Juliana Pfeil Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Eu imagino que vamos falar sobre isso nas aulas, mas se um banco quebrar o que eu tenho investido em fundos (que não são do banco) segue vida normal no fundo, certo? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Juliana, você terá uma ingrata surpresa. Vimos sobre isso na live de ontem (você tem acesso a ela porque fica gravada). O FGC não tem dinheiro para suportar a quebra de bancos grandes. Infelizmente, ao contrário do que dizem, todo investimento tem risco. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Depende, esses fundos de investimentos normalmente tem alocado milhões de reais em um banco, o que o FGC não cobriria de forma alguma, já que seu máximo valor é de 250.000. Mas é importante observar onde o fundo está investindo, pois, na minha opinião, um bom gestor de fundo não deveria investir em um banco que está à beira da falência. Por isso é importante observar a situação do fundo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Juliana Pfeil Postado 5 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Oi, pessoal! Obrigada pelas respostas. Eu não estava pensando em garantia como o FGC, eu estava pensando se o fundo e o banco eram coisas separadas. Porque o banco pode quebrar, mas se o fundo não é do banco, ele segue existindo, certo? Essa era minha dúvida. Assim como se uma corretora quebra eu não perco o meu dinheiro (que não está na corretora) . O dinheiro que invisto num fundo via um banco está no banco? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Ah, entendi seu questionamento. Bom, eu acredito que o fundo que seja administrado pelo banco possa ser diluído e o valor seria "raptado" pelo banco. Só que não tenho certeza. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Henrique Lara Paschoalin Dias Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Ah sim, ele continua existindo sim, o problema é se ele vai conseguir se sustentar após a falência de um banco. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 5 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 5 de Outuro de 2020 Também tem isso, a gente tem que saber bem a estrutura do fundo pra saber o fim dele. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Marcos Vinícius Tombini Munaro Postado 6 de Outuro de 2020 Compartilhar Postado 6 de Outuro de 2020 Juliana, a sua resposta é DEPENDE. Eu tenho aplicações em fundos de investimento e vejo que eles possuem "personalidade jurídica própria", com a existência de nome e CNPJ e muitos com gestão autônoma, ou seja, o banco atua como mero intermediário - recebendo as suas comissões. Mas, também existem fundos que são oferecidos e geridos pelo próprio banco. Mas, acredito que se o Banco "quebrar", os saldos dos fundos ainda permanecem com os cotistas, até porque a grande parte dos fundos existentes no mercado são de aplicações em ações ou em títulos públicos federais - que não estão vinculados ao banco. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Juliana Pfeil Postado 6 de Outuro de 2020 Author Compartilhar Postado 6 de Outuro de 2020 Perfeito! Mto obrigada, pessoal! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts