Jump to content
  • 0

Duvida sobre pergunta de endividamento e como colocar uma pergunta objetiva na parte do diagrama

Pergunta

Postado

A pergunta vem programada como "Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?"

Vocês deixaram a suas assim também?

Entendo que o endividamento pode ser diferentes em diferentes setores, não queria tirar ponto de algumas empresas que possam estar em setores diferentes mas são saudáveis dentro do indicador de endividamento perto de seus concorrentes, ao mesmo tempo achei interessante manter assim para me defender de setores com um endividamento maior.

Qual alternativa vocês preferiram para vocês?

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
16 minutes ago, Mateus Augusto De Souza disse:

A pergunta vem programada como "Div. Líquida/EBITDA é menor que 2 nos últimos 5 anos?"

Entendo que o endividamento pode ser diferentes em diferentes setores, não queria tirar ponto de algumas empresas que possam estar em setores diferentes mas são saudáveis dentro do indicador de endividamento perto de seus concorrentes, ao mesmo tempo achei interessante manter assim para me defender de setores com um endividamento maior.

Buenas @Mateus Augusto De Souza!

Sua dúvida é excelente e toca num ponto importante sobre o Diagrama do Cerrado. O critério de endividamento realmente pode variar bastante conforme o setor. Como menciona o material do curso na página 86 do módulo 4: "Todas as perguntas podem e DEVEM ser alteradas por cada investidor, o importante é conservar a essência."

Sobre seu questionamento específico, o indicador Dívida Líquida/EBITDA menor que 2 é um parâmetro bastante conservador. No material (página 70) módulo 4, é mencionado que "O recomendável é que esse valor seja sempre inferior a 3 para que haja um endividamento controlado e que não ameaça a saúde financeira da empresa."

Uma alternativa que