Jump to content
  • 0

Compra e Venda de Carro

Convidado Anônimo

Pergunta

Galera bom dia me ajuda num impasse que está ocorrendo atualmente.

Tenho um carro que já está fora do período de garantia e 100% desvalorizado, é um Jeep Renegade 2016 1.8, o consumo de gasolina é elevadíssimo de 5.1 L/km, não pude trocar em tempo hábil por questões orçamentarias na época. 

Atualmente estou com oferta de comprar na concessionária para comprar um carro zero, Polo MPI + VW deste ano que segundo eles roda 14 km/l. 

O que me informam que será vantajoso é gastar menos com a gasolina obviamente kkkkk, batem na tecla que o jeep renegade tem um problema de câmbio crônico além disso que o preço do IPVA e seguro é menor.

Me deixa na dúvida é que teria desembolsar 27 mil reais este ano que poderia fazer investimentos em outro lugar, se realmente este carro realmente leva toda essas vantagens como dizem porque atualmente tenho um carro completamente desvalorizado e uso somente para trabalho de curtas distâncias. 

Além disso tenho receio de trocar por um carro que não conheço bem a marca e recorrer aos mesmos problemas que tenho atualmente este ou realmente terei uma boa economia de custos a médio e longo prazo.

Gostaria da opinião de vocês sobre este assunto.  

Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Olá

O renegade, desse ano, com esse motor, realmente apresenta consumo muito elevado e baixo desempenho. Isso é fato e motivo de reclamação de diversos proprietários. Fora esse ponto, existe a falta de porta-malas e o problema de cambio que ocorre, muitas vezes, por falta de manutenção preventiva do sistema de arrefecimento do carro.

Entendi que vc deseja trocar de carro, o primeiro questionamento é:

Precisa ser um zero km? Será que um seminovo não atenderia de forma mais econômica?

Na minha opinião, o zero km é muito bom, tem garantia de fábrica, tem o "prazer" de ser o primeiro dono, etc. No entanto, olhando como um negócio, ao tirar da concessionaria vc já tem uma desvalorização imediata que pode chegar até 10%, dependendo do veículo. E vale lembrar que um zero km tbm pode apresentar problemas.

Outro ponto é que eles sempre vão desvalorizar o máximo possível seu carro, para vender por um valor maior e ganhar em cima. "Regra básica do mercado de lojistas, comprar abaixo da fipe e vender acima."

Já tentou avaliar seu carro em uma loja de carros seminovos? Acho que vale a pena verificar o mercado de seminovos e ver se eles fazem uma oferta melhor no seu usado.

Caso seja do seu interesse, aproveite para ver um carro seminovo.

Veja um com no máximo 2 anos de uso pois, nessa faixa, alguns modelos ainda possuem garantia de fábrica. Verifique o manual de proprietário, se todas as revisões foram feitas na concessionaria, ligue para a concessionaria e veja se tem as ordens de serviço condizentes. Busque um veículo abaixo de 50 mil km, para esse tempo de uso acho que no máximo 30 mil seria o ideal, para evitar surpresas e manutenções não programadas. No mais seria avaliar documentação. Caso tenha um mecânico de confiança podes pedir para realizar uma análise pré-compra. Creio que esse é o guia básico.

Com relação ao polo, é um carro bom em termos de manutenção, entrega motor e câmbio justos pelo valor cobrado, tem peças com preços dentro da média. A principal reclamação que percebo é quanto ao acabamento interno, tudo de plástico, algo que se tornou comum na grande maioria dos veículos de entrada, atualmente. A vw tem a característica  de ter uma suspensão mais dura, o que é bom para rodovias e estabilidade em curvas, em pavimentos de blocos e ruas esburacadas gera ruido interno. Quanto ao consumo, esses 14 km/l que te informaram, seriam em condições bem especificas de rodagem, como no teste do Inmetro. Na prática, esse valor costuma ser um pouco menor, pois depende de variáveis como: quanto de peso o carro está levando; o trânsito; forma de dirigir etc... Então, estimo que ele consiga fazer seus 10~12 km/l (gasolina) dentro da cidade.

Perceba que vc esta saindo de uma categoria de carro superior para uma inferior ao trocar um suv por um hatch. Então, não da para comparar os dois diretamente. O polo, com certeza, será mais barato de manter que o renegade.

Não tenha pressa, pesquise em pelo menos umas 3 lojas antes de fechar negócio.

A decisão sempre é sua, aqui apenas apontamos algumas perspectivas baseadas na nossa vivência. Espero ter contribuído.

Boa sorte!

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Pela sua mensagem deu a entender que você está buscando apenas argumentos técnicos sobre os automóveis e que já se decidiu pela troca, mas como você comentou que teve "questões orçamentárias" eu vou subentender que, apesar de sua situação financeira estar estável no momento, ela não necessariamente será sempre estável.

