Jump to content

Pergunta

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
6 minutes ago, Marco Antonio Accessor Braga disse:

o que vocês acham do ETF DIVO11 ?

@Marco Antonio Accessor Braga, tudo bem?

Eu acho muito bom, ele replica o índice IDIV, que reúne as melhores pagadoras de dividendos do Brasil. Porém, temos que avaliar alguns pontos desse índice.

Pontos positivos:

• Diversificação automática entre várias pagadoras de dividendos.
  • Taxa de administração de 0,5% ao ano.
  • Estratégia passiva (sem risco de gestor).
  • Liquidez razoável na B3.

Pontos de atenção:

• Os dividendos são reinvestidos automaticamente, não distribuídos aos cotistas.
  • O ganho vem apenas pela valorização das cotas.
  • Não tem a isenção de IR para vendas até R$20.000 que ações individuais têm.
  • Concentração significativa em setores financeiro e elétrico.

É uma boa opção para quem busca exposição a empresas pagadoras de dividendos sem precisar selecionar ações individualmente, mas com a ciência de que você não receberá os dividendos diretamente. Eu prefiro me expor em ações individualmente, mas vai muita da escolha mesmo de cada um.

Forte abraço e espero ter ajudado!

• Me ajudou 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Carlos Filho disse:

@Marco Antonio Accessor Braga, tudo bem?

Eu acho muito bom, ele replica o índice IDIV, que reúne as melhores pagadoras de dividendos do Brasil. Porém, temos que avaliar alguns pontos desse índice.

Pontos positivos:

• Diversificação automática entre várias pagadoras de dividendos.
  • Taxa de administração de 0,5% ao ano.
  • Estratégia passiva (sem risco de gestor).
  • Liquidez razoável na B3.

Pontos de atenção:

• Os dividendos são reinvestidos automaticamente, não distribuídos aos cotistas.
  • O ganho vem apenas pela valorização das cotas.
  • Não tem a isenção de IR para vendas até R$20.000 que ações individuais têm.
  • Concentração significativa em setores financeiro e elétrico.

É uma boa opção para quem busca exposição a empresas pagadoras de dividendos sem precisar selecionar ações individualmente, mas com a ciência de que você não receberá os dividendos diretamente. Eu prefiro me expor em ações individualmente, mas vai muita da escolha mesmo de cada um.

Forte abraço e espero ter ajudado!

Ajudou sim ! Na verdade tenho uma carteira de ações e fiis bem diversificada! Pensei apenas na diversificação de formas de ganho de capital ! Gratidão abraço

• Brabo 1
  • 0
Postado

Oi @Marco Antonio Accessor Braga,

Complementando a explicação do @Carlos Filho,  eu comprei uma posição pequena de DIVO11 há um ano, aproximadamente.  Fiz essa compra pois achei o ETF interessante e para ver o comportamento dele ao longo do tempo.

Passado esse ano, a cotação atual na B3 está 3% acima do valor que aportei.  3% aa parece pouco, mas considerando que nesse periodo a bolsa andou de lado/caindo e que os ativos que compoem o ETF estão com cotações historicamente baixas, é possivel que tenha um ganho de capital considerável quando o ciclo de baixa se inverter.

Como bom holder, comprei e não pretendo vender.  O valor investido não é muito (menos que 0,5% da minha carteira de RV) e, no momento, não tenho planos de investir mais nele, uma vez que ja estou com minhas ações escolhidas e estou preferindo investir direto nas minhas empresas que em um ETF.

Para quem não quer estudar e escolher empresas individuais, esse ETF é de boas pagadoras de dividendos, talvez seja uma boa estratégia para uma parte da carteira, mirando no longo prazo, sabendo que não vai receber dividendos dele diretamente (eles são reinvestidos) e isso pode gerar um ganho de capital bom no longo prazo.

Espero que isso lhe ajude!  Boa sorte nos seus investimentos!

• Brabo 3
  • Criar novo...