Jump to content

Grande Recessão a Caminho?


Recommended Posts

Para todo lado onde olho agora o assunto do momento é a grande recessão mundial. Apesar de todo estudo e todos os ensinamentos, não é fácil ver nosso patrimônio investido derretendo. Como segurar o Viés Comportamental?
As vezes me dá aquela impressão de que invisto, invisto e não estou saindo do lugar. (Não dá aquele sentimento de: Antes tivesse comprado um Celular novo, do que perdido o valor dele com minha carteira de investimentos? kkk).
De um tempo para cá, passei a fortalecer meus investimentos em Fundos Imobiliários e pensar mais fortemente em renda passiva e reinvestir dividendos.
E vocês? Como estão vendo essa recessão? Esperam o melhor e se preparam para o pior?
Que estratégia tem adotado para não deixar os sentimentos guiarem seus investimentos?
"Sentimos mais a dor da perda do que a alegria de um ganho de igual valor".

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

eu mesmo acredito num futuro melhor, pois as pessoas geralmente ficam vendo apenas os números caindo, devemos sempre observar o valor ao invés do preço, agora esta tudo meio que "barato", porém vc concorda comigo que as crises sempre vem e voltam? Quando você entende o valor do ativo ao invés do preço, fica mais fácil ver que não passa de apenas algo temporário
Link para compartilhar
Share on other sites

Há uns dois meses atrás eu postei um artigo, em inglês, sobre estratégias de investimentos em tempos de alta inflacionária global. Os autores pesquisaram a performance de praticamente todos os ativos nos últimos 95 anos nos EUA, Europa e Japão para medir a performance dos mesmos durante esses períodos de alta inflacionária global dentro desse período de 95 anos.
Se eu copiei o link direito, o post está em https://aulas.unicaverdadepossivel.com.br/mod/hsuforum/discuss.php?d=2549#
Link para compartilhar
Share on other sites

Não é fácil mesmo não, Eduardo. Meu patrimônio é muito pequeno, então a minha experiência é limitada. Uma das estratégias que uso é evitar ficar conferindo rentabilidade, abrindo o broker, essas coisas. A confiança no longo prazo ajuda, mas o medo da crise é exatamente esse né, que ela dure o longo prazo haha No curso, estou aprendendo melhor a segurança da diversificação, fora do país, em renda fixa, hoje não tenho isso. Acredito que se tivesse, eu estaria mais segura.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eduardo Fernando Dentello, o que mais tem me ajudado é justamente o que você comentou - investir em ativos que pagam proventos. Esses proventos ajudam a aumentar os aportes e fazem com que eu consiga aumentar minhas posições muito rápido.
É uma coisa incrível: em tempos de estabilidade os juros compostos jogam ao seu favor. Em tempos de queda, a própria queda acelera o seu ganho!
Link para compartilhar
Share on other sites

olha, eu vejo da seguinte forma: Fiz minha analise, conclui que a empresa é sólida, to olhando os balanços trimestrais, nada de muito diferente, então simplesmente não fico preocupado com a queda do valor da ação, eu simplesmente não tinha intenção de vender mesmo, nada mudou. A unica diferença é que agora eu vou poder comprar um numero maior de ações.
Link para compartilhar
Share on other sites

Daqui uns anos, quando todo mundo que entrou na renda fixa agora, tiver olhando pra renda variável e tiver pensando "nossa, deveria ter entrado em 2022 na crise", a gente vai tar sorrindo.
Acho que um bom jeito de mitigar o viés comportamental é você seguir sua estratégia de alocação de ativos. Se você definiu que vai ter 50\% em Renda Fixa, 25\% Ações e 25\% FIIS (só um exemplo), se tua carteira de ações virou 20, 15\% por causa das quedas, siga aportando pra se manter nessa estratégia, é o melhor jeito de você não se desesperar. Siga seu plano pré-estabelecido!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...