Jump to content
  • 0

Cálculos de ações

Pergunta

Boa tarde, assisti uma entrevista do Otávio, gestor do fundo guepardo, e ele falou que procura ações as quais existem possibilidades de gerar IPca+13 ou 12.

entendo que ele investe mais em valuation e não buy and hold.

mas alguém saberia explicar, como chega nesse cálculo na ação? 

desde já agradeço 

Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
13 minutes ago, Walter Chimello Balhester disse:

Boa tarde, assisti uma entrevista do Otávio, gestor do fundo guepardo, e ele falou que procura ações as quais existem possibilidades de gerar IPca+13 ou 12.

entendo que ele investe mais em valuation e não buy and hold.

mas alguém saberia explicar, como chega nesse cálculo na ação? 

desde já agradeço 

Oi, Bem vindo a comunidade.

É fácil, ele pode conseguir informações que podem dar uma vantagem a ele, possibilitando a compra em um valor X a empresa e com essa informação ele sabe que vai ter uma valorização Y possibilitando assim uma gestão ativa.

Ele compra uma ação já sabendo que ela tem um potencial para valorizar e quando ela chega nesse ponto ele vende, ele fala isso diretamente para os CEO das empresas sem problema nenhum

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

O que mais me chamou atenção no seu texto foi o termo "quais existem possibilidades de". Por si só, me parece depender de uma avaliação com milhões de variáveis e, nesse caso, acredito que cada gestor de fundo tenha uma metodologia para identificar se compra ou não e aco que eles não devem divulgar os detalhes matemáticos dessas informações.

Vou dar alguns exemplos do que quero dizer:

. IPCA+ % depende das expectativas de IPCA para calcular e isso varia muito no longo prazo;

. Análise dos C-Level das empresa e das crenças do fundo de que eles podem lidar bem com o futuro;

. Análise das empresas e da relação do lucro dela e dos impactos do IPCA.

Acredito que o fundo venda exatamente a administração em relação a isso. Ele fornece apenas o número de informação suficiente para justificar o que eles fazem para as pessoas se manterem ou entrarem no fundo. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Cara, acho que isso entra numa questão chamada valuation. Como eu só entendi sobre o tema com vídeos avulsos do YouTube, não posso te dar uma visão tão ampla sobre como fazer.

Mas posso te dar uns exemplos como a fórmula de Graham, ou o método do Décio Bázin (modelo de Gordon com taxa de desconto de 6%). São fórmulas bem conhecidas pela maior parte do público para uma parte do valuation da empresa, ou preço justo, como plataformas com Investidor 10 usam.

Pelo que entendi também, existe tanto uma parte quantitativa quanto qualitativa. Mas isso não é muito o que aprendemos na AUVP, apesar de que seria uma coisa bem interessante. Mas, como citado por outros membros, basicamente cada equipe de gestão tem suas próprias métricas sobre o assunto. Em geral, essas coisas talvez sejam bem técnicas e exijam um estudo mais profundo e não necessariamente são essenciais para acumular patrimônio. A menos que você queira fazer uma espécie de gestão ativa ou híbrida (parte da carteira buy & hold, parte value investing), algo que não é o que fazemos aqui pela AUVP.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

CARA ELE DEVE FAZER O CALCULO DO RETORNO ESPERADO 

Retorno Total Esperado = Dividend Yield + Valorização

mas como o colega falou devido a posição ele (pode ter ) acesso a informações antecipadas. 

dividendo yield  = ( dividendo por ação ao ano/preço da ação atual ) *100

valorização = expectativa de valorização no ano 

exemplo  AUVP3:

Preço atual: R$ 70,00

Dividend Yield histórico: 8%

Expectativa de valorização: 12%

Retorno Total Esperado =  8 % (DY ) + 12  % Valorização = 20 % 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Guilherme O Faria disse:

O que mais me chamou atenção no seu texto foi o termo "quais existem possibilidades de". Por si só, me parece depender de uma avaliação com milhões de variáveis e, nesse caso, acredito que cada gestor de fundo tenha uma metodologia para identificar se compra ou não e aco que eles não devem divulgar os detalhes matemáticos dessas informações.

Vou dar alguns exemplos do que quero dizer:

. IPCA+ % depende das expectativas de IPCA para calcular e isso varia muito no longo prazo;

. Análise dos C-Level das empresa e das crenças do fundo de que eles podem lidar bem com o futuro;

. Análise das empresas e da relação do lucro dela e dos impactos do IPCA.

Acredito que o fundo venda exatamente a administração em relação a isso. Ele fornece apenas o número de informação suficiente para justificar o que eles fazem para as pessoas se manterem ou entrarem no fundo. 

Com ctz são mtas variáveis, inclusive ele fala, que São qualitativas e quantitativas, pensei que pudesse existir um indicador ou algum cálculo que poderia dar esse número, mesmo que fosse uma média do ipca, mas agradeço a ajuda 

Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Eric Henrique Dantona De Sousa disse:

Cara, acho que isso entra numa questão chamada valuation. Como eu só entendi sobre o tema com vídeos avulsos do YouTube, não posso te dar uma visão tão ampla sobre como fazer.

Mas posso te dar uns exemplos como a fórmula de Graham, ou o método do Décio Bázin (modelo de Gordon com taxa de desconto de 6%). São fórmulas bem conhecidas pela maior parte do público para uma parte do valuation da empresa, ou preço justo, como plataformas com Investidor 10 usam.

Pelo que entendi também, existe tanto uma parte quantitativa quanto qualitativa. Mas isso não é muito o que aprendemos na AUVP, apesar de que seria uma coisa bem interessante. Mas, como citado por outros membros, basicamente cada equipe de gestão tem suas próprias métricas sobre o assunto. Em geral, essas coisas talvez sejam bem técnicas e exijam um estudo mais profundo e não necessariamente são essenciais para acumular patrimônio. A menos que você queira fazer uma espécie de gestão ativa ou híbrida (parte da carteira buy & hold, parte value investing), algo que não é o que fazemos aqui pela AUVP.

Sim, mas minha intenção não é fazer gestão ativa, só queria entender mesmo se existe, algum indicador ou fórmula que leve a essa conclusão, muito obrigado

Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Etevoldo Teotônio de Araújo Neto disse:

CARA ELE DEVE FAZER O CALCULO DO RETORNO ESPERADO 

Retorno Total Esperado = Dividend Yield + Valorização

mas como o colega falou devido a posição ele (pode ter ) acesso a informações antecipadas. 

dividendo yield  = ( dividendo por ação ao ano/preço da ação atual ) *100

valorização = expectativa de valorização no ano 

exemplo  AUVP3:

Preço atual: R$ 70,00

Dividend Yield histórico: 8%

Expectativa de valorização: 12%

Retorno Total Esperado =  8 % (DY ) + 12  % Valorização = 20 % 

Boa, faz sentido, obrigado. 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...