Jump to content

Pergunta

Postado

Oi pessoal!

Estava dando uma olhada em debêntures essa semana e me surgiu uma dúvida.

É algo bobo, certamente... mas só pra ter certeza.

Na plataforma do BTG essa debênture está me aparecendo hoje com rentabilidade IPCA + 9,49%.

image.png.02b165a25aadf21bbabedbd432233330.png

Mas quando procuro pelo ticker ASER12 na ANBIMA, ele traz como informação a rentabilidade IPCA + 8,4051%.
image.png.9edd688e5d7dd2ae71c45e0badb5645c.png

Qual o motivo da diferença? É o mesmo racional de um CBD de mercado secundário, por exemplo?

Obrigada!

• Brabo 1
  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
21 minutes ago, Natalia Ribeiro Cruz disse:

Oi pessoal!

Estava dando uma olhada em debêntures essa semana e me surgiu uma dúvida.

É algo bobo, certamente... mas só pra ter certeza.

Na plataforma do BTG essa debênture está me aparecendo hoje com rentabilidade IPCA + 9,49%.

image.png.02b165a25aadf21bbabedbd432233330.png

Mas quando procuro pelo ticker ASER12 na ANBIMA, ele traz como informação a rentabilidade IPCA + 8,4051%.
image.png.9edd688e5d7dd2ae71c45e0badb5645c.png

Qual o motivo da diferença? É o mesmo racional de um CBD de mercado secundário, por exemplo?

Obrigada!

Olá @Natalia Ribeiro Cruz, tudo bem?

O que você está percebendo é exatamente como funciona a marcação a mercado para títulos negociados no mercado secundário. A diferença nas taxas tem uma explicação bem clara:

• O valor que aparece na ANBIMA (IPCA + 8,4051%) é a taxa original de emissão da debênture. Esse é o "contrato original" quando o título foi lançado.
  • Já a taxa que aparece no BTG (IPCA + 9,49%) é a taxa de negociação atual no mercado secundário, que muda diariamente conforme as condições do mercado.

Como explica o Módulo 3 na aula sobre Marcação a Mercado:

"Esses títulos são reajustados para valerem R$ 1.000 no vencimento e, no intervalo entre a compra e a efetiva venda do título, ocorrem oscilações no valor da taxa em relação ao valor desse título."

E sobre o mercado secundário, o Raul explica:

"São títulos revendidos pelos investidores, ou seja, alguém comprou este título antes e, agora, decidiu vendê-lo antes do prazo de vencimento. Para conseguir bons títulos do mercado secundário, o ideal é procurar esses investimentos na parte da manhã."

Neste caso, você está vendo uma oportunidade melhor que a original - o mercado está pagando uma taxa maior para atrair investidores como você. Isso acontece quando as condições econômicas mudam desde a emissão original do título.

Vale a pena ficar de olho nessas oportunidades! Espero ter te ajudado.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...