Fica difícil fazer uma sugestão mais concreta sem mais informações, por exemplo se você tem família(grande/pequena), qual a renda aproximada anual, se costuma viajar algumas vezes por ano com o carro ou se realmente você só usa para o trabalho. Supondo que você não tenha filhos, um Polo seria interessante - aluguei um quando bateram no meu carro ano passado e a experiência de direção é bacana para cidade. PORÉM na versão 1.0 ele é bem morto na aceleração, se precisar fazer uma ultrapassagem na subida pode ir embalando na banguela senão vai sofrer. Se você preza por dirigibilidade, talvez compense olhar para outros hatches.

Claro que a decisão final é sua, mas meu conselho seria: se for só pra rodar, pega um Ônix LT/LTZ 2014 na versão 1.4. Tenho um exatamente nessa configuração, paguei 45k e é um tanque de guerra, com a exceção do compressor do ar condicionado que tem um defeito crônico - ficou R$ 900 pra arrumar há 2 anos e ficou excelente, queriam me cobrar R$ 4500 pra trocar todo o sistema em outro lugar. Embolsa a diferença do Renegade e faz essa grana render em vez de ficar depreciando e correndo o risco de bater o carro e você ficar na mão.

Lembre-se que se você não pode comprar pelo menos dois, you can't afford it.

Link para compartilhar

• 0

Oi Anônimo!

Na compra de um carro, o preço do bem é um dos itens a considerar, mas nem sempre o mais importante.  O mais importante é o custo total de propriedade do carro, custo esse que é composto por:

• Preço do carro, comparado a outros que estão no páreo;
  • Consumo:  principalmente se você roda muito.  Você mencionou que o Jeep faz 5.1/l; eu tenho um HR-V, também 2016, que faz 11,5km/l na cidade.  Eu rodo bastante, meu carro está já com 200.000km.  Se eu tivesse um Jeep, teria gasto mais que o dobro em combustível;
  • Manutenção:  quanto custam as revisões?
  • Seguro
  • Durabilidade:  meu carro, apesar de bem rodado, faz zero barulho quando passa em buracos, tudo funciona, deu quase nenhum defeito ao longo de quase nove anos;
  • Valor de revenda:  Comprei meu carro zero, custou 92k em 2016; estou estudando a troca e já me ofereceram 75k por ele, para trocar por outro zero.

Dito tudo isso, nem sempre o mais barato é aquele que custa menos na hora da compra.  Diversos fatores vão influenciar a decisão.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar

• 0

Olá caro confrade anônimo! 

Quem sou eu para falar sobre isso??? Ninguém... 

Só quero relatar aqui o que estou fazendo (IMPRUDENTEMENTE) a quase 10 anos.

Tenho um Uno 95/96 Mile Ep 1.0 Azul descascado e com falhas no envelopamento dele... Comprei em Junho de 2016, dei 135 aulas particulares para poder comprar ele, R$5.300....
Ano passado fiz uma manutenção nele de gente grande... Coloquei capa de couro nos bancos (Comprado pela Shopee mesmo), instalei um multimídia e um apoio de braço muito lindo!!!

Comprei ele com 172.000km rodado, hoje ele está em 221.000km, então andei MUITO POUCO com ele... 
Ele está fazendo em média na pista 12km/l e na cidade 8km/l... o que no meu ver (morando em Extrema-MG, que qualquer lugar que vc vai, tem morros gigantes para subir) ele está bem econômico... Estou cogitando várias coisas, queria na verdade ter dinheiro suficiente para zerar ele... pq é um carro que não me dá dor de cabeça, mas está acabadinho do tempo... queria ter uns 20k sobrando e um mecânico e um cara que mexa com fuzilagem de confiança para deixar ele zerado (já cheguei a procurar esse tipo de serviço, mas todos não respondem minhas msgs e e-mails).

IPVA: Como é Minas Gerais, todos os carros pagam, não tem faixa de isenção, dá R$250 todo ano de IPVA... 

Seguro: Sim, eu Seguro na Mão de Deus... (e isso que não sou cristão)... Todo lugar que eu procuro para assegurar o veículo, ninguém aceita (PQ SERÁ??)

Eu cheguei a ficar quase 8 anos com os mesmos 4 pneus, de tão pouco que rodei... gastei até o talo dos Pneus...

De 6 em 6 meses faço manutenção nele preventiva... ele nunca me deixou na mão.. carro guerreiro... carro que me leva do ponto A para o ponto B todos os dias com """segurança""" e """""conforto""""". 

É isso meus amigos, só queria relatar minha imprudência  e falar do meu carrinho lindo... 
Não cogito ter outro tão cedo... e nem passa pela minha mente vender ele e comprar outro (principalmente se eu comprar um carro que vai aumentar meus gastos ou me dar dor de cabeça com mecânico) e to longe de poder comprar um carro zero.. sem casa própria, e a pouco tempo cheguei nos meus primeiros 100k investidos,... 

Link para compartilhar

• Criar novo...