Jump to content
  • 0

Investir em imóveis ou ir investindo na bolsa?

Gustavo César Melo Tavares

Pergunta

Senhores, estou com uma dúvida, sou corretor de imóveis aqui em São Luís, e vamos ter um lançamento exatamente no dia 15 de abril, de um empreendimento bem localizado, em frente ao Mc Donalds, a 1min da Havan, a 5min da praia daqui. Falando brevemente, serão apartamentos de 2 quartos sendo 1 suíte, 45 metros, onde é possível pegar um apartamento e fazer aluguem tradicional ou Airbnb.

Estou na dúvida se pego um apartamento lá pra mim ou se vou economizando pra ir investindo na bolsa. Lá eu conseguiria pegar um apartamento em uma posição boa dando 15mil na assinatura do contrato, fazendo parcelamento direto com a construtora, sem financiamento bancário, parcelando em até 90 meses, com correção do IPCA apenas. Então assim, vai ser um bom empreendimento, avalio até talvez morar depois que ficar pronto daqui 36 meses, então seria um investimento que eu poderia rentabilizar ou morar, ainda estou nessa dúvida.

Enfim, moro com meus pais, tenho 23 anos, faço faculdade ainda, e ganho bem como corretor de imóveis (no min 12k por mês, as vezes bem mais). Na minha situação, onde só tenho 20k aplicado na bolsa ainda (pois estou terminando o curso ainda), você seguraria o dinheiro ou aplicaria nesse imóvel? Visto que estamos vendo excelentes oportunidades de investimento no Brasil e em dolar tambem, então meio que fico na dúvida do que fazer com o dinheiro

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
8 horas atrás, Gustavo César Melo Tavares disse:

Senhores, estou com uma dúvida, sou corretor de imóveis aqui em São Luís, e vamos ter um lançamento exatamente no dia 15 de abril, de um empreendimento bem localizado, em frente ao Mc Donalds, a 1min da Havan, a 5min da praia daqui. Falando brevemente, serão apartamentos de 2 quartos sendo 1 suíte, 45 metros, onde é possível pegar um apartamento e fazer aluguem tradicional ou Airbnb.

Estou na dúvida se pego um apartamento lá pra mim ou se vou economizando pra ir investindo na bolsa. Lá eu conseguiria pegar um apartamento em uma posição boa dando 15mil na assinatura do contrato, fazendo parcelamento direto com a construtora, sem financiamento bancário, parcelando em até 90 meses, com correção do IPCA apenas. Então assim, vai ser um bom empreendimento, avalio até talvez morar depois que ficar pronto daqui 36 meses, então seria um investimento que eu poderia rentabilizar ou morar, ainda estou nessa dúvida.

Enfim, moro com meus pais, tenho 23 anos, faço faculdade ainda, e ganho bem como corretor de imóveis (no min 12k por mês, as vezes bem mais). Na minha situação, onde só tenho 20k aplicado na bolsa ainda (pois estou terminando o curso ainda), você seguraria o dinheiro ou aplicaria nesse imóvel? Visto que estamos vendo excelentes oportunidades de investimento no Brasil e em dolar tambem, então meio que fico na dúvida do que fazer com o dinheiro

@Gustavo César Melo Tavares Bom dia!
Espero que esteja tudo bem!

Vou deixar aqui minha opinião: você é novo e não tem a necessidade de ter uma moradia fixa hoje. Caso esteja incomodado em morar com seus pais, a ideia seria primeiro ir para um aluguel.
Como investimento, no meu ver, não vale muito a pena, pois o máximo que conseguiria com aluguel seria em torno de 0,5%, às vezes nem isso. No meu ver, você estará adquirindo uma dívida sem necessidade. O ideal seria investir esse valor de entrada e os aportes que iria fazer para comprar o apartamento.

Outro detalhe é que sempre tem surpresinhas: o imóvel que não é entregue dentro do prazo, o IPCA que pode subir além dos seus planos, etc.

Lembrando que essa é minha opinião. Espero ter contribuído. Boa sorte na escolha!

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Fala Gustavo,

Adorei ver seu questionamento, pois estou em uma situação semelhante porem um pouco mais complexa kkkk.

No meu caso eu já dei entrada e já estou pagando.

Eu sou diretor comercial de uma construtora em Mossoró RN, e o imóvel que comprei é um Flat beira mar em uma praia próxima da minha cidade.

Cara, primeira coisa que eu gostaria de entender, pegue a minuta do contrato e observe com calma se de fato o único reajuste será IPCA, ou é IPCA até a entrega e pôs entrega IGPM +1% ao mês, faço esse questionamento, pois aqui em Mossoró todas as construtoras aplicam INCC até a entrega e pôs chaves IGMP + 1% (vulgo agiotagem).

Se o cenário real for só IPCA msm, eu gostaria que você fosse muito cauteloso com a Incorporadora na qual vai adquirir, vá a fundo, veja os imóveis que já entrego, veja se eles foram comercializados dessa mesma forma, pois o risco de inadimplência que ela esta se expondo é extremamente alto para um imóvel tão bem localizado como você mencionou.

Se as respostas forem positivas, veja a media de aluguel tradicional na região hoje para esses mesmo tipo de imóvel, se o valor médio do aluguel LIQUIDO, cobrir a prestação que irá assumir junto a construtora, vejo como um excelente investimento sim!

Pois ao quitar o imóvel, o valor real que você investiu nele será muito menor ao valor atualizado de venda dele, pois estamos em um período de SELIC alta, lembre sempre que nosso mercado ele é cíclico, a probabilidade para quando você quitar esse bem é de uma SELIC menor a atual, com isso existirá um acesso mais facilitado ao credito imobiliário com taxas de juros mais atrativas e consequentemente mais pessoas procurando imóveis, por lei de oferta e demanda os imóveis tendem a subir de preço de uma forma muito mais agressiva e com isso você pode ter um ganho de capital muito maior.

Até ai eu fui otimista, vamos pensar em um cenário ruim, o brasil foi pro saco, taxa SELIC na casa dos 20%, ninguém esta podendo financiar, nesse momento os aluguéis vão estar nas estrelas, afinal qual sentido de uma SELIC mais alta se a inflação esta controlada, ai você terá um bem quitado que geralmente é protegido da inflação de forma natural.

Em resumo, minha opinião é, se você que é do mercado, esta visualizando uma oportunidade e tem condições de adquirir esse bem e continuar investindo mesmo que com valores menores em renda fixa e variável, e principalmente conhece a construtora com a qual esta adquirindo o bem e entendeu todos os riscos que envolvem o negocio (correções).

Vai que é sua Tafarel 

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

Você tem uma vantagem por ser corretor de imóveis então conhece melhor o mercado que esta entrando. Analise a rentabilidade que vai conseguir seja com aluguel + possível valorização do imóvel e as probabilidades que você deixaria de conseguir em outros mercados ( renda fixa ou variável).

Só tome cuidado que do mesmo modo que você tem a vantagem de conhecer o mercado e se optar pelo imóvel, estará com os "ovos na mesma cesta".

Lendo o seu post lembrei que o Raul tem um video sobre o assunto, caso não tenha visto. Sugiro como uma ótima opinião.

• Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...