se no futuro, retirando agora, você vai ganhar mais ou menos na nova oportunidadel.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...