Post popular Pedro Jeremias Postado Quarta-feira às 23:35 Post popular Compartilhar Postado Quarta-feira às 23:35 Fala, pessoal! Sou Pedro, tenho 41 anos, sou casado e pai de duas filhas. Quero compartilhar com vocês um grande sonho meu e da minha esposa. Atualmente, nossa renda familiar é de R$ 27.000,00. Já tentamos empreender no passado, mas não tivemos sucesso e acabamos nos endividando. No entanto, essa experiência nos trouxe aprendizado e resiliência. Hoje, nossas finanças estão estabilizadas. Temos uma casa financiada, que é nosso lar, e nosso objetivo é quitá-la nos próximos dois anos. Nosso sonho Queremos morar em um condomínio fechado aqui em Hortolândia/SP. A casa ideal para nós custa cerca de R$ 1.200.000,00, com um custo de manutenção mensal estimado em R$ 3.315,00 (incluindo impostos, condomínio, seguro e outras despesas). Além disso, sonhamos em ter uma caminhonete para aproveitar melhor os passeios em família, gostamos de campo, resumindo mato kkk, temos parentes que moram em sitio. Consideramos uma Camionete Turbo Diesel 4x4 (2023, com 2 anos de uso), que custa aproximadamente R$ 198.436,00, com um custo mensal de R$ 1.809,02 (seguro, IPVA, licenciamento, manutenção e combustível). Plano financeiro Atualmente, consigo aportar R$ 4.000,00 por mês. Nosso objetivo é quitar todas as dívidas este ano, ficando apenas com o financiamento da casa (R$ 1.600,00 por mês), que pretendemos amortizar para quitar em até dois anos. Tenho uma reserva de emergência em construção no valor de R$ 16k, mais uma carteira de investimentos com R$ 29.700,00, mas pausei os aportes para focar no aprendizado com a AUVP. Usando a calculadora de juros compostos com uma taxa de 8% ao ano, e retomando os aportes em abril de 2025, projetei a seguinte evolução: Janeiro de 2026: Aportes mensais: R$ 10.000,00 Tempo: 2 anos Saldo acumulado (8% a.a.): R$ 337.547,78 Janeiro de 2028: Aportes mensais: R$ 17.000,00 Tempo: 10 anos Saldo acumulado (8% a.a.): R$ 3.790.852,98 Após a compra da casa e do carro dos sonhos, sobrariam R$ 2.392.416,98. Investindo esse valor com 8% ao ano, sem novos aportes, renderia R$ 15.392,88 por mês, garantindo nossa liberdade financeira. Situação ao final de 12 anos: Custo da casa: R$ 3.315,00 Custo do carro: R$ 1.809,02 Despesas fixas: R$ 6.200,00 Conforto: R$ 1.000,00 Lazer: R$ 2.000,00 Educação: R$ 1.000,00 Total: R$ 15.324,02 Se tudo correr conforme planejado, alcançarei a liberdade financeira em 12 anos. O que acham? Será que estou sonhando alto demais? Um abraço a todos. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Veras Postado Sexta-feira às 02:00 Compartilhar Postado Sexta-feira às 02:00 Boa noite @Pedro Jeremias Cara, eu consideraria o dobro do valor para os gastos com a caminhonete, ainda mais se você for um viciado em dirigir... a gasolina sempre some kkk 😅, ainda mais quando é turbo, o tanque parece que fura.. Fora isso, acredito ser totalmente possível, os valores de aporte são consideráveis o que vai ajudar bastante para realizar esse sonho dentro de 12 anos. Top! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pedro Jeremias Postado Sexta-feira às 03:43 Author Compartilhar Postado Sexta-feira às 03:43 Obrigado @Guilherme Veras, vamos ajustando o sonho de acordo com a realidade possível kkkk 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Artur Barbosa Postado Sexta-feira às 10:32 Compartilhar Postado Sexta-feira às 10:32 Fala @Pedro Jeremias, tudo bem? Estamos bem parecidos, não tenho sonho de ter uma casa em condomínio, mas tenho uma faculdade de medicina pela frente... auuuuuu segura! Diferente de você eu já moro no mato, tenho uma montanha aqui no sul de minas e o meu 4x4 é excencial para as idas e vindas. Excelentes cálculos, eu ainda não fiz os meus, mas o seu post me animou. Bora juntos companheiro de turma... vamos trocando ideias nos próximos anos para acompanhar nossa evolução. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts