Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa tarde galera, sou novo aqui e gostaria de saber se tem mais alguém que seja celíaco. Se tiver, como faz para sobrar dinheiro para investir quando um pão sem glúten custa mais de 20 reais? kkk Brincadeiras a parte, pra quem tem esse problema o custo fixo fica bem maior, porque o mercado que já é caro sai mais caro ainda.

• Sad 1
Postado

Por algum motivo eu li "celibato", fiquei deveras confuso

Rapaz, muita coisa que é vendida como "gluten free" possuem o preço inflacionado de propósito pelo hype recente dos não-celíacos da onda "fitness e wellness"... O jeito seria buscar alimentos in natura e alternativas ao pão, por exemplo um cuscuz (tradicional com flocão de milho).

O que eu imagino que fique caro sejam as substituições da farinha de trigo que são específicos para "imitar" produtos com gluten, por exemplo pães e bolos, isso faz sentido? Se for isso mesmo você conseguiria se alimentar com derivados de milho, arroz e mandioca com um custo reduzido 

• Aí cê deu aula... 1
Postado

Sim, é isto mesmo. O que fica mais caro são esses produtos que buscam ser alternativos para os feitos com trigo. Estive na Argentina recentemente e lá tem muito celíaco, então tem muito produto gluten free que não existe aqui no Brasil, porém lá o preço é bastante similar aos produtos "normais". Aqui os preços podem ser altos justamente pelo que você falou, do pessoal não celíaco consumindo no hype, mas na minha cabeça isso deveria ser ao contrário porque se tem mais procura, tem mais oferta e os preços deveriam baixar. Mas é o Brasil né, a teoria na prática é outra kkk Mas celibato foi foda kkk 

Postado (edited)
18 minutes ago, Luiz Cezar Taglietti disse:

na minha cabeça isso deveria ser ao contrário porque se tem mais procura, tem mais oferta e os preços deveriam baixar

Aí acontece o famoso "depende" hahaha

A oferta e a demanda são "escalas", então até certo ponto da demanda ainda não faz jus a aumentos de oferta suficientemente expressivos para que os preços abaixem. Além disso, produtos "gluten free" são um produto de nicho e o público alvo principal das empresas que fabricam esse tipo de produto são os seguidores de influenciadores fitness e wellness, que geralmente possuem um poder aquisitivo razoável (afinal, pra ficar dando bola pra baboseira na internet é preciso ter tempo livre)... Os celíacos são um público alvo secundário, então é do interesse das empresas não que a oferta permaneça ligeiramente suficiente para atender à demanda para que a margem continue alta, já que o principal público alvo consegue pagar o preço atual.. E isso reflete que a demanda não somente é a quantidade de pessoas buscando um produto, mas também o quanto essas pessoas estão dispostas a pagar por ele

edit: se seu foco for economizar, eu seguiria essa linha de substituir a alimentação em si, a exemplo do pão sem gluten pelo cuscuz no café da manhã. Uma outra alternativa seria você mesmo fazer o pão, aí você pode analisar se faz sentido até comprar aquelas máquinas que fazem pão automaticamente e você pode programar pra que o pão fique pronto às 6 da manhã... Eu particularmente faria o pão manualmente no domingo pra ir comendo durante a semana, talvez você até descubra um novo hobby porque cozinhar é daora demais haha

Editado por Wesley Carvalho
  • Criar novo...