Jump to content

Pergunta

Postado

Fala, pessoal! Tudo certo?

Estou com uma dúvida sobre o momento atual.

Tenho um patrimônio investido menor que R$ 50 mil, e por enquanto estou apenas na bolsa brasileira e na renda fixa. Meus aportes ainda são pequenos, então o custo das taxas para enviar dinheiro para o exterior e investir em dólar acaba não valendo muito a pena.

Dito isso, minha dúvida é: com essa crise atual, será que já vale a pena começar a investir lá fora, mesmo com essas taxas não sendo tão atrativas?

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
10 minutes ago, Mateus Souza disse:

Fala, pessoal! Tudo certo?

Estou com uma dúvida sobre o momento atual.

Tenho um patrimônio investido menor que R$ 50 mil, e por enquanto estou apenas na bolsa brasileira e na renda fixa. Meus aportes ainda são pequenos, então o custo das taxas para enviar dinheiro para o exterior e investir em dólar acaba não valendo muito a pena.

Dito isso, minha dúvida é: com essa crise atual, será que já vale a pena começar a investir lá fora, mesmo com essas taxas não sendo tão atrativas?

@Mateus Souza, tudo bem?

Com patrimônio abaixo de R$50 mil e aportes pequenos, não vale muito a pena começar no exterior agora não. As taxas de transferência e corretagem acabam comendo uma parte significativa do seu investimento.

Como o Raul sempre comenta nas aulas, investir fora é legal, mas precisa ter muita cabeça porque a diferença entre real e dólar pode fazer uma confusão danada na nossa mente. Imagina ver o dólar a R$5,80 hoje e ficar calculando mentalmente todo ganho ou perda multiplicando por esse valor.

Para seu momento atual, faz mais sentido:

1. Continuar focando na bolsa brasileira e renda fixa por aqui.
  2. Esperar seu patrimônio chegar pelo menos a R$100-150 mil.
  3. Quando seus aportes mensais estiverem na faixa de R$1.000-2.000, as taxas para enviar ao exterior ficam proporcionalmente menores.

Enquanto isso, você pode ir estudando o mercado internacional, escolhendo quais ETFs ou ações te interessam, e quando chegar o momento certo, você já estará preparado.

Forte abraço e espero ter ajudado.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Tudo certo Carlos!

Entendi, achei bem coerente. Hoje meus aportes são na media de 4/5k mês devido uns freelas que venho fazendo o cotidiano seria na faixa de 3k, mesmo assim acredito que seja coerente focar nos 100k primeiro antes de mais nada.

• Brabo 1
  • Criar novo...