Jump to content

Pergunta

Postado (edited)

Olá pessoal!
Antes da AUVP tinha como meta 50% ações, 40% renda fixa, 10% cripto.
Concluí o módulo 8, mas ainda me parece uma boa essa alocação. Não quero investir no exterior antes dos 50k, nem em FIIs antes dos 100k.
Estou muito enviesado ou realmente o caminho que pensei é interessante?

Editado por Josias Souza De Jesus
  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado

Oi Josias,

Saiba que esta pergunta é muito individual e depende de seus objetivos, idade, aporte mensal etc. De modo geral uma diversificação é interessante. O que voce define acima é uma alocação macro e me parece muito boa. Lembre-se que para um horizonte de longo prazo o percentual de ações tende a acrescentar crescimento (e volatilidade) a sua carteira e a renda fixa (assim como os FIIs) estabilizam. Penso ser válido sempre ter em mente uma exposição ao exterior em dolar ou ao menos uma exposição em indices na B3 (etfs que seguem o mercado internacional). Nas criptos o cuidado natural é com a volatilidade e a escolha de projetos alternativos (altcoins) e/ou a opção de permanecer apenas em BTC. Não existe uma regra só. Sua alocação dentro do capital que vc tem parece bem ajustada desde que vc esteja confortavel com ela dentro da volatilidade que ela pode apresentar.

Tenho 50 anos e poupo para aposentadoria e minha alocação macro é ETFs internacionais (35%), Ações B3 (25%), FII (15%), Tesouro direto (10%), ETF de ouro (5%), BTC (10%). 

• 0
Postado (edited)
4 horas atrás, Josias Souza De Jesus disse:

Olá pessoal!
Concluí o módulo 8, mas ainda me parece uma boa essa alocação. Não quero investir no exterior antes dos 50k, nem em FIIs antes dos 100k.

Fala Josias, depende...

Depende da sua idade, de quanto tempo vai investir, do objetivo do investimento, quanto vai aportar, etc.

Para mim, a renda fixa é um colchão de segurança. Na renda variável, se estudar muito bem as empresas e investir a longo prazo, os riscos diminuem bastante é é onde pode ter mais ganhos. Os FIIs são bons para renda. O exterior para manter o valor no tempo.

Mas tudo isso depende...

É um jogo e você escolhe como vai querer se equipar para os próximos 20, 30, 40 anos, não sei.

Editado por Artur Barbosa
  • 0
Postado

Olá,

então, vc já concluiu o módulo 8, imagino q tenha passado pela PIAR (onde de acordo com seu perfil te traça um horizonte de aportes) com um modelo já de diversificação.

A partir daí, vc estuda empresas e monta seu diagrama. Eu acredito que primeiro vc deveria passar por esses passos para ver se a diversificação q vc tem, é adequada ou não para os objetivos que vc mesmo criou para si.

Aí sim, se estiver enviesado para X Y ou Z, seu próprio diagrama irá corrigir isso.

A idéia do diagrama é diminuir o investimento por viés e aumentar a racionalidade dentro dos seus objetivos.

• 0
Postado

Bom dia Josias

Independentemente do valor já investido antes de iniciar em X classe, pense na diversificação da sua carteira.

Eu estou passando por um "problema" por este motivo de não ter iniciado antes em FIIs e RF, para rebalancear estou mantendo meus aportes direcionados quase totalmente para RF e FIIs hoje devido ao alto peso de RV na carteira, então começar desde cedo o balanceamento dentro das tuas macro alocações é bastante importante. 

Outro fator importante é que FIIs geram receita sempre, digo mensal, mesmo que seja um valor pequeno no início, podem se somar aos seus aportes mensais e fazer sua bola de neve crescer ainda mais rápido, desde que bem analisados.

• 0
Postado
On 06/04/2025 at 02:28, Josias Souza De Jesus disse:

Olá pessoal!

eu particularmente amo uma renda fixa, rsrs. mas depois das aulas montei um plano estruturado estudando os ativos, montei a ficha com os critérios como o Raul ensinou e alguns estão tão baratos que estão vencendo minha resistência e ja estou fazendo as compras. talvez uma opção seja ir montando como se fosse iniciar esses investimentos pra nao deixar de aproveitar as oportunidades do contra fluxo. 

• Criar novo...