Jump to content
  • 0

Meu casamento e LCI/LCA

Luciana De Moura Afonso

Pergunta

Construindo minha carteira, pensando em metas e diversos planos...

Quero casar em fevereiro de 2026 e encontrei um orçamento de um espaço que me agradou bastante: 18k para 50 convidados.

Eu já tenho esse dinheiro e poderia fazer o pix para o fornecedor, ainda mais por ser interessante para fechar uma data.

A empresa, com medo de me perder como cliente fala que esse valor pode ser alterado e etc, não acredito muito neles. Trabalho com público também e conheço esse papo... porém se eles aumentarem 10% seria 1.800 a mais, não valeria a pena investir esse valor para no produto final sair 6 por meia duzia.

Meu plano então ficou:

Investir em uma LCA JUN/2025 84% CDI - me renderia uns 560 contos e me daria tempo suficiente para informar todo mundo a data e me programar de maneira mais digna... e acredito que até junho a empresa não altere o orçamento.

Porém é minha primeira vez investindo em LCA, a empresa é: BANCO CNH CAPITAL S/A que segundo a corretora está com AAA+

Vocês acham minha estratégia boa? Confesso que estou me sentindo um pouco mão de vaca, mas também quero fazer aportes diferentes para começar a entender melhor na prática.

Hoje minha carteira está assim: 98% em renda fixa porque ainda estou aprendendo tudo, o curso é uma bomba de conhecimento e mesmo assistindo algumas aulas 2-3 vezes nada como a boa prática. Então em renda variável só estou jogando "pão velho" para ver o que acontece.

Captura de tela 2025-03-12 132718.png

Captura de tela 2025-03-12 132732.png

• Brabo 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
20 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Construindo minha carteira, pensando em metas e diversos planos...

Quero casar em fevereiro de 2026 e encontrei um orçamento de um espaço que me agradou bastante: 18k para 50 convidados.

Eu já tenho esse dinheiro e poderia fazer o pix para o fornecedor, ainda mais por ser interessante para fechar uma data.

A empresa, com medo de me perder como cliente fala que esse valor pode ser alterado e etc, não acredito muito neles. Trabalho com público também e conheço esse papo... porém se eles aumentarem 10% seria 1.800 a mais, não valeria a pena investir esse valor para no produto final sair 6 por meia duzia.

Olá Luciana, tudo?

Não consigo te ajudar muito com a experiência financeira, mas, consigo te ajudar com experiência no mercado de eventos: Sou músico e trabalho com eventos todos os finais de semana.

Sobre a locação do espaço: Baseado no valor do espaço, eu imagino que seja um espaço concorrido para eventos, é um budget que aqui no RS nós taxamos como considerável, mas, não tenho como ter a certeza por provavelmente estarmos falando de estados diferentes. Mas, o ponto é que se o espaço é de fato concorrido, o ideal é agendar com no mínimo um ano de antecedência porquê a sua organização do casamento vai partir do princípio de ter o local já definido e etc. É sim um pouco de papo de vendedor, mas, também é verdade que se entrar outro cliente interessado na mesma data e tiver interessado em comprar algum "pacote" maior da casa (mais itens que eles possam incrementar no orçamento - horas a mais de festa, contratação de parceiros da casa para o evento e etc) eles podem acabar realmente vendendo e te deixando sem a data, pois, você decidiu que jogaria mais tempo com essa proposta. O espaço normalmente não vai fazer questão de segurar uma data, o que vale é a entrada e o contrato assinado.

Acho que aqui entra um pouco do que o Raul cita na relação de ter casa própria ou alugar uma casa, onde ele fala que ter a sua própria casa vai te fazer dormir melhor (salvas as proporções e vários cenários possíveis dentro do tema)... Ou seja, deixar o espaço locado desde já pode te fazer criar todo o evento com mais segurança, pode te fazer já ir organizando os cronogramas com a sua equipe de cerimonial por já terem certeza sobre o local e a data do evento. Também te dá o conforto de não ter mais que pensar nesse quesito até o dia do casamento. Talvez a questão seria: Isso tudo é irrelevante perto da possibilidade de arrecadar R$560,00 nos juros? A resposta é pra você mesma. :)

E, precisando de um saxofonista para o grande dia de vocês, tô aqui! 🧡

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Cimioni Mateus Colling Machado disse:

: Baseado no valor do espaço, eu imagino que seja um espaço concorrido para eventos,

Lá é concorrido sim, é na zona leste de SP esse valor é para 4 horas de festa entre segunda-quinta e para apenas 50 convidados. Como meus amigos são tudo trabalhador independente/audiovisual e similares, não seria um grande empecilho para eles. Vou conversar com meu noivo e com o local. 

