Joao Barbosa Postado 18 de Março Compartilhar Postado 18 de Março Sitio em uma cidade menor do Ceará - 800mil Carro sedan medio ou SUV médio - 150~200mil Gastos com casa, luz, internet, alimentação: R$ 10.000/mês Gastos com pets: R$ 700/mês Plano de saúde: R$ 1.000/mês Viagens: R$ 50.000/ano ÷ 12 = R$ 4.167/mês Hobby: R$ 5.000/ano ÷ 12 = R$ 417/mês Gastos com carro: R$ 2.000/mês Impostos (IPTU, IPVA, IR): R$ 1.500/mês Saúde complementar: R$ 800/mês Vestuário e itens pessoais: R$ 1.000/mês Manutenção do sítio: R$ 2.000/mês Reserva para reformas/manutenção da casa: R$ 1.000/mês Lazer local: R$ 1.500/mês Tecnologia: R$ 500/mês Reserva para emergências: R$ 1.000/mês Custo mensal total estimado: R$ 10.000 + R$ 700 + R$ 1.000 + R$ 4.167 + R$ 417 + R$ 2.000 + R$ 1.500 + R$ 800 + R$ 1.000 + R$ 2.000 + R$ 1.000 + R$ 1.500 + R$ 500 + R$ 1.000 = R$ 27.584/mês Patrimônio necessário: Se usar os mesmos 8% Patrimônio necessário = (Custo anual ÷ 0,08) Patrimônio necessário = (R$ 27.584 × 12) ÷ 0,08 = R$ 331.008 ÷ 0,08 = R$ 4.137.600 Atualmente: Casa financiada em 2021 por 450k - hoje avaliada em 800k Etios 2018 quitado - 40k Renda mensal: ~8k dolares ~ 50k reais Renda esposa: ~10k reais Aportes mensais: 20k reais (somente meu, o dela eu nao conto, investimos individualmente) Durante a pandemia minha ansiedade bateu o teto e preferi nunca quitar a cada e sempre ter esse dinheiro comigo Acredito que por ter liquidez eu consiga usa-lo em um eventual layoff até conseguir uma nova fonte de renda. No fim ele começou sendo reserva de emergencia, depois virou o dinheiro para quitar a casa e hoje é um mix dos dois. O valor do quite é 370k, temos meio milhao guardados em selic. Financiamento está com 8.9%AA Hoje não tenho certeza se faço esse quite ou fico com essa grana até os juros baixarem e depois pago. O unico motivo pra nao quitar é o medo de um layoff e uma recolocaçao dificil. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wesley Carvalho Postado 18 de Março Compartilhar Postado 18 de Março (edited) 18 minutes ago, Joao Barbosa disse: Financiamento está com 8.9%AA Taxa muito boa, na minha opinião não compensa quitar se o dinheiro tá rendendo mais que a taxa do financiamento. O que eu faria seria ir amortizando um pouco também, só por fatores psicológicos mesmo pq na prática não acho que compensa no momento. @edit: Já pensou em mudar o local do sítio? Tem sítios muito bacanas em MG, PR, até em SP por menos de meia milha. Editado 18 de Março por Wesley Carvalho 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Joao Barbosa Postado 18 de Março Author Compartilhar Postado 18 de Março (edited) 6 minutes ago, Wesley Carvalho disse: Taxa muito boa, na minha opinião não compensa quitar se o dinheiro tá rendendo mais que a taxa do financiamento. O que eu faria seria ir amortizando um pouco também, só por fatores psicológicos mesmo pq na prática não acho que compensa no momento. @edit: Já pensou em mudar o local do sítio? Tem sítios muito bacanas em MG, PR, até em SP por menos de meia milha. Então, o lugar é pq minha família mora por ali e gosto d+ de praia. Mas é um pensamento no futuro com o que tenho no presente, talvez daqui 20 anos morar no ceará não faça sentido. Hoje moro em São José dos campos por conta do trabalho da minha esposa, mas estamos loucos pra voltar pra Fortaleza 😅 A SJC é perfeita, o problema é não termos os nossos amigos por aqui Sobre a taxa de juros, é isso que fica na cabeça, hoje ganho mais com o dinheiro parado e quitando as parcelas + amortizando de leve do que quitar e ficar com uma liquidez menor Editado 18 de Março por Joao Barbosa Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wesley Carvalho Postado 18 de Março Compartilhar Postado 18 de Março Faz total sentido! Uma outra pergunta, o sítio seria com objetivo produtivo ou para lazer? Por exemplo, você pretende ter algum tipo de plantação e/ou criação? Se sim, talvez seja interessante já se adiantar e cursar um técnico ou superior em agronomia/agronegócio, se é um sonho seu produzir no sítio. Ps: você é dev? 