Elder Costa Franco Antunes Postado 22 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 22 de Julho de 2022 Bom dia a todos. Não sei se esse é um assunto que já foi debatido anteriormente no canal do Investidor Sardinha, mas ontem após a aula fiquei pensando como a "nova geração" está se preparando para a mudança na nossa pirâmide etária e os riscos e consequências que o futuro nos trará. Segue o link com as principais mudancas no novo ensino médio. http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361 Umas das mudanças que me chamou a atenção foi a inclusão de disciplinas (não obrigatórias) como educação financeira e empreendedorismo. Em tempo, no ensino fundamental , a educação financeira já é lei desde dezembro de 2017. Sinceramente não tenho nenhum objetivo de levar essa discussão para o campo político. Meu pensamento é tentar entender como cidadão e pensar do ponto de vista financeiro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Gabriel Trita Postado 22 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 22 de Julho de 2022 Eu so não entendi qual foi a pergunta hahaha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Pedro Henrique Gomes Dos Santos Postado 22 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 22 de Julho de 2022 Cara, governo nao dá ponto sem nó. Sabe qual a educacao financeira e empreendedorismo que eles querem ensinar ali? A voce montar o seu MEI e que voce tem que abrir conta em banco e pagar os impostos. É Lei, alguem aplaudiu e foi reeleito por conta disto. Mas na prática... Um país que destroi sua propria industria e inovacao, dando subsidios monstros a empresas estrangeiras e deixando nossos verdadeiro cientistas sem o minimo para desenvolver nossas inovacoes, nao quer ensinar ninguem a ter educacao financeira. Isto é mais uma conversinha mole pra boi dormir. Nao me entenda mal, mas muito do que aprendi (inclusive profissionalmente) veio de esforco proprio - nao de programa educacional. E o mais importante, o esforco proprio vem de algo chamado brios, coisa que vem de casa - e nao da escola. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Renzo Nogueira Margotto Postado 22 de Julho de 2022 Compartilhar Postado 22 de Julho de 2022 A nossa pedagogia e as nossas escolas são do século XVIII, de modelo espartano. Não existe nada nem de moderno e nem de eficaz nelas. Os alunos estudam para fazer uma prova e não para aprender. Aula expositiva, leitura e escrita não promovem aprendizado. A prática sim. Mas pouquíssimas escolas promovem conteúdo prático de modo eficiente. Outro problema é o tempo: cada pessoa tem seu tempo de aprendizado e as as escolas dão o mesmo tempo para que todos aprendam as mesmas coisas. E o ponto crucial é o interesse: quando há interesse legítimo, há uma chance muito maior de promoção do aprendizado real. Se você é professor de português e todos seus alunos adoram jogar Minecraft, dê aula de português jogando Minecraft... As aulas tradicionais via de regra são monótonas e desinteressantes... A AUVP é um bom exemplo de bom funcionamento: todo mundo que chega, chega interessado em aprender a investir. Também pratica durante o curso investindo seu próprio dinheiro. Tem módulos de uma semana, mas deixa o aluno acessa-los um ano (cada um tem seu tempo de aprendizado). Tem live na semana dos módulos, mas tem o fórum aqui para dúvidas que surjam posteriormente... Então o problema da escola tradicional é antes de tudo estrutural... As pessoas não aprendem português, não aprendem matemática, física, química, biologia, história... Não aprenderão empreendedorismo e nem se educarão financeiramente se a estrutura pedagógica não for modificada. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts