Jump to content
  • 0

Imposto de renda (jovem mancebo, que não sabe nada da vida)

Pergunta

Postado

Boa tarde pessoal, sou novo e recentemente tenho me deparado com as armadilhas da vida adulta. Meu caso, sou Auxiliar de Engenharia e a empresa me paga por fora da folha cerca de 600 reais por mês em dinheiro, que obviamente não são constados na retenção do IR. Minha dúvida, como esse dinheiro teoricamente não existe comigo, se eu depositar ele em uma conta corro o risco de cair em uma malha fina, mesmo o valor sendo tão baixo? Tendo em vista isso, na declaração do IR do ano que vem, vale a pena declarar este valor a mais? Já pensei em gastar mensalmente este valor em dinheiro mesmo kkkkkk. 

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 3
Postado

(não sou o OP, só postei anônimo porque esse fórum é aberto para pessoas não cadastradas na comunidade e é indexado no Google - alô @Raul fecha esse subfórum, carai :| )

Olá, anêmono!

Não tem como saber com certeza se vai dar problema ou não, mas pode dar problema? Pode sim.

Deixo claro que não sou contador nem estou recomendando que faça nada ilegal. Mas no caso hipotético de uma pessoa em situação parecida, existiriam algumas opções, por exemplo:

1) Declarar o recebimento desse dinheiro como Recebido de Pessoa Física e pagar o IR sobre ele;
2) NÃO declarar o recebimento, depositar em conta e declarar a existência dele no seu patrimônio;
3) NÃO declarar o recebimento, NÃO depositar e usar ele como "Fundo Primário" para gastos do dia-a-dia;

A verdade é que contanto que esse dinheiro seja uma porcentagem baixa dos seus rendimentos, é improvável que caia na malha fina. Se você recebe 6k e te passam 600 por fora, provavelmente não vai dar nada se você depositar e declarar a existência dele anexado ao seu patrimônio.

Entretanto, se ainda assim você tiver medo de cair na malha fina, você pode usar esse dinheiro como Fundo Primário de gastos como comentei, ou seja, você vai gastar esse dinheiro antes do dinheiro que está no banco. O ponto negativo é que você vai ter que ir no banco/lotéricas pagar seus boletos (ou então você usa esse dinheiro no supermercado).

Outra opção é você usar esse dinheiro para formar sua reserva de emergência imediata, ou seja, aquele dinheiro que você tem em espécie e guarda em casa e não fala pra ninguém que pode ser usado se algo der muito errado e você não conseguir usar seu cartão de crédito. No fim, você vai ter que escolher a opção que vai te trazer mais paz de espírito kkkk

• Criar novo...