Jump to content
  • 0

Venda de Imóvel

Lucas Milani

Pergunta

Boa tarde a todos. Minha Dúvida é quanto a venda de imóvel, onde houve ganho de capital incide Imposto de Renda. No entanto, teria alguma forma de isentar o Imposto de Renda? Sei que é isento quanto, num período de ate 180 dias comprar outro imóvel.

Isso seria válido para a comprar de LCI? Ou teria alguma outra forma? 

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
5 minutes ago, Lucas Milani disse:

Boa tarde a todos.

Minha Dúvida é quanto a venda de imóvel, onde houve ganho de capital incide Imposto de Renda.

No entanto, teria alguma forma de isentar o Imposto de Renda?

Sei que é isento quanto, num período de ate 180 dias comprar outro imóvel.

Boa tarde, tem 3 categorias para zerar o IR a meu ver

1 Compra de Outro Imóvel Residencial em 180 Dias;

2 Venda de Imóvel por Até R$ 440.000,00 se não houver outra venda nos últimos 5 anos

3 Imóvel Comprado Antes de 1969

Não, Investir em LCI o valor de venda de imóvel não é considerado compra de Imóvel.

Link para compartilhar

• 0
8 minutes ago, Lucas Milani disse:

Boa tarde a todos. Minha Dúvida é quanto a venda de imóvel, onde houve ganho de capital incide Imposto de Renda. No entanto, teria alguma forma de isentar o Imposto de Renda? Sei que é isento quanto, num período de ate 180 dias comprar outro imóvel.

amigo, eu nao completei as aulas ainda mas fui pesquisar o seu caso por conta propia, nao leve isso como uma resposta definitiva, mas vou tentar te ajudar com oque eu achei

o ganho de capital na venda de um imóvel normalmente está sujeito ao Imposto de Renda, mas existem algumas formas de isenção. A mais conhecida é se dentro de 180 dias, você usar o valor da venda para comprar outro imóvel residencial, a Receita Federal concede a isenção do imposto.(no caso oque voce mencionou que ja sabia)

No entanto, essa regra não se aplica para a compra de LCIs ou qualquer outro tipo de investimento financeiro. O benefício é exclusivo para a compra de outro imóvel residencial no Brasil, desde que você não tenha usado essa isenção nos últimos cinco anos.

Além disso, existem outras situações que podem gerar isenção, como:
- Venda de imóveis por até R$ 440 mil, desde que você não tenha vendido outro imóvel nos últimos 5 anos.
- Imóveis adquiridos antes de 1988, que são automaticamente isentos de ganho de capital.

Se sua intenção for investir o valor, talvez valha a pena esperar uma resposta de alguem do time auvp para avaliar a melhor estratégia. Mas, no caso de LCIs, não há isenção do IR sobre o ganho de capital do imóvel.

Link para compartilhar

• Criar novo...