👀 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Joao Barbosa Postado 18 de Março Author Compartilhar Postado 18 de Março Então, eu cresci em uma casa com quintal enorme, com umas arvores frutiferas, tipo acerola, goiaba, manga, jambo e até hoje nutro esse carinho por casas assim. A que compramos não atende nesse ponto, além de ser bem quente, é uma daquelas casas com esse design mais moderno, toda quadrada, eu queria uma casa com cara de casa mesmo, telhado normal, algo bem de vó kkkk O motivo da compra foi minha esposa quase me deixando louco pq queria uma casa, que não queria morar mais onde estávamos e que não se via fora de Fortaleza por nada. Eu comprei sabendo que seria o inverso disso, segui o "happy wife, happy life". 6 meses depois de entrarmos na casa, nos mudamos para SJC, até hoje ela escuta eu falando isso kkk Mas sobre plantar e criação, pretendo ter algumas coisinhas bem básicas, somente pra ter trabalho e não virar um velho que só fica sentado na cadeira, umas galinhas, uma hortinha simples, dependendo do espaço talvez algum outro tipo de bicho de criação. E sim, sou dev haha trabalho como front pra gringa desde 2018, sai do meu emprego clt ganhando 2k reais pra um que seria 10 dolares a hora, dai pra frente foi sempre atrás de aumento até chegar num valor que acho bom e parei onde to 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wesley Carvalho Postado 18 de Março Compartilhar Postado 18 de Março Amigo, meu Pinterest está cheio de casas com cara de casa. Eu queria construir esse ano, mas acabei pegando uma casa pronta (com cara de casa, mas não exatamente do jeito que eu queria) porque queria sair do apartamento que estou hoje, inclusive assinei o contrato hoje hahahah Eu estou querendo pegar uma vaga em USD, tô trabalhando em projetos internacionais mas sou CLT em uma empresa nacional, então meu ordenado é em R$. Tem sido uma boa para pegar experiência Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Joao Barbosa Postado 18 de Março Author Compartilhar Postado 18 de Março Então, você já fala inglês? Se sim, eu tentaria aplicar pra alguma outsource, geralmente é a forma mais fácil de pegar as vagas, a média de salário tá ali nos seus 5k dol, dependendo da área vai pra mais, tipo quem trabalha com Go, geralmente tá perto dos 8k 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Wesley Carvalho Postado 18 de Março Compartilhar Postado 18 de Março Falo até que bem, tô tocando reuniões com cliente e tudo. Mas fico inseguro na parte técnica mesmo, acabei ficando enferrujado porque me botaram num papel de liderança/gestão e fiquei uns 3 anos nisso e quase não codava, então mais da metade da minha experiência de "dev" é em gestão hahah. Preciso tomar vergonha na cara e fazer uns projetos pessoais pra voltar ao ritmo e ir aprimorando onde fiquei deficitário, mas no meu projeto atual tá rolando muita hora extra então mal me sobra tempo pra isso. Felizmente está acabando, talvez em umas 3 semanas já dê uma aliviada Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts