Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, colegas!

Despois de ter recebido a resposta à minha dúvida (dívida cruel) postada semana passada, fico agora com outra dúvida. Na minha pergunta anterior (no confessionário) disse que estava com dívida inexplicável. As pessoas que me responderam postaram um vídeo do professor mencionado o fato de poder acionar a CVM e denunciar uma má ação de instituição financeira. Gostei da sugestão. Mas, eu pergunto agora: como devo proceder ? Existe algum caminho? É através de processo? Devo enviar os demonstrativos bancários?

Obrigado pela ajuda.

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
  • Time AUVP (Admin)
Postado

Esse é o passo a passo

1. Reúna os documentos
Antes de mais nada, você precisa ter provas ou indícios claros do problema. Isso inclui:

Extratos bancários ou demonstrativos de investimentos;

Prints de telas (aplicativos, e-mails, mensagens);

Contratos, ordens de compra ou venda;

Qualquer comunicação relevante com a instituição (ligações, e-mails, WhatsApp etc).

2. Tente resolver diretamente com a instituição
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) recomenda que o primeiro passo seja buscar uma solução diretamente com o banco, corretora ou assessoria. Faça isso por escrito (e-mail ou ouvidoria), e guarde o protocolo.

3. Acione a ouvidoria da instituição
Caso o atendimento comum não resolva, vá para a ouvidoria da empresa. Por lei, ela deve dar uma resposta em até 10 dias úteis. Isso também é importante para mostrar que você tentou resolver de forma amigável antes de acionar a CVM.

4. Registre a denúncia na CVM
Se não resolver ou se a conduta for grave, você pode formalizar a denúncia diretamente na CVM. O processo é online:

📍 Como denunciar:
Acesse: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/denuncia

Clique em “Registrar uma denúncia”

Você será redirecionado para o sistema SICOR

Preencha os dados com o máximo de detalhes possíveis (nome da instituição, data dos fatos, valor envolvido etc.)

Você pode anexar documentos (como os extratos) para reforçar sua denúncia

Importante: Você pode escolher se quer se identificar ou não. Mas denúncias identificadas costumam ter mais peso e permitem que a CVM entre em contato para pedir mais informações, se necessário.

5. Alternativas adicionais
Além da CVM, você também pode:

Reclamar no Banco Central (caso seja um problema bancário): https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/participe

Usar plataformas como o Reclame Aqui

Buscar um advogado e ajuizar uma ação judicial, se o prejuízo for considerável

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...