Jump to content

Planejamento Financeiro Baseado em Financiamentos

Recommended Posts

Fiquei pensando aqui qual a melhor estratégia para que eu consiga aportar, atingir o meu objetivo e usar do momento em que ganho mais "agora", sem ter pressão de ter que ganhar mais no futuro, pelo contrário seria uma escala de aportes crescentes/decrescentes ou apenas decrescentes para um valor final.

Alguém pode me explicar se esse tipo de planejamento realmente faz sentido para quem está em um momento bom da carreira? Acredito que possa funcionar no 30y+.

Não sei se ficou muito confuso mas fiz (EU GPT) umas tabelas simples pra explicar:

Premissas:
Objetivo: R$ 1.000.000
Prazo: 15 anos
Rentabilidade: 11% ao ano (0,916% ao mês)
Aportes: Diminuindo ao longo do tempo
Método: Juros compostos

Estratégia de Aportes Decrescentes

Para atingir a meta, usaremos uma estrutura onde os primeiros anos terão aportes maiores e, gradativamente, eles vão diminuindo. Isso se baseia no conceito de que os juros compostos trabalham mais eficientemente ao longo do tempo.

Os cálculos foram feitos para que o saldo final seja de R$ 1.000.000 ao fim de 15 anos. Aqui está uma simulação dos aportes anuais:

image.png.7e72f9b3b50e1011e52d03d3175a58c2.png

Premissas:
Objetivo: R$ 1.000.000
Prazo: 15 anos (180 meses)
Taxa: 11% ao ano (0,916% ao mês)
- Aportes crescentes nos primeiros anos e decrescentes depois
- Aportes mensais para maior precisão

Planejamento financeiro, considerando aportes mais suaves no início e crescimento maior do patrimônio.
Agora, incluí aportes mensais e uma estratégia onde os aportes crescem inicialmente e depois diminuem, aproveitando melhor os juros compostos.

image.png.d93a915c7453f8ca81073f442aa0f327.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

Você acredita que vai começar a ganhar menos? Não vejo muito sentido em começar a aportar cada vez menos. As vezes é difícil projetar um crescimento, mas imaginar uma redução é bem pessimista.

Outro ponto, você está desconsiderando a Inflação quando supõe esse 11% certo? É um valor possível, mas precisamos sempre manter nossos pés no chão quando fazemos essas simulações e imaginar cenários um pouco pessimistas.

Parece loucura, mas já houve períodos de mais de 20 anos de mercado de baixa na bolsa americana onde o investidor não obteve rendimentos positivos.

Link para compartilhar

7 minutes ago, Ademilton Carvalho disse:

Você acredita que vai começar a ganhar menos? Não vejo muito sentido em começar a aportar cada vez menos. As vezes é difícil projetar um crescimento, mas imaginar uma redução é bem pessimista.

Outro ponto, você está desconsiderando a Inflação quando supõe esse 11% certo? É um valor possível, mas precisamos sempre manter nossos pés no chão quando fazemos essas simulações e imaginar cenários um pouco pessimistas.

Parece loucura, mas já houve períodos de mais de 20 anos de mercado de baixa na bolsa americana onde o investidor não obteve rendimentos positivos.

Se você considerar que precisa de um valor x para ser 20% do total, você pode trabalhar para atingir esse valor e diminuir seus aportes depois disso, assim você tem mais dinheiro para 'viver' e precisa aportar menos.

A questão talvez seja quando a balança muda.

Simulação de Aportes Mensais
A estratégia adotada será:

Aportar valores altos até R$ 200.000 (alcançando o ponto de virada).
Reduzir os aportes gradualmente, pois os juros compostos assumem o crescimento.

image.png.d0af05105545566cb7403872f54ac283.png

Quando a balança muda?
📌 No 4º ano, atingimos os R$ 200.000.
📌 A partir do 5º ano, os aportes podem ser reduzidos drasticamente.
📌 No 12º ano, os juros compostos fazem o trabalho sozinhos.

Esse modelo permite que você tenha mais dinheiro disponível para viver após os primeiros 4 anos de esforço intenso.

Link para compartilhar

13 minutes ago, Eduardo Luiz Da Silveira disse:

Se você considerar que precisa de um valor x para ser 20% do total, você pode trabalhar para atingir esse valor e diminuir seus aportes depois disso, assim você tem mais dinheiro para 'viver' e precisa aportar menos.

A questão talvez seja quando a balança muda.

Simulação de Aportes Mensais
A estratégia adotada será:

Aportar valores altos até R$ 200.000 (alcançando o ponto de virada).
Reduzir os aportes gradualmente, pois os juros compostos assumem o crescimento.

image.png.d0af05105545566cb7403872f54ac283.png

Quando a balança muda?
📌 No 4º ano, atingimos os R$ 200.000.
📌 A partir do 5º ano, os aportes podem ser reduzidos drasticamente.
📌 No 12º ano, os juros compostos fazem o trabalho sozinhos.

Esse modelo permite que você tenha mais dinheiro disponível para viver após os primeiros 4 anos de esforço intenso.

Amigo, qual foi a taxa utilizada? Não acredito que esses cálculos estejam corretos.

E, ainda que estivessem, ainda teria que discordar sobre diminuir os aportes para poder curtir a vida. Se você levar seus investimentos por 10 anos (tempo bem razoável) você poderia simplesmente parar de aportar e se aposentar, com esses aportes ou começar a curtir com o valor total. Os primeiros aportes são os mais importantes, 4 anos não são o suficiente.

Link para compartilhar

Bora lá...

São mais ou menos 7 a 10 anos para empatar os seus rendimentos com o valor do aporte, começando com 500 e fazendo aportes de 500 consecutivos, uma taxa de 8% a.a, vc passaria a ter 500 + 500 = 1000, sendo que seu aporte dobraria, mas para chegar no dobro de patrimônio levaria apenas 2 anos, concorda que levaria menos tempo para dobrar seu patrimônio.

Sendo assim, particularmente no mínimo por 10/15 anos manteria meu aporte igual ou maior que R$500, sendo que reinvestiria todo rendimento/dividendos, o Raul soltou da importância dos aportes iniciais, sendo que sobre ele o juros composto vai trabalhar por muito mais tempo, então focaria meu esforço nos primeiros 10 anos.

• Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...