Jump to content
  • 0

Precisamos falar sobre a inflação

Filipe Silveira Albieri

Pergunta

Saudações, queridos(as) sardinhas

Eu tenho pouco tempo de investimentos então não tenho um bom histórico de como a inflação se comportou no passado, mesmo assim, eu gostaria de tentar me proteger dela na medida do possível.
Entendo que existem os títulos pré-fixados + índice como o IPCA+, porém, o fato de o IR comer boa parte da rentabilidade em possíveis casos de hiperinflação me fazem refletir a respeito. Quais seriam opções viáveis de renda fixa para tentar se proteger de casos de inflação alta? Entendo que a atualização do IPCA não seria imediata e demoraria algum tempo até o índice tentar acompanhar a inflação
O que me vem à mente são LCIs/LCAs baseados no IPCA mas o grande problema é que eles costumam ser de prazos curtos
Debentures incentivadas e CRIs/CRAs também parecem ser interessantes, o único problema é a segurança mais baixa

O que vocês acham a respeito? Sou muito paranóico? Existem opções mais interessantes? É desnecessário se preocupar com hiperinflação porque caso isso acontecesse eu teria problemas maiores?

• Brabo 1
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 horas atrás, Filipe Silveira Albieri disse:

Eu tenho pouco tempo de investimentos então não tenho um bom histórico de como a inflação se comportou no passado, mesmo assim, eu gostaria de tentar me proteger dela na medida do possível.
Entendo que existem os títulos pré-fixados + índice como o IPCA+, porém, o fato de o IR comer boa parte da rentabilidade em possíveis casos de hiperinflação me fazem refletir a respeito. Quais seriam opções viáveis de renda fixa para tentar se proteger de casos de inflação alta? Entendo que a atualização do IPCA não seria imediata e demoraria algum tempo até o índice tentar acompanhar a inflação
O que me vem à mente são LCIs/LCAs baseados no IPCA mas o grande problema é que eles costumam ser de prazos curtos
Debentures incentivadas e CRIs/CRAs também parecem ser interessantes, o único problema é a segurança mais baixa

O que vocês acham a respeito? Sou muito paranóico? Existem opções mais interessantes? É desnecessário se preocupar com hiperinflação porque caso isso acontecesse eu teria problemas maiores?

Boa noite, @Filipe Silveira Albieri.

Você consegue, no site do IBGE, o histórico de como a inflação (IPCA) e demais índices que medem variação de preço se comportaram nos últimos anos e desde o início da medição. 

eu gostaria de tentar me proteger dela na medida do possível.

Se proteger da inflação é um dos pontos que todos nós, como investidores, buscamos, hahaha. Nesse contexto, coloco a minha estratégia: diversificação. Não há um investimento específico que sane todos os nossos medos, mas a conjunção dos benéficios de investimentos diversos que se completam dentro de nossa carteira é o que nos possibilita ficarmos mais calmos e dormirmos tranquilos. Você vai se proteger da inflação utilizando títulos que são para essa função, mas lembre-se sempre que as empresas sólidas também vão acompanhar esse movimento de inflação, posto que repassam isso para seus consumidores. Já tivemos uma inflação descontrolada e também empresas que sobreviveram a ela. 

Quais seriam opções viáveis de renda fixa para tentar se proteger de casos de inflação alta?

Mais uma vez, diversificação. Não há nada no mercado que tenha 100% de garantia de proteção contra inflação alta, mas, reforço, mais uma vez, que saber escolher entre diversos ativos aqueles que mais se enquadram no seu perfil de investidor vai ser o que vai te possibilitar dormir tranquilo.

Entendo que a atualização do IPCA não seria imediata e demoraria algum tempo até o índice tentar acompanhar a inflação

Acho que aqui você fez uma pequena confusão conceitual. O IPCA já é o índice mais popular utilizado para medir a inflação nacional. Ele não vai acompanhar a inflação, porque ele é a inflação, hahaha. A variação da sua cesta de produtos é medida  e divulgada  mensalmente e sua metodologia está dispononível, também, no site do IBGE. 

5 horas atrás, Filipe Silveira Albieri disse:

Além disso, tem os limites do FGC e, de fato, são para o curto prazo. Além disso, te limitariam.

Acho o risco delas darem problema maior que o risco de um cenário de hiperinflação, apesar de o passado ser sempre uma sombra dessa possibilidade. 

Vou começar pela última pergunta... Sim, caso isso aconteça você, na verdade, nós teremos diversos outros problemas bem maiores para nos atormentar. Sim, um pouquinho paranóico, mas tem fundamentos sólidos suas preocupações. 

O Raul vai falar ao longo do curso todo sobre diversificação e como isso é o que vai ter manter mais tranquilo. Não existe um investimento salvador, mas uma carteira bem montada, respeitando seus limites de risco, vão te garantir noites tranquilas.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Filipe Silveira Albieri disse:

Bom dia Filipe.

Como costuma-se brincar nos jargões financeiros: "No Brasil até o passado é incerto!!" 

Pela pergunta, me parece ser de um perfil Ultra conservador. Estou certo ou viajei?

Acredito que a melhor forma de proteção, no caso de uma hiperinflação, seria ir aportando mês a mês em uma cesta de itens (RF/RV), pois a hiperinflação não surgiria de um mês para o outro. Iria aumentando gradativamente. Assim ao aportar mensalmente pegaria títulos com taxas cada vez mais altas.

Outra opção de proteção são as boas empresas, em conjunto com a RF, pois as empresas conseguem repassar a inflação muito mais facilmente aos clientes, se mantendo "mais saudáveis financeiramente".

Espero ter ajudado

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
13 horas atrás, Alikaelli Porciuncula disse:

Acho que aqui você fez uma pequena confusão conceitual. O IPCA já é o índice mais popular utilizado para medir a inflação nacional. Ele não vai acompanhar a inflação, porque ele é a inflação, hahaha. A variação da sua cesta de produtos é medida  e divulgada  mensalmente e sua metodologia está dispononível, também, no site do IBGE. 

Nesse ponto eu posso ter me expressado mal, o que eu quis dizer é que em um cenário de hiperinflação, os preços ficariam descontrolados e poderiam variar diariamente, ao passo que o IPCA é calculado mensalmente 

Obrigado pelos pontos de reflexão, diversificar realmente nos ajuda a evitar muitos problemas, talvez não evite todos mas já cria muita tranquilidade

7 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Bom dia Filipe.

Como costuma-se brincar nos jargões financeiros: "No Brasil até o passado é incerto!!" 

Pela pergunta, me parece ser de um perfil Ultra conservador. Estou certo ou viajei?

Acredito que a melhor forma de proteção, no caso de uma hiperinflação, seria ir aportando mês a mês em uma cesta de itens (RF/RV), pois a hiperinflação não surgiria de um mês para o outro. Iria aumentando gradativamente. Assim ao aportar mensalmente pegaria títulos com taxas cada vez mais altas.

Outra opção de proteção são as boas empresas, em conjunto com a RF, pois as empresas conseguem repassar a inflação muito mais facilmente aos clientes, se mantendo "mais saudáveis financeiramente".

Espero ter ajudado

Segundo o PIAR, meu perfil é conservador mas eu diria que estou mais para moderado, 30% da minha carteira é RF, eu gosto da dinâmica volátil da RV e eu também considero que ela tá mais adaptada a lidar com os cenários de inflação muito alta

Link para compartilhar

• 0

Olá @Filipe Silveira Albieri

Auxiliando um pouco mais nos comentários...

Não tem problema ser paranóico. Nosso intuito aqui é aprendermos e nos ajudarmos.

Existem diversas formas de vc se "defender" da inflação. Como disseram, diversificar é fundamental.

Vc por exemplo disse q tbm gosta de renda variável... Um bom exemplo de se proteger da inflação com ela, seria investir em fundos imobiliários de tijolos com contratos de renovação atrelados a índices de inflação e fundamentos sólidos. Já pensou nisso? É interessante, existem grandes fundos híbridos, de logística, de shopping, q podem te ajudar nessa proteção.

Além disso títulos de renda fixa como CRIs CRAs, debêntures, CDBs...enfim um mar de opções dentro de seu grau de risco e retorno.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...