Jump to content
  • 0

Onde iniciar investimento (renda fixa/renda variável)?

Robson Santos

Pergunta

Olá pessoal, sou Robson. Psicólogo autônomo, tenho 48 anos, casado 2 filhas. Tenho casa própria e automóvel quitado. Possuímos 200 mil, em poupança. Sou aluno novo na turma/fev./2025. Não temos dividas familiares, neste momento estou no meio do módulo 4.

Uma duvida me consome, onde iniciar aplicação? Li muitos post de vocês, e foram muito valoroso consumir esse conteúdo.

abração.

• Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
36 minutes ago, Robson Santos disse:

Olá pessoal, sou Robson. Psicólogo autônomo, tenho 48 anos, casado 2 filhas. Tenho casa própria e automóvel quitado. Possuímos 200 mil, em poupança. Sou aluno novo na turma/fev./2025. Não temos dividas familiares, neste momento estou no meio do módulo 4.

Uma duvida me consome, onde iniciar aplicação? Li muitos post de vocês, e foram muito valoroso consumir esse conteúdo.

abração.

Oi @Robson Santos

Bem vindo à comunidade.  A turma aqui capricha tentando responder a todo tipo de dúvida.

Recomendações para você (na minha humilde opinião):

• Tirar a grana da poupança e colocar investida em Tesouro Selic ou algum CDB com liquidez diária rendendo pelo menos 100% do CDI. (sem banco deve ter). Deixar a grana lá até terminar de assistir a todas as awlas.
  • Se você não se sente confiante o suficiente para fazer isso, deixa como está até aprender a fazer.  Das duas opções acima, o mais fácil é o CDB com liquidez diária rendendo 100% do CDI ou mais;
  • Não tenha pressa.  Para quem não sabe o que está fazendo ou seguindo diquinha dos outros, a RV é um ótimo lugar para você comprar empresas erradas e perder dinheiro.  Por outro lado, a RF que parece ser mais fácil tem um leque de opções que, se não entendido direito, pode fazer você travar o seu investimentos por um longo prazo num título que talvez não seja a melhor opção para você.
  • Entender que não existe investimento certo ou errado.  Tudo vai depende de para que é a grana sendo investida.  É para comprar algo daqui a X meses?  É para aposentadoria?  Se for, daqui a quanto tempo? 

Enfim, são muitas variáveis e só terminando o cvrso mesmo para saber direito.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
40 minutes ago, Robson Santos disse:

abração.

@Robson Santos boa noite. 

Esta dúvida é até ansiedade de começar , principalmente após assistir os primeiro módulos são normais !

a recomendação de praxe seria deixar o dinheiro no tesouro selic até concluir as aulas !

como é um valor considerável , vai ver até o módulo 8 , que o melhor será fazer aportes separados ao longos dos meses !

outro ponto importante antes de falar em investir ! Desde montante já está fora a sua Reserva de Emergência?

inclusive esta pode ser sua primeira experiência com renda fixa podendo deixar toda ou parte de sua reserva de emergência em um CDB de liquidez diária em um Bancão (Bradesco , Santander , Itaú ou BB)

para a carteira você terá que ao menos concluir o módulo 04 e passar pelo PIAR para definir as % das classes de ativos , que estarão alinhados com a sua estratégia (horizonte da carteira , quanto pretende viver de renda , ser perfil de risco enfim é uma definição muito pessoal )

caso a ansiedade esteja acima da média , pegue uns 5% deste montante de invista em renda fixa aproveitando o que já viu na aula e também aproveitando as taxas ótimos que temos atualmente , vá aos poucos , sentindo confiança a cada passo. 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0
10 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Robson Santos

Bem vindo à comunidade.  A turma aqui capricha tentando responder a todo tipo de dúvida.

Recomendações para você (na minha humilde opinião):

• Tirar a grana da poupança e colocar investida em Tesouro Selic ou algum CDB com liquidez diária rendendo pelo menos 100% do CDI. (sem banco deve ter). Deixar a grana lá até terminar de assistir a todas as awlas.
  • Se você não se sente confiante o suficiente para fazer isso, deixa como está até aprender a fazer.  Das duas opções acima, o mais fácil é o CDB com liquidez diária rendendo 100% do CDI ou mais;
  • Não tenha pressa.  Para quem não sabe o que está fazendo ou seguindo diquinha dos outros, a RV é um ótimo lugar para você comprar empresas erradas e perder dinheiro.  Por outro lado, a RF que parece ser mais fácil tem um leque de opções que, se não entendido direito, pode fazer você travar o seu investimentos por um longo prazo num título que talvez não seja a melhor opção para você.
  • Entender que não existe investimento certo ou errado.  Tudo vai depende de para que é a grana sendo investida.  É para comprar algo daqui a X meses?  É para aposentadoria?  Se for, daqui a quanto tempo? 

Enfim, são muitas variáveis e só terminando o cvrso mesmo para saber direito.

Espero ter ajudado!

Muito obrigado @william redig.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...