Jump to content
  • 0

Fundos de Investimentos

Philipp Mendes Lawall

Pergunta

Boa tarde, antes de chegar aqui na AUVP comecei a investir seguindo a casa de analise da Luciana Seabra. Assim tenho 50% dos meus investimentos em FUNDOS . Inclusive a reserva de emergencia e o fundo de ouro.

Na janela de 5 anos, os aprovados, SPX NIMITZ e Kapitalo K estão batendo o CDI.  Já os indicados pela XP ( Lotus IPCA) tomando um pau .

Vale a pena desfazer dos aprovados? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Philipp Mendes Lawall disse:

Boa tarde, antes de chegar aqui na AUVP comecei a investir seguindo a casa de analise da Luciana Seabra. Assim tenho 50% dos meus investimentos em FUNDOS . Inclusive a reserva de emergencia e o fundo de ouro.

Na janela de 5 anos, os aprovados, SPX NIMITZ e Kapitalo K estão batendo o CDI.  Já os indicados pela XP ( Lotus IPCA) tomando um pau .

Vamos lá.... 

Reserva de emergência (RE) é na conta-corrente e/ou poupança de bancão, tesouro direto, CDB com liquidez diária, dinheiro no "colchão", pulverização total, a minha é assim, rsrsrsr...  Dessa forma, resgataria, independente da rentabilidade, o valor do fundo (reserva de emergência) e faria a pulverização. Faço questão de reforçar, a nossa RE é a única alocação que não devemos preocupar demasiadamente com a rentabilidade, mas sim com a liquidez. 

Disponibiliza a lâmina de cada fundo e/ou o cnpj para que a comunidade possa avaliar e opinar melhor. 

Espero ter ajudado. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Philipp Mendes Lawall

Todos os fundos são fundos que investem em fundos e que investem em outros fundos, parecendo um loop infinito. kkkk.

Embora você aprove os fundos NIMITZ e o Tred DI FIRF utilizado o critério de rentabilidade e esteja, talvez preocupado, com o LOTUS, fique tranquilo e após finalizar o curso, saberá o que fazer. Vale salientar que rentabilidade passada não é garantia de rendimentos futuros e devemos ter outros conjuntos de critérios para validar um investimento.  

No entanto, a ressalva está no objetivo, reserva de emergência, alocada no fundo Tred DI FIRF. Esse fundo, está aplicando seu dinheiro em outros fundos que está investindo em LTF do tesouro e sendo fiel ao propósito de uma reserva de emergência, realizaria o resgate total fazendo a "pulverização" buscando liquidez e riscos mínimos.

Espero ter ajudado.     

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 18/03/2025 at 18:01, Philipp Mendes Lawall disse:

Leva sua reserva para poupança de um bancão, algo que você não pensa em rentabilidade, mas principalmente acesso em caso de emergência, como o próprio nome diz..

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
43 minutes ago, Philipp Mendes Lawall disse:

@Gustavo Olisan Fundos aprovados pelos analistas da antiga casa de analise da Luciana, eu só segui as recomendações. 😀 

Valeu pela ajuda, vou começar a desfazer das posições.

@Philipp Mendes Lawall

No passado bem distante, seguir a recomendação de uma influenciadora e comprei cotas de um fundo e tomei no nabo. kkk

Após conclusão do curso ficou fácil saber o que fazer e hoje é só felicidade, pois invisto sistematicamente e com método.   

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Ola Phillip,

Trazendo um pouco mais após as ótimas respostas do nosso amigo Gustavo,

Vc vai observar com um tempo q fundos de investimentos apenas são um loop infinito de taxas pra te cobrar caro pra investir seu dinheiro como ele quiser, com interesses variados.

Oq quero dizer é q após o curso e seguindo um método claro de investimento, não fará sentido pra vc manter seu dinheiro em fundos de investimentos.

1 - pq vc saberá exatamente oq fazer com ele e como alocar seu dinheiro com um método claro e consistente.

2 - vc verá que eles pegam seu dinheiro e cobram uma taxa absurda pra fazer mau oq vc aprenderá a fazer bem.

3 - Como dito , reserva de emergência é dinheiro de fácil acesso, liquidez imediata. Conta, cofrinho, poupança, enfim.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Olá, Philipp! Vamos analisar detalhadamente sua situação:

Em geral, não faz sentido desfazer posições de fundos que estão batendo consistentemente o CDI, especialmente em uma janela relevante de 5 anos. Estes fundos são considerados top tier no mercado brasileiro. Pontos a considerar ao tomar sua decisão, veja se faz sentido para você.

1. 50% em fundos é uma concentração considerável. Avalie se a diversificação dentro desses fundos está adequada para seu perfil de risco
  2. Verifique as taxas de administração e performance - fundos ativos costumam cobrar entre 2-2,5% a.a. + 20% do que exceder o benchmark
  3. Confirme os prazos de resgate, importante para seu planejamento financeiro
  4. Fundos multimercados são mais adequados para objetivos de médio/longo prazo, não para reserva de emergência
  5. O fato de terem performado bem no passado não garante resultados futuros, mas é um indicador positivo sobre a qualidade da gestão

Manter reserva de emergência em fundos pode não ser ideal por conta do horário de saque se precisar, principalmente se não tiverem liquidez diária. O ideal seria realocá-la para:

• Títulos públicos com liquidez diária (Tesouro Selic) - lembrar também que há IR e também tem o horário de atividades do Tesouro Direto.
  • CDBs com liquidez diária.
  • Fundos DI com liquidez imediata e baixa taxa de administração.

Se os fundos continuam alinhados com seus objetivos, prazo e perfil de risco, manter as posições é uma estratégia que eu não mudaria. Considera apenas ajustar a alocação da reserva de emergência para alternativas mais líquidas e rebalancear a carteira se a concentração estiver muito alta. Uma carteira bem diversificada normalmente combina gestão ativa (fundos como os que você mencionou) com gestão passiva (ETFs, fundos de índice) e investimentos diretos (ações, títulos públicos, etc).

Editado por Carlos Filho
Esqueci de apagar um item, aí tive que editar.
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...