Jump to content
  • 0

Duvida Tesouro Direto

Rodrigo Pinto Alves

Pergunta

Fala cambada, e vou eu com meus absurdos(desculpem a ignorância, mas faz parte do aprendizado). 

Se eu Invisto 200.000,00 no tesouro direto Selic (atualmente 13,25%), segundo mes me rende 2.106,31.

Querendo eu sacar esse rendimento logo no segundo mês (evitando IOF). 

2.106,31 - 22,5% (pois ainda não chegou aos 180 dias) = sobram 1.632,39 - 25% para reinvestir = 1.224,29 Liquido. 

Duvida 1: Eu poderia simplesmente ir na aplicação e retirar 1.224,29 ?

Duvida 2: Depois que passar 180 dias eu posso levar em consideração 20% de IR, depois, consequentemente até chegar nos 720 dias, 15% ?

Duvida 3: eu teria essas retiradas e o patrimônio iria crescendo? já que estou deixando sempre um a mais, indo assim até o vencimento do Tesouro ou então até a Selic não ser mais interessante.

Acredito que tenham outros investimentos melhores, mas ainda estou no modulo 3 das aulas...

Abraço a todos e perdoe a ignorância !

• Brabo 1
Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
44 minutes ago, Rodrigo Pinto Alves disse:

Fala cambada, e vou eu com meus absurdos(desculpem a ignorância, mas faz parte do aprendizado). 

Se eu Invisto 200.000,00 no tesouro direto Selic (atualmente 13,25%), segundo mes me rende 2.106,31.

Querendo eu sacar esse rendimento logo no segundo mês (evitando IOF). 

2.106,31 - 22,5% (pois ainda não chegou aos 180 dias) = sobram 1.632,39 - 25% para reinvestir = 1.224,29 Liquido. 

Duvida 1: Eu poderia simplesmente ir na aplicação e retirar 1.224,29 ?

Duvida 2: Depois que passar 180 dias eu posso levar em consideração 20% de IR, depois, consequentemente até chegar nos 720 dias, 15% ?

Duvida 3: eu teria essas retiradas e o patrimônio iria crescendo? já que estou deixando sempre um a mais, indo assim até o vencimento do Tesouro ou então até a Selic não ser mais interessante.

Acredito que tenham outros investimentos melhores, mas ainda estou no modulo 3 das aulas...

Abraço a todos e perdoe a ignorância !

Oi, Boa noite, vou tentar te ajudar.

1. Posso realizar um saque exato de R$ 1.224,29 sem risco nenhum?  
Sim, você pode retirar este valor, mas o Tesouro Selic opera com resgate proporcional, ou seja, quando você realiza o resgate, retira uma proporção dos seus títulos, proporcional ao valor que você está requisitando. Quer dizer que não está retirando apenas o rendimento, mas parte do capital investido.    

O ideal para que o patrimônio continue crescendo é sempre reinvestir parte do rendimento, como já comentou.   

2. Depois de 180 dias, o IR cai a 20%, depois 17,5% e até 15% depois de 720 dias?  
Sim, a tabela regressiva do IR sobre renda fixa é assim:  
- até 180 dias → 22,5%   
- de 181 dias a 360 dias → 20%  
- de 361 dias a 720 dias→ 17,5%  
- acima de 720 dias→ 15%   

Quer dizer que depois de 180 dias, seu rendimento iria passar a ser 20% e continuaria a cair conforme o tempo passa.   

3. O patrimônio cresce também com os resgates parciais?    
Sim, cresce, desde que a taxa de rendimento seja maior que o valor que você está retirando. Como dissemos, você está deixando sempre um pouco a mais, assim o saldo total tende a crescer com o tempo.   

Isso oferece o efeito bola de neve:  
- cada novo rendimento é maior, pois o capital investido aumenta;  
- o Tesouro Selic paga juros sobre juros, assim quanto mais ele permanece investido, mais ele cresce;  
- se a Selic estiver alta, funciona bem, e se cair, fica mais lento.     
Ponto de atenção: se a Selic cair bastante, essa estratégia pode enfraquecer, pois o rendimento mensal ficará baixo. Aí pode ser interessante repensar onde ele investe.   

Conclusão:

Você pode retirar o rendimento, mas com a dedução do IR: No primeiro resgate, por exemplo, o rendimento seria de R$ 2.125,00, mas após o IR de 22,5%, você retiraria aproximadamente R$ 1.645,94.

O patrimônio vai crescer, mas você deve reinvestir uma parte do rendimento: O patrimônio cresce mensalmente, mesmo com as retiradas, especialmente se você reinvestir uma parte do rendimento (o que você está fazendo).

Com o tempo, o IR vai diminuindo: A medida que o prazo do investimento avança, o IR vai sendo reduzido conforme as faixas de tempo. Isso permite que o saldo cresça mais rápido nos meses seguintes.

Não recomendo usar essa estratégia por causa do IR mas se você quiser seguir esse caminho, é uma escolha sua.

Espero ter ajudado.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Pablo Rickson disse:

Oi, Boa noite, vou tentar te ajudar.

1. Posso realizar um saque exato de R$ 1.224,29 sem risco nenhum?  
Sim, você pode retirar este valor, mas o Tesouro Selic opera com resgate proporcional, ou seja, quando você realiza o resgate, retira uma proporção dos seus títulos, proporcional ao valor que você está requisitando. Quer dizer que não está retirando apenas o rendimento, mas parte do capital investido.    

O ideal para que o patrimônio continue crescendo é sempre reinvestir parte do rendimento, como já comentou.   

2. Depois de 180 dias, o IR cai a 20%, depois 17,5% e até 15% depois de 720 dias?  
Sim, a tabela regressiva do IR sobre renda fixa é assim:  
- até 180 dias → 22,5%   
- de 181 dias a 360 dias → 20%  
- de 361 dias a 720 dias→ 17,5%  
- acima de 720 dias→ 15%   

Quer dizer que depois de 180 dias, seu rendimento iria passar a ser 20% e continuaria a cair conforme o tempo passa.   

3. O patrimônio cresce também com os resgates parciais?    
Sim, cresce, desde que a taxa de rendimento seja maior que o valor que você está retirando. Como dissemos, você está deixando sempre um pouco a mais, assim o saldo total tende a crescer com o tempo.   

Isso oferece o efeito bola de neve:  
- cada novo rendimento é maior, pois o capital investido aumenta;  
- o Tesouro Selic paga juros sobre juros, assim quanto mais ele permanece investido, mais ele cresce;  
- se a Selic estiver alta, funciona bem, e se cair, fica mais lento.     
Ponto de atenção: se a Selic cair bastante, essa estratégia pode enfraquecer, pois o rendimento mensal ficará baixo. Aí pode ser interessante repensar onde ele investe.   

Conclusão:

Você pode retirar o rendimento, mas com a dedução do IR: No primeiro resgate, por exemplo, o rendimento seria de R$ 2.125,00, mas após o IR de 22,5%, você retiraria aproximadamente R$ 1.645,94.

O patrimônio vai crescer, mas você deve reinvestir uma parte do rendimento: O patrimônio cresce mensalmente, mesmo com as retiradas, especialmente se você reinvestir uma parte do rendimento (o que você está fazendo).

Com o tempo, o IR vai diminuindo: A medida que o prazo do investimento avança, o IR vai sendo reduzido conforme as faixas de tempo. Isso permite que o saldo cresça mais rápido nos meses seguintes.

Não recomendo usar essa estratégia por causa do IR mas se você quiser seguir esse caminho, é uma escolha sua.

Espero ter ajudado.

Brabo!! 

Entendo que existam outros metodos, mas para quem nao entende muito e quer uma sensação de segurança, poderia ser um caminho, enquanto a selic estiver alta.

Valeu pela resposta

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

O imposto de renda e o IOF incidem sobre o rendimento do valor que você sacou. Como o colega acima mencionou, ao resgatar o 'dinheiro', você está retirando uma fração do título. Na prática, o valor dessa fração valoriza ao longo do tempo, e, assim, o imposto será calculado sobre a diferença entre o valor da fração do título no momento em que você investiu e o valor no momento do saque.

Se você retirar mensalmente uma fração do valor, os efeitos dos juros compostos serão bastante prejudicados.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...