Caio Augusto Freitas Bizerra Postado 4 de Março Compartilhar Postado 4 de Março Boa noite Pessoal, tudo bem? Estava estudando o módulo 3 e me surgiu uma dúvida. Supondo uma situação que eu comprei um título e posteriormente obtive ganho com a marcação a mercado, haverá incidência de IR sobre o lucro no preço do título? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Pablo Rickson Postado 4 de Março Compartilhar Postado 4 de Março Decidi buscar e essa é a resposta que encontrei Sim, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro obtido com a marcação a mercado se você vender o título antes do vencimento. Explicando melhor: Marcação a mercado significa que o preço do título varia conforme as condições do mercado, especialmente a oscilação das taxas de juros. Se você comprar um título e ele valorizar antes do vencimento, pode vendê-lo por um preço maior do que pagou. Esse lucro será tributado pelo IR sobre o ganho de capital. A alíquota segue a tabela regressiva do Imposto de Renda para renda fixa, que depende do tempo que você manteve o título: Prazo de Investimento | Alíquota de IR Até 180 dias | 22,5% De 181 a 360 dias | 20% De 361 a 720 dias | 17,5% Acima de 720 dias | 15% 🔹 Se você segurar o título até o vencimento, o IR será cobrado sobre o rendimento total (juros + eventual valorização). 🔹 Se vender antes, o imposto incide sobre o lucro obtido com a venda. Se alguém mais quiser complementar eu agradeceria, más essa explicação foi a que consegui encontrar 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Pablo Rickson Postado 4 de Março Compartilhar Postado 4 de Março Não possuo esse conhecimento mas vou comentar porque quero saber a resposta quando houver kkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Caio Augusto Freitas Bizerra Postado 4 de Março Author Compartilhar Postado 4 de Março 13 minutes ago, Pablo Rickson disse: Decidi buscar e essa é a resposta que encontrei Sim, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro obtido com a marcação a mercado se você vender o título antes do vencimento. Explicando melhor: Marcação a mercado significa que o preço do título varia conforme as condições do mercado, especialmente a oscilação das taxas de juros. Se você comprar um título e ele valorizar antes do vencimento, pode vendê-lo por um preço maior do que pagou. Esse lucro será tributado pelo IR sobre o ganho de capital. A alíquota segue a tabela regressiva do Imposto de Renda para renda fixa, que depende do tempo que você manteve o título: Prazo de Investimento | Alíquota de IR Até 180 dias | 22,5% De 181 a 360 dias | 20% De 361 a 720 dias | 17,5% Acima de 720 dias | 15% 🔹 Se você segurar o título até o vencimento, o IR será cobrado sobre o rendimento total (juros + eventual valorização). 🔹 Se vender antes, o imposto incide sobre o lucro obtido com a venda. Se alguém mais quiser complementar eu agradeceria, más essa explicação foi a que consegui encontrar Muito obrigado amigo! Deu aulas 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
0 Artur Barbosa Postado 4 de Março Compartilhar Postado 4 de Março 15 horas atrás, Caio Augusto Freitas Bizerra disse: Boa noite Pessoal, tudo bem? Estava estudando o módulo 3 e me surgiu uma dúvida. Supondo uma situação que eu comprei um título e posteriormente obtive ganho com a marcação a mercado, haverá incidência de IR sobre o lucro no preço do título? Olá Caio, sim, haverá a incidência de IR seguindo a tabela e inclusive, o cálculo de Custo de Oportunidade tem que lever isso em consideração para saber se no futuro, retirando agora, você vai ganhar mais ou menos na nova oportunidadel. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pergunta
Caio Augusto Freitas Bizerra
Boa noite Pessoal, tudo bem?
Estava estudando o módulo 3 e me surgiu uma dúvida. Supondo uma situação que eu comprei um título e posteriormente obtive ganho com a marcação a mercado, haverá incidência de IR sobre o lucro no preço do título?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
2
1
DIAS POPULARES
4/Mar
5
Top Posters For This Question
Pablo Rickson 2 posts
Caio Augusto Freitas Bizerra 2 posts
Artur Barbosa 1 post
DIAS POPULARES
4/Mar 2025
5 posts
Os mais famosos desse tópico
Caio Augusto Freitas Bizerra
Boa noite Pessoal, tudo bem? Estava estudando o módulo 3 e me surgiu uma dúvida. Supondo uma situação que eu comprei um título e posteriormente obtive ganho com a marcação a mercado, haverá incid
Pablo Rickson
Não possuo esse conhecimento mas vou comentar porque quero saber a resposta quando houver kkkk
Pablo Rickson
Decidi buscar e essa é a resposta que encontrei Sim, haverá incidência de Imposto de Renda sobre o lucro obtido com a marcação a mercado se você vender o título antes do vencimento. E
4 respostas para essa pergunta
Recommended Posts