Jump to content
  • 0

Exercício - analisando um setor - bora fazer juntos?


Franklin Lucas Rocha E Lima

Pergunta

Galera, acabei de assistir a aula 6 do módulo 4, que é a primeira parte do módulo de análise de ações. Pelo que eu percebi, o Raul provoca a gente a analisar um setor antes de partir para as próximas aulas, e eu resolvi fazer isso.
Peguei um setor aleatoriamente pra analisar: Bens Industriais / Materiais de Transporte ( https://investidor10.com.br/setores/bens-industriais/material-de-transporte/ )
Fiz um estudo apenas baseado nas informações do site Investidor 10 e de meus próprios raciocínios, ainda não fui ao RI das empresas nem fiz nenhuma análise específica fora aqueles indicadores fundamentalistas e informações do site.
Queria compartilhar a análise com vocês e pegar sugestões e pontos de vista diversos. A ideia aqui é fazer um exercício colaborativo, se toparem. Não é recomendação de investimento, é um exercício pra aprender!!
MINHA ANÁLISE: Este subsetor tem 8 empresas: Embraer; Marcopolo; Randon; Fras-Le; Tupy; Recrusul; Riosulense e Wetzel
Em uma análise inicial, descartei as seguintes empresas: - Embraer: setor que eu não gosto - setor aéreo não dá lucro em nenhuma parte do mundo e é muito regulado. Governo tem golden shares nessa empresa (direito a veto). Vem dando prejuízo desde 2018, mas tá começando a dar lucro agora. P/VP muito bom (0,66) mas P/L muito ruim (147). Pagamento de dividendos fraco e não paga desde 2019 - Recrusul: já passou por recuperação judicial, está a 10 anos sem dar lucro apesar de mostrar um leve crescimento de receita. Pode ter um turn around nos próximos anos pois teve mudança de controle acionário em 2019 que pode estar colocando as coisas nos eixos, mas achei ainda cedo pra apostar. - Riosulense: parece estar overpriced - P/VP 4,24, P/L 7,14. Preço das ações passou por um rush em 2021, depois despencou e ficou flat. Teve lucro e receita recorde nesse ano, o que pode explicar o rush, mas ele ainda me pareceu meio irracional. Não distribui lucros há 5 anos, mas parece que vai distribuir agora. - Wetzel (talvez seja a "bituca de charuto") - gostei da linha de produtos elétricos, mas parece ainda estar muito baseada em produtos de liga de alumínio, que podem sofrer muito com inflação (90\% do custo do alumínio é energia elétrica). Vem dando prejuízo há 5 anos. Deu lucro em 2021, onde experimentou um rush de preços, que caiu na sequencia. O que me acendeu uma luz de pequena esperança foi o P/L de 0,16 e o P/VP negativo (que não entendi, na real), o que pode indicar que é uma empresa ruim com preço excelente.
Em relação às demais empresas: - Marcopolo: se eles se mantém na fabricação de ônibus, pode ter uma melhora com a volta do turismo, mas não sei se o setor tem muito pra onde crescer. Em 2019 entrou no setor ferroviário, o que me anima um pouco mais, apesar de ser um setor cuja infra cresce pouco no brasil. P/VP está muito bom (0,82) e distribui cerca de 2,5\% de dividendos desde 2017. Não parece estar muito endividada (0,8 dívida bruta/patrimonio). É antiga e perene. - Randon: fornece implementos rodoviários, o que acredito que vai continuar forte no país pelos próximos anos, inclusive na possível recessão mundial. É dona da Fras-Le, que tem lhe gerado bons lucros, mas ela corresponde a uns 25\% dos lucros, então não parece haver dependência. Pagamento de dividendos é muito instável, mas gira em torno dos 2 a 3 \%. ROE relativamente alto para o setor (25\%). P/VP em 0,96 e P/L em 3,73, o que pode indicar que está com um bom preço. - Fras-Le: Fabrica peças para suspensão e frenagem de veículos. Paga dividendos consistentemente, na ordem de 2,5\%. P/VP um pouco alto (2,59) e margem líquida baixa (6\%). Tem muita concorrência internacional. Preço sempre superando o IBOV e passou por um certo rush em 2021, vem caindo. Acredito que esteja overpriced, mas parece ser uma boa empresa. - Tupy - principal produto é a fabricação de motores (bloco e cabeçote). Por ser focada em motores à combustão, acredito que pode sofrer com a eletrificação dos veículos nos próximos anos. Bastante endividada, mas paga dividendos consistentemente, da ordem dos 2,5\%, falhando apenas em 2020. P/VP está bom (1,32) e P/L 10,71.
Das 4 empresas que considerei "boas", Randon me pareceu a melhor, pois é bem diversificada, não parece trabalhar com setores que vão enfraquecer nos próximos anos, tem a Fras-Le como boa empresa sob seu guarda-chuva e está com bom preço. Ela ganhou da Marcopolo por que tenho minhas dúvidas em relação ao setor de produção de ônibus, mas também me chamou a atenção.
Galera, essa é a primeira vez que faço análise de ações, então eu devo ter cometido vários equívocos e deixado passar bastante coisa, então queria muito que vocês contribuissem na discussão pra aprendermos juntos. Eu tenho quase certeza que não "acertei", mas essa não era a meta, mas sim aprender.
Bora trocar ideia??
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Franklin Lucas Rocha E Lima, parabéns pela analise!
Sou da próxima turma e não tenho muito com o que contribuir contribuir no momento, mas pretendo retornar aqui quando iniciar meus estudos para utilizar sua análise como referência e também ajudando a complementá-la.

De pronto, acho que você também pode se atentar a alguns indicadores como:
ROE (A empresa tem um ROE maior que 10\%?); DÍVIDA LÍQUIDA - LUCRO LÍQUIDO (A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?); CAGR (Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 5\% nos últimos 5 anos?); Margem Liquida (A margem liquida é mais que 15\%?); Receita Liquida (A receita liquida vem crescendo nos últimos 3 anos?); Lucro liquido (O lucro liquido da empresa cresceu nos últimos 3 anos?).
Espero ter te ajudado. Abraços!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Franklin Lucas Rocha E Lima fico feliz que tenha ajudado, ainda tô aprendendo a maior parte dos indicadores, gosto que o Status Invest segmenta os indicadores por Indicadores de Valuation, Endividamento, Eficiência, Rentabilidade e Crescimento, provavelmente isso vai te ajudar quando for utilizar o diagrama do cerrado, fica a dica.
Tamo junto, precisando de algo ou querendo compartilhar conhecimento, me dá um salve!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...