Raul que fala que para planos de curto prazo o LCA é uma boa ideia e também não queria perder parte dos meus rendimentos para fazer o pix para a empresa... vou tentar tomar uma decisão final ainda está semana.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

oi @Luciana De Moura Afonso td joia ?

Entendi sua jogada mas... pensa comigo: você tem o dinheiro na mão, certo? Logo, quem tem dinheiro tem poder.

Já tentou pechinchar? O famoso "à vista tem desconto?"

Na minha visão, o que você vai conseguir investindo até o evento, é pífio comparado ao que pode perder e ter uma baita dor de cabeça lá na frente, por não conseguir o local, concorda?

Se eles te derem 5% de desconto, para pagamento à vista, só aí você já economiza R$900,00

Geralmente, o pessoal dá 4% (que é a taxa das maquininhas).. mesmo assim, se eles te derem míseros 3% de desconto, já deu quase o que você teria de rendimentos (segundo os cálculos que apresentou).

Se não tiver desconto à vista (o que eu duvido), pergunte em quantas vezes dá pra fazer sem juros... 

Suponha que eles façam em 10x sem juros...

Se você colocar esses 18k na boa e velha poupança da massa (que é o pior investimento que tem - só pra vc ter idéia do que dá pra fazer), com juros de 0.5% ao mês (nem estou contando a TR - pra ficar um investimentinho ruuuim mesmo) e ir pagando os R$1800 mensalmente, irão acontecer 2 coisas: você vai ter pontos no cartão e... vai ficar R$510,07 mais rica !!

Então, resumindo, nesse caso específico eu faria isso: xavecaria desconto pra pagar à vista ou, parcelaria no máximo de vezes possível sem juros. Não tem acordo? Então garante sua festa, ué... pra que passar um possível perereco lá na frente, não é vdd?

Espero que tenha ajudado - gde abraço e, que sua festa seja inesquecível !!

Editado por Luiz Roberto Tim Amaral Varreto
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Luiz Roberto Tim Amaral Varreto disse:

Já tentou pechinchar?

Pior que já lancei essa, pedi o desconto do pix e me falaram 18k, isso inclui um buffet simples e o espaço. Ainda vou gastar mais uns 7 pau no mínimo, ai ai ai

(o noivo está ajudando sim, mais com outros gastos) Não quero tirar do meu bolso mais de 25k ai ai como dói meu pobre dinheirinho kkkkkk

tumblr_inline_mqu5pcz0n31qz4rgp540.gif

Link para compartilhar

• 0

Boa noite Luciana.

Se não pagar agora os 18k eles farão sua reserva, pois aqui na minha Terra não fazem a reserva sem ao menos 50% de entrada.  Como já tem o valor para pagar à vista, não seria interessante já deixar isso resolvido e não se preocupar mais com isso? E se a história de subir o valor até a data escolhida ocorrer, aí terá que desembolsar mais uma granam de forma inesperada, e seu ganho de R$560,00 como mencionou, terá ido para o ralo!!

Espero ter ajudado

Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Fabio Alves Joia disse:

Boa noite Luciana.

Se não pagar agora os 18k eles farão sua reserva, pois aqui na minha Terra não fazem a reserva sem ao menos 50% de entrada.  Como já tem o valor para pagar à vista, não seria interessante já deixar isso resolvido e não se preocupar mais com isso? E se a história de subir o valor até a data escolhida ocorrer, aí terá que desembolsar mais uma granam de forma inesperada, e seu ganho de R$560,00 como mencionou, terá ido para o ralo!!

Espero ter ajudado

Exatamente, mandei mensagem para o buffet já perguntando se ainda tem a data disponível e eles ainda tem...

Vou tirar o escorpião do bolso 🤣

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...