Jump to content

Pergunta

Postado

Olá pessoal!

Quando vcs calculam o preço médio das ações vcs adicionam ao cálculo a taxa de liquidação e emolumentos?

Quando comecei a investir, me ensinaram a adicionar estes no calculo para calcular o preço médio, mas olhando os relatórios da B3 nestes a tx de liquidação e emolumentos não são incluídos.

Existe alguma forma correta? ou das duas formas está certo? 

A diferença no preço médio entre um jeito e outro é bem pequena, então acredito que não faça muita diferença....

• Brabo 1

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Oi @Bárbara Resende Quinan,

A lei permite que você considere os custos da operação no cálculo do imposto.  Assim sendo, na hora que compra, você pode somar os custos de liquidação no preço dos ativos e tirar os mesmos custos na operação de venda.

Na prática, a menos que você use um app para fazer essas contas, fica extremamente trabalhoso fazer isso no lápis ou em planilha, uma vez que tem que ratear os custos pelos ativos na proporção do valor de cada ativo pelo total da nota de corretagem.

Na minha planlha de controle (amo excel), eu não considero tais custos, mas o app que uso para controlar meus investimentos faz isso automaticamente, pela nota de corretagem. O resultado prático é que o meu PM no APP é maior que o da minha planilha, mas um valor insignificantemente maior (note que eu compro sempre e só vendo em casos extremos apenas).

Sinceramente, acho que o ganho no PM não justifica a trabalheira.  Para quem é t.r.a.d.e.r., talvez tenha uma significância maior...

• Brabo 3
  • 0
Postado

Boa noite Bárbara

Como faço o calculo do preço média na ponta do lápis, eu somo as taxas e emolumentos. Dentro do mês já acesso a nota de corretagem e faço os cálculos do mês e já deixo tudo pronto em uma pasta, depois é só somar ao que já foi declarado no ano anterior e está pronto.  

Mas, no geral, a diferença é na casa dos centavos. Quanto maior o valor do aporte menos diferença faz.

• Criar novo...