Jump to content
  • 0

Não sei bem o que quero ao escrever isso aqui, mas se alguém tiver um conselho ou só quiser dizer que tá tudo bem, eu aceito!

Giovanna Lissa Soares Medrado

Pergunta

Tenho 23 anos e moro com meu namorado há quase 3 anos. Me mudei para trabalhar na mesma fazenda que ele. Ele é supervisor em algumas áreas, e eu ficava no escritório, responsável por outras, como RH, segurança e a implementação de alguns sistemas. Mas eu era extremamente mal remunerada e tinha um chefe muito difícil. Tentei por dois anos continuar nessa empresa, mas acabei decidindo sair.

No início, achei que ficaria desempregada ou teria que procurar algo home office, mas um mês depois de tomar essa decisão (que foi em abril do ano passado, e só saí de fato em outubro), recebi uma proposta de trabalho em outra fazenda próxima. O trabalho é apenas duas vezes por semana, consegui negociar uma diária de R$ 130 sem nenhum outro custo financeiro, além de receber o combustível e a alimentação.

Com mais tempo livre, comecei uma faculdade online, comprei esse curso, continuo cuidando da casa (em uma zona rural com uma poeira do caramba), estou tirando carteira de motorista (lembrando que moro a uma hora da cidade mais próxima) e, além disso, decidimos começar a vender bolos na cidade aos sábados.

Dá muito trabalho. Não temos carro, então usamos a carretinha da moto. Investimos o menor valor possível para começar. Para chegar lá às 6h30 da manhã, acordamos às 4h, e eu passo o dia anterior inteiro fazendo os produtos. Vendíamos bem, mas não tivemos lucro. Os cálculos estavam certos, mas são produtos que não dá para vender caro, e a clientela da cidade pequena também não pagaria mais.

Isso tudo foi só para contextualizar (provavelmente faltou alguma informação, mas enfim). Esta semana, decidimos não ir mais. É extremamente cansativo, não temos tempo para respirar, meu namorado está cada vez mais sobrecarregado e fazer tudo isso sozinha tem sido muito desgastante. Foi ele quem sugeriu pararmos, e eu concordei na hora. Mas agora, vendo que amanhã era o dia de ir, estou me sentindo meio perdida. Parece que abrimos mão de uma renda extra que poderia nos ajudar a alcançar nossos objetivos mais rápido.

Não sei bem o que quero ao escrever isso aqui, mas se alguém tiver um conselho ou só quiser dizer que tá tudo bem, eu aceito! Tendo a idade que tenho, escuto muito sobre como deveriamos usar a nossa juventude para ir "atrás do nosso" mas puta que pariu, é muito desgastante você se ver trabalhando tanto e as coisas não funcionarem sabe, e escutar a torto e a direita que é uma questão de querer Kkk

• Brabo 3
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
1 hour ago, Giovanna Lissa Soares Medrado disse:

Tenho 23 anos e moro com meu namorado há quase 3 anos. Me mudei para trabalhar na mesma fazenda que ele. Ele é supervisor em algumas áreas, e eu ficava no escritório, responsável por outras, como RH, segurança e a implementação de alguns sistemas. Mas eu era extremamente mal remunerada e tinha um chefe muito difícil. Tentei por dois anos continuar nessa empresa, mas acabei decidindo sair.

No início, achei que ficaria desempregada ou teria que procurar algo home office, mas um mês depois de tomar essa decisão (que foi em abril do ano passado, e só saí de fato em outubro), recebi uma proposta de trabalho em outra fazenda próxima. O trabalho é apenas duas vezes por semana, consegui negociar uma diária de R$ 130 sem nenhum outro custo financeiro, além de receber o combustível e a alimentação.

Com mais tempo livre, comecei uma faculdade online, comprei esse curso, continuo cuidando da casa (em uma zona rural com uma poeira do caramba), estou tirando carteira de motorista (lembrando que moro a uma hora da cidade mais próxima) e, além disso, decidimos começar a vender bolos na cidade aos sábados.

Dá muito trabalho. Não temos carro, então usamos a carretinha da moto. Investimos o menor valor possível para começar. Para chegar lá às 6h30 da manhã, acordamos às 4h, e eu passo o dia anterior inteiro fazendo os produtos. Vendíamos bem, mas não tivemos lucro. Os cálculos estavam certos, mas são produtos que não dá para vender caro, e a clientela da cidade pequena também não pagaria mais.

Isso tudo foi só para contextualizar (provavelmente faltou alguma informação, mas enfim). Esta semana, decidimos não ir mais. É extremamente cansativo, não temos tempo para respirar, meu namorado está cada vez mais sobrecarregado e fazer tudo isso sozinha tem sido muito desgastante. Foi ele quem sugeriu pararmos, e eu concordei na hora. Mas agora, vendo que amanhã era o dia de ir, estou me sentindo meio perdida. Parece que abrimos mão de uma renda extra que poderia nos ajudar a alcançar nossos objetivos mais rápido.

Não sei bem o que quero ao escrever isso aqui, mas se alguém tiver um conselho ou só quiser dizer que tá tudo bem, eu aceito! Tendo a idade que tenho, escuto muito sobre como deveriamos usar a nossa juventude para ir "atrás do nosso" mas puta que pariu, é muito desgastante você se ver trabalhando tanto e as coisas não funcionarem sabe, e escutar a torto e a direita que é uma questão de querer Kkk

A grande questão é buscar resultados rápidos, seja vendendo bolo ou investindo, o retorno requerer tempo, investimentos e paciência.

Só existe nesse mundo de meu Deus, o caminho do estudo e do trabalho (seja trabalhando para alguém ou para si) e a sorte (não dependa dela), ganhar na loteria(eu não contaria com esta opção), vc é nova então foque em desenvolver de alguma maneira seja buscando algo que lhe dê alguma especialidade, já que trabalha no campo, deve ter alguma área do seus interesse um curso técnico ou uma faculdade que venha agregar e aumentar as possibilidades de trabalho e consequentemente de remuneração, sobre empreender no ramo de bolo, é preciso saber onde estar o erro, controlar os custos, os insumos e precificar corretamente o produto, talvez focar em menos dias na semana, tentar perceber qndo as pessoas estão mais dispostas a gastar, ao invés de ir todos os dias, fazer uma parceria com uma padaria e deixar os bolos lá, enfim tem que pensar no modelo de negocio, viabilidade e se funciona.

Eu trabalho a pouco mais de 15 anos, já trabalhei leve(sentado em uma cadeira, na frente do computador e com ar-condicionado, cafezinho a um passo de mim), já trabalhei pesado e por horas sem um minuto para respirar (calor, sem cafezinho e gene perturbando seu juízo), fiz e faço muita coisa que não gosto e também fiz muita coisa que adorava, nem sempre vamos fazer o que gostamos (acho que a maioria das vezes), mas o que precisamos naquele momento e logico busque sua melhoria, não precisa passar perrengue o tempo todo, agora é preciso saber par aonde quer ir.

FAÇA O QUE PRECISA SER FEITO, ATÉ QUE VC POSSA ESCOLHER O QUE QUER FAZER, por sinal a busca da liberdade financeira é um pouco disso também, é preciso "sacrificar" (entre aspas, pq  sacrificar não é a melhor palavra) alguns anos para alcançar os primeiro 50k ou 100k, e também alguns anos para sair da faculdade, até para tirar habilitação requer algum esforço. 

Se vc fez ou tá fazendo a AUVP, tem aquela aula que ele pergunta QUAL É O SEU SONHO? Momento como este que vc tá passando, desabafando aqui é o momento de fazer esse exercício, pegar caneta e papel e começar a escrever.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Giovanna Lissa Soares Medrado disse:

Olá Giovanna, boa tarde!!!

Por ainda ser jovem e ter o tempo a seu favor nos investimentos. Mas lembre-se do Princípio de Pareto, dos 80/20.

Se fazer os bolos para vender não trouxe boa margem lucro, refaça suas contas de custos e o preço. 

Estude um pouco mais o tema precificação. Quanto gerava de lucro líquido?

Mas se realmente achar melhor parar de fazer.....tudo bem!!!! Foque nos teus estudos e pense na possibilidade de começar a atuar já na sua área de formação enquanto ainda não termina a faculdade para já ir se posicionando no mercado.

Agora, como disse que está na área rural, de uma cidade pequena, distante 1 hora da cidade mais próxima, existiria o desejo de você e seu "namorido" em se mudar para a cidade e encontra possibilidades melhores para os 2, pois trabalhar "na lida" do campo pode ser bastante desgastante e pouco lucrativo.

Agora se ficou perdida por não estar preparando os bolos hoje para a venda amanhã, será que sua decisão está certa, afinal, pouca renda extra é melhor que nenhuma renda extra. Cansa...... ah cansa, mas..... põe dindin no bolso.

Filosofia de buteco.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Giovanna Lissa Soares Medrado disse:

@Giovanna Lissa Soares Medrado cada pessoa tem uma história e sabe bem sua realidade!

pelo seu relato você estão ralando bastante , e talvez o setor é até a região o de moram não ofereça as condições para evoluir mais financeiramente ! Mas lendo que você começou estudos on-line , não pensa em talvez usar este tempo de pausa nos bolos para estudar algo que possa fazer on-line !

as vezes parar algo parece ruim, mas é uma fase de transição , não deixe isso pesar , use a seu favor ! Descansem um pouco , uma pausa não vai atrapalhar uma vida toda ! E vcs assim podem planejar tentar outras alternativas , apenas não parem !

não se cobrem tanto , a vida não é linear 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

@Giovanna Lissa Soares Medrado cada pessoa tem uma história e sabe bem sua realidade!

pelo seu relato você estão ralando bastante , e talvez o setor é até a região o de moram não ofereça as condições para evoluir mais financeiramente ! Mas lendo que você começou estudos on-line , não pensa em talvez usar este tempo de pausa nos bolos para estudar algo que possa fazer on-line !

as vezes parar algo parece ruim, mas é uma fase de transição , não deixe isso pesar , use a seu favor ! Descansem um pouco , uma pausa não vai atrapalhar uma vida toda ! E vcs assim podem planejar tentar outras alternativas , apenas não parem !

não se cobrem tanto , a vida não é linear 

É o que temos pensado. Paramos por falta de tempo mesmo, e o retorno não tem valido todo o esforço. Precisamos descansar, mas a culpa está sempre presente, como se tivéssemos que estar sempre fazendo mais ou como se nunca fosse o suficiente. Pareceu meu deprê mas acredito que foi a decisão certa kkj e obrigada pela resposta :)

Editado por Giovanna Lissa Soares Medrado
Link para compartilhar

• 0
18 horas atrás, Fabio Alves Joia disse:

Olá Giovanna, boa tarde!!!

Por ainda ser jovem e ter o tempo a seu favor nos investimentos. Mas lembre-se do Princípio de Pareto, dos 80/20.

Se fazer os bolos para vender não trouxe boa margem lucro, refaça suas contas de custos e o preço. 

Estude um pouco mais o tema precificação. Quanto gerava de lucro líquido?

Mas se realmente achar melhor parar de fazer.....tudo bem!!!! Foque nos teus estudos e pense na possibilidade de começar a atuar já na sua área de formação enquanto ainda não termina a faculdade para já ir se posicionando no mercado.

Agora, como disse que está na área rural, de uma cidade pequena, distante 1 hora da cidade mais próxima, existiria o desejo de você e seu "namorido" em se mudar para a cidade e encontra possibilidades melhores para os 2, pois trabalhar "na lida" do campo pode ser bastante desgastante e pouco lucrativo.

Agora se ficou perdida por não estar preparando os bolos hoje para a venda amanhã, será que sua decisão está certa, afinal, pouca renda extra é melhor que nenhuma renda extra. Cansa...... ah cansa, mas..... põe dindin no bolso.

Filosofia de buteco.

Espero ter ajudado.

Já pensamos em morar na cidade, sim, mas o custo de vida no campo é beeem mais baixo. Não pagamos água, energia ou aluguel e, por conta do trabalho do meu projeto de marido (kk), também não gastamos com combustível, já que ele circula entre várias fazendas e tem alguns ranchos perto da cidade — uma um pouco maior, no caso - então sempre enquadramos a nossa rota as idas dele pra aproveitar e não precisar ir novamente depois (kk).

Então, para a gente, não compensaria mudar. Além disso, o trabalho dele está mais voltado para a gerência, e eu também lido mais com a parte da papelada do que qualquer outra coisa. Nossos serviços são tranquilos, apesar da pressão.

Mas entendi super o que você quis dizer! Obrigada pela resposta. 😊

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hora atrás, Giovanna Lissa Soares Medrado disse:

É o que temos pensado. Paramos por falta de tempo mesmo, e o retorno não tem valido todo o esforço. Precisamos descansar, mas a culpa está sempre presente, como se tivéssemos que estar sempre fazendo mais ou como se nunca fosse o suficiente. Pareceu meu deprê mas acredito que foi a decisão certa kkj e obrigada pela resposta :)

Entenda que está preocupação e cobrança é por que vocês querem mudar … mas as vezes a pausa ajuda a descansar e clarear as ideias e ver novas possibilidades … uma mente descansada produz mais e melhor !

no início da pandemia sofri um desemprego , e já estava com meus 41 anos , numa empresa de tecnologia , e trabalhando remoto - já havia 2 anos antes da pandemia que eu atuava 100% remoto - e com isso eu ao invés de me cobrar (mesmo me cobrando um pouco ainda ) entendi que baseado em minhas escolhas pessoais , eu não tinha muito o que fazer , ou aceitava empregos piores e pagando mal , ou dava um tempo até as coisas voltarem a melhorar ! Optei pela segunda opção e comecei estudar temas específicos da minha profissão , e mesmo eu havendo projeto 6 a 12 meses sem renda (pela incerteza da época ) eu estava trabalhando 3 meses depois , e passado mais 3 meses eu estava ganhando quase o dobro e trabalhando carga horária menor ! Hoje 4~5 anos passados desta fase , vejo que as vezes não temos que carregar o mundo nas costas , temos que parar , estudar , pensar em como fazer este peso não ser desgastante e ainda sim conseguirmos carrega-ló!

desculpe o textão ,  as em resumo , não se cobrem tanto , e não vão ao extremo , mas não parem , e quando precisar de pausas , façam as pausas , com o tempo, assim como nos investimentos , a vida vai melhorando , suas escolhas , a escolha de onde investir seu tempo , e seus retornos consequentemente também melhoram !

não peguem tao pesado com esta auto cobrança ! Um dia de cada vez ! 

Link para compartilhar

• Criar novo...