Jump to content
  • 0

Pergunta

Postado

Oi, 

Usei o comparador de renda fixa do site do sardinha (https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/) com intenção de calcular uma taxa equivalente de um título do Tesouro Prefixado a 14,87%. (Para fins de simulacao usei 36 meses). Achei estranho que o retorno liquido foi de 11,90%, muito mais baixo do que eu imaginava.

Peguei então a calculadora de juros compostos(https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/) e simulei os mesmos 36 meses em cima de R$1000,00. O Resultado foi seguinte:

Bruto = 1515,72 = 1000 + 515,72;
  IR dos juros: 515,72 x (1-15%) = 438,36 (77,36 de impostos) 
  Liquido = 1438,36

Fazendo a rentabilidade usando esse valor liquido tenho 43.84% em 36 meses o que dá  1.0149% a.m. que é equivalente a 12,88% a.a. . Para confirmar que não fiz conta errada, eu apliquei a expressao de juros compostos e o valor é coerente com o calculo manual da rentabilidade liquida.

O que é esse retorno liquido de 11,90% do Comparador de Renda Fixa?  

img.png

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado (edited)
21 minutes ago, Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros disse:

Oi, 

Usei o comparador de renda fixa do site do sardinha (https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/) com intenção de calcular uma taxa equivalente de um título do Tesouro Prefixado a 14,87%. (Para fins de simulacao usei 36 meses). Achei estranho que o retorno liquido foi de 11,90%, muito mais baixo do que eu imaginava.

Peguei então a calculadora de juros compostos(https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/) e simulei os mesmos 36 meses em cima de R$1000,00. O Resultado foi seguinte:

Liquido = 1438,36

Fazendo a rentabilidade usando esse valor liquido tenho 43.84% em 36 meses o que dá  1.0149% a.m. que é equivalente a 12,88% a.a. . Para confirmar que não fiz conta errada, eu apliquei a expressao de juros compostos e o valor é coerente com o calculo manual da rentabilidade liquida.

img.png

oi cara, bom dia.

O retorno liquido seria o quanto voce receberia no investimento após descontar o IR mas se a taxa líquida fosse realmente 11,90% ao ano, o montante final seria R$ 1401,17 após 36 meses.

Isso é menor do que os R$ 1438,36 que você e eu calculamos com a taxa correta. Ou seja, o Comparador de Renda Fixa do Sardinha provavelmente está subestimando o retorno real.

Editado por Pablo Rickson
  • Brabo 1
  • 1
Postado
27 minutes ago, Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros disse:

Oi, 

Liquido = 1438,36

img.png

@Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros, tudo bem?

Hugo, a diferença entre seu cálculo (12,88% a.a.) e o resultado do comparador (11,90% a.a.) é exatamente de 0,98 pontos percentuais, e tem uma explicação matemática precisa:

O que acontece é que o comparador do Sardinha está incluindo todos estes fatores:

1. Taxa de custódia da B3 que é 0,25% ao ano sobre o valor de mercado do título (aproximadamente 0,75% em 36 meses)
  2. IOF: Embora não se aplique após 30 dias, o site pode estar considerando para alguns cenários de resgate
  3. Metodologia de cálculo diferente pois o site utiliza o método de dias úteis (252 dias por ano) enquanto você provavelmente usou anos exatos (365 dias)

Para confirmar que a diferença é mesmo a taxa de custódia + metodologia de cálculo, faça o seguinte:

• No seu cálculo, vamos subtrair 0,25% ao ano da taxa bruta (14,87% - 0,25% = 14,62%)
  • Aplicando juros compostos: R$1.000 * (1 + 0,1462)^3 = R$1.505,62
  • Aplicando o IR de 15%: R$1.505,62 - R$75,84 = R$1.429,78
  • Vamos calcular a taxa equivalente: (R$1.429,78/R$1.000)^(1/3) - 1 = 12,62% a.a.

Quando você ajusta para dias úteis em vez de anos cheios, chega muito próximo aos 11,90% apresentados pelo site. O site está correto porque inclui todos os custos reais que você terá, inclusive a taxa de custódia que frequentemente é esquecida nos cálculos manuais.

Forte abraço e espero ter ajudado.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Opa @Carlos Filho e @Tales Lima Da Cruz,

Valeu pelas respostas!

Carlos, eu não acho que seja uma diferença pelas taxas e numero de dias uteis, achei essa calculadora no site Clube dos Poupadores (https://clubedospoupadores.com/calculadora-tesouro-prefixado) que leva em conta o numero de dias uteis e taxas de custódia. A conta fica bem parecida com a sua acima de 12.5%.  Mas ainda um tanto distante dos 11,9%

Talvez seja alguma influência de IPCA que está efetando. Curiosamente na LCA isenta de imposto ainda teve uma pequena redução, essa talvez seja por uma taxa de custódia. 

Essa comparação entre diferentes títulos ainda é um pouco confuso para mim. Como que vocês tendem a comparar diferentes títulos  com prazos diferentes? 

image.png

• Brabo 1
  • 0
Postado
1 hour ago, Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros disse:

Opa @Carlos Filho e @Tales Lima Da Cruz,

Valeu pelas respostas!

Carlos, eu não acho que seja uma diferença pelas taxas e numero de dias uteis, achei essa calculadora no site Clube dos Poupadores (https://clubedospoupadores.com/calculadora-tesouro-prefixado) que leva em conta o numero de dias uteis e taxas de custódia. A conta fica bem parecida com a sua acima de 12.5%.  Mas ainda um tanto distante dos 11,9%

Talvez seja alguma influência de IPCA que está efetando. Curiosamente na LCA isenta de imposto ainda teve uma pequena redução, essa talvez seja por uma taxa de custódia. 

image.png

@Hugo Gayoso Meira Suassuna Medeiros, olha, essa diferença de 0,6% entre calculadoras (11,9% vs 12,5%) tem algumas explicações bem práticas.

O mercado financeiro usa 252 dias úteis/ano, enquanto algumas calculadoras usam 365 dias corridos. Isso pode causar uma diferença de até 0,3%.

Outra coisa que muda muito é como cada uma trata a taxa de custódia da B3 (aqueles 0,20% ao ano). A calculadora do Clube dos Poupadores que você mostrou parece incluir isso certinho, por isso chegou em 12,69%. Essa diferença pode parecer pouca, mas pensa no longo prazo: R$10 mil investidos por 10 anos a 11,9% viram R$30.776, enquanto a 12,5% chegariam a R$32.465. São quase R$1.700 de diferença. Se formos para 20 anos, a diferença já passa de R$10 mil!

Impacto quantitativo da diferença de 0,6% a.a.:

• Para R$10.000 investidos:
    • Em 3 anos: 11,9% = R$14.004 vs 12,5% = R$14.219 (diferença: R$215)
    • Em 5 anos: 11,9% = R$17.535 vs 12,5% = R$18.007 (diferença: R$472)
    • Em 10 anos: 11,9% = R$30.776 vs 12,5% = R$32.465 (diferença: R$1.689)
    • Em 20 anos: 11,9% = R$94.727 vs 12,5% = R$105.468 (diferença: R$10.741)

A calculadora que você está usando parece ser bem completa. O valor de 12,69% provavelmente está mais próximo da realidade porque ela está considerando corretamente os dias úteis e as taxas envolvidas.

Agora sobre a sua pergunta:

"Essa comparação entre diferentes títulos ainda é um pouco confuso para mim. Como que vocês tendem a comparar diferentes títulos  com prazos diferentes?"

Para comparar títulos com prazos diferentes, eu faço assim:

1. Sempre olho a taxa anualizada líquida (aquele percentual ao ano depois de descontar impostos e taxas). É o jeito mais justo de comparar um título de 2 anos com outro de 5 anos, por exemplo.
  2. Penso no meu objetivo com aquele dinheiro. Se preciso dele em 3 anos para a entrada de um apartamento, não importa se um título de 10 anos paga mais - não vai servir para mim.
  3. Considero o cenário econômico e vejo se acho que os juros vão cair bastante, talvez valha a pena pegar um prefixado mais longo, mesmo que a taxa anual seja só um pouquinho maior.
  4. Analiso a liquidez: às vezes um título paga 0,3% a mais ao ano, mas tem liquidez ruim. Se precisar vender antes, posso perder mais do que esse ganho extra.
  5. Diversifico por prazo: em vez de escolher só um, costumo montar uma "escadinha" com vencimentos diferentes (um para 2 anos, outro para 3, outro para 5...).

No fim das contas, a taxa anualizada líquida é o principal número para comparação, mas sempre olhando para o seu planejamento. Um título de 3 anos a 12% pode ser melhor que um de 5 anos a 12,5% se você precisa do dinheiro em 3 anos. O importante é não cair na armadilha de olhar só o rendimento total (tipo 40% em 3 anos vs 70% em 5 anos). Sempre converta para taxas anuais para comparar corretamente.

A outra dica que eu dou é assistir a aula do @Raul sobre marcação a mercado, vale muito a pena.

Forte abraço e espero ter te ajudado.

• Criar novo...