Post popular Naldo Colella De Nardi Postado 5 de Abril Post popular Postado 5 de Abril (edited) Quem é o Naldo? Tenho 30 anos, com a formação de Tecnologo em Jogos Digitais, solteiro e sem filhos. Já flertei com muitas áreas de atuação, fui bolsista/professor de dança de salao por 5 anos da minha vida quando mais novo, tentei estudar e focar na área de modelagem e animação 3D e sempre tive uma atração por música porem meus instrumentos sempre ficaram empoeirados e no fim acabei seguindo a carreira de Programador. Viciado em café, pub, música, cerveja e bourbon. Trajetória Profissional Atuo na área pelo menos há 12 anos (desde o estágio na faculdade), comecei em Agencia digital sem saber uma linha de codigo, aprendi bastante sobre front end (HTML, CSS, JS) na época e tbm a criar meus temas do zero usando o wordpress, depois tive uma boa oportunidade de migrar e ir trabalhar dentro de um E-commerce in-house aonde novamente fui trabalhar com uma linguagem que eu tinha zero prática e conhecimento que na epoca ainda nao era tão conhecida... o Ruby. Tive uma experiencia legal que durou em torno de 1 ano e meio e infelizmente sofri o meu primeiro layoff em 2018 (acho que ainda nem era modinha as empresas fazerem layoff igual hj em dia sofremos) e acabei sendo desligado sem justa causa. Foi duro, um dev júnior aprendendo, animado, levar um baque desse, comecei a perder o tesão em programar nessa epoca e passei por um periodo dificil profissionalmente. Entre indas e vindas consegui um emprego para trabalhar num ERP na area de COMEX. Novamente, outro desafio e outra linguagem desconhecida, AngularJs e Java. Tive que me atualizar, meu trabalho já não era o mesmo... muitas novas tecnologias e soluções para mesmos problemas foram aparecendo e cada vez mais os lugares usavam isso... WebPack, Boas práticas, Versionamento de Código, Reatividade e por ai vái. Foram 2 anos de MUITO aprendizado e ainda sendo Júnior e ganhando mal mal 2.5k CLT em 2019. Boom, covid. Vai remoto, volta presencial, empresa forçando a ir presencial sendo que meu pai era de risco (Ásmatico), falta de compaixao, estresse, outro periodo dificil. Apesar de não ser reconhecido na carteira como Pleno, eu já considerava meu nivel equiparado, e comecei a procurar oportunidades... Me demiti e passei por alguns empregos rapidamente, como eu sempre estudei ingles e ja estava num nivel legal da lingua tive a oportunidade de trabalhar um tempo como consultor no sistema da NetIQ, novamente sem conhecimento algum da área (2021). Estudei cursos de SUSE (Linux), como criar drivers, acesso remoto, uma area bem fora da minnha curva... Apesar de estar tendo sucesso e agradando na empresa, ganhando 6k (Não CLT), não era o que eu queria pra mim. Consegui um trabalho remoto pra SP, salário nao mudou muito, já identificado como Full Stack Pleno comecei a trabalhar novamente com ele... Ruby, porem novamente correr atrás de tecnologia nova pois precisei aprender Vue.js para a parte de front end. Experiencia legal, empresa pequena e decisões na parte de front já comecavam a ser lideradas por mim. Outra experiencia curta, 3 meses ainda em 2021, recebi uma proposta que pra época, irrecusavel. Fui indicado por um colega lá da empresa que trabalhei em 2018, por saber Ruby, Ingles e ter causado uma boa impressao durante a época. Passei por um processo seletivo para trabalhar como contractor em uma empresa do vale do silicio via uma empresa do Brasil. Novamente, Ruby porem novas tecnologias e frameworks... Aprender React, Metodologias, Jira, escrever e pensar em soluções não apenas escrever códigos, Kotlin... Mesmo salário do que o trabalho de SP, mas uma oportunidade de crescimento gigantesca. Comecei CLT 6k como "Analista Sistema Pleno III"(mas para fora já vendido como Senior), e fui crescendo profissionalemente la dentro. 8k... 9k (agora Senior na carteira), 9k500, 10k, 10k500, 11k e continuo hj nessa empresa a quase 4 anos. Qual o meu sonho? Uma pergunta dificil... deveria ser fácil a gente sonhar, mas com tantas coisas na nossa cabeça a gente acaba so querendo conseguir chegar no mês seguinte e vamos esquecendo de sonhar. Nunca me faltou nada, sempre tive um teto pra morar, comida, roupa, ensino particular, aulas de ingles, meus pais sempre tentaram me dar uma vida diferente da deles. Pai autonomo, Mae que era advogada mas largou tudo para ajudar tanto em casa quanto no trabalho dele. Sempre vivi vendo e assistindo aquilo de trabalhar pra conseguir pagar o próximo mês, puxa aqui e empurra aqui nas financas, emprestimo, dever, pagar, energia cortar pq nao foi paga, usar internet de vizinho, sentar na mesa de jantar com um papel e caneta e ver que ta na merda financeiramente, um dia ter fartura e no outro ter falta e o ciclo continuava. Era do ES, Moravamos no RJ, vendemos toda a herança voltamos pro ES, continuamos sem nada alem de um apartamento. (provavel que 1/6 do valor que era a herança dos imoveis do RJ) Meu primeiro sonho é quebrar esse ciclo. É ter um local para morar (meu) e uma renda que me sustente de forma digna, sem luxos, que me deixe livre para dizer não. Não eu não vou trabalhar nesse lugar que acaba com minha vontade de fazer qualquer coisa. Não eu não vou me preocupar se a energia vai ser cortada, se a comida vai faltar. Quem sabe ter liberdade para trabalhar na area de games ou arte 3D? Meu segundo sonho é poder sonhar. Como é minha vida HOJE? Salario R$11.080,00 que vira R$8.279,00 Tenho o privilegio de morar no apartamento que é de minha mãe logo não gasto com aluguel (claro que tenho todos e quaisquer gastos relacionados ao imovel, condominio, IPTU, energia, reparos, etc). Não conto o apartamento como patrimonio meu apesar de que posso ficar aqui por tempo indeterminado (talvez até uns 10 anos) caso eu necessite. Custos Fixos de hoje: R$1.409,34 (excluindo alimentação) Ticket VR Alimentação/Refeição: R$2.100,00 +- Patrimonio: R$ 12.807,68 Quanto custa o meu primeiro sonho? Moradia Apartamento 2 Qt na praia do morro, Guarapari, ES - R$420.000,00 - R$ 700.000,00 Mobília R$50.000,00 Carro Não é algo que eu desejo. Até hoje me locomovo de uber e transporte público Custos Fixos Internet e telefone Condomínio Energia Alimentação Básica Reformas e manutenção de apartamento (1% ao ano do valor do imovel) Locomoção (Uber, transporte público) Pilates ou Academia Plano de Saúde (sem co-part) Roupas Básicas R$3.770,00 Conforto e prazer Viajar Barzinho/Pub Cerveja/Álcool Churrasco Atualização de Eletrônicos (PC, Celular, Jogos) Praia Cafézinho R$1.900,00 Custo total: Patrimonio R$ 750.000,00 Renda Mensal: R$5.670,00 Investindo 30% = R$2.483,70 (8%a.a) Patrimônio apt R$ 750.000,00 (14 anos) + Custo fixos e conforto (7,5 anos) = 21,5 anos Apenas Custo fixos e conforto = 14,5 anos Investindo 40% = R$3.311,60 (8%a.a) Patrimônio apt R$ 750.000,00 (11,5 anos) + Custo fixos e conforto (7 anos) = 18,5 anos Apenas Custo fixos e conforto = 12,1 anos Considerando que eu nao mude de emprego, que eu nao ganhe mais, que eu nao seja demitido, 21 anos e meio não parece algo tao distante para viver essa vida, eu teria 51 anos e estaria despreocupado. Mas claro isso nao considera uma taxa de juros melhor, nao considera o 13, fgts, dissidios, aumento salarial, PLR. Mas não vou mentir, eu quero em 10 anos alcançar isso tudo Pq investir 40%? Como meus custos fixos ficam menores por não gastar com aluguel consegui aumentar essa porcentagem, segue minha divisao atual no orçamento domestico Custos fixos - 20% Conforto - 15% Metas - 10% Prazeres - 10% Liberdade financeira - 40% Conhecimento - 5% Agora tendo 10% em metas, ao menos fazer uma viagem por ano, começar a conhecer lugares enquanto ainda estou nos meus 30. Alem disso, uma mudança que planejo nesse semestre é estudar e verificar meu conhecimento para começar a aplicar em vagas internacionais remotas ganhando em dolar ou euro. Acredito ter conhecimento nas linguagens de programação e no ingles para passar em algumas delas, porem os processos seletivos lá fora são diferentes e preciso de um estudo alem de achar vagas (com certeza irei precisar de ajuda nessa area). E claro, a AUVP tbm é uma mudança gigantesca, ainda estou no módulo 3 indo para o 4 sou da turma 43. Desculpe pelo longo texto, possiveis erros de ortografia e escrita um pouco prolixa. Demorei a escrever qual seria meu sonho pois acho que isso nao poderia ser apenas números jogados num post e isso precisaria de um carinho, primeiramente do Naldo para o Naldo. Obrigado Editado 5 de Abril por Naldo Colella De Nardi 7 1 1
André Betiolo Postado 5 de Abril Postado 5 de Abril Parabéns Naldo pela a sua tragetória, estava fazendo a aula e vi a sugestão do Raul e vi o seu post. Acho que foi um depoimento bem legal. Sou também da turma 43, também estou como programador hoje, abraço. 2
Luciana De Moura Afonso Postado 5 de Abril Postado 5 de Abril 10 horas atrás, Naldo Colella De Nardi disse: Pq investir 40%? Como meus custos fixos ficam menores por não gastar com aluguel consegui aumentar essa porcentagem, segue minha divisao atual no orçamento domestico Cara longe de mim ficar julgando, mas vc quer largar a casa da sua mãe aos 40 anos? Eu tô achando suas porcentagens todas muito ruins... Olha isso aqui: Custos fixos - 20% Conforto - 15% Metas - 10% Prazeres - 10% Liberdade financeira - 40% Conhecimento - 5% Tá muito hardcore... mas para mim viver com a mãe é o que pega. Por mais que o relacionamento de vocês seja ótimo, acho que vc está querendo pular etapas. Morar de aluguel é parte da trajetória, é praticamente ninguém que sai da casa da mãe direto para casa própria. Eu preferiria financiar casa, me encher de divida, vender água no semáforo do que ficar com a minha mãe até os 40. 11 horas atrás, Naldo Colella De Nardi disse: Tenho 30 anos, com a formação de Tecnologo em Jogos Digitais, solteiro e sem filhos Vai continuar solteiro até quando? As vezes se cresce no dobro do tempo morando com uma mina da hora, dividindo as contas do que na casa da sua mãe. Te liberta homi. 1 1
Naldo Colella De Nardi Postado 5 de Abril Author Postado 5 de Abril Ei tudo bem Luciana? Eu moro sozinho o apartamento que é dela, e acabei de sair de um relacionamento e noivado então por enquanto o foco esta sendo em mim primeiro e caso a vida venha a pivotar a gente pivota junto rs 1
Joao Victor Colussi Postado 5 de Abril Postado 5 de Abril (edited) Você estando feliz com tudo isso e aproveitando a vida ta ótimo, parabéns pela trajetória amigo Editado 5 de Abril por Joao Victor Colussi 1
Recommended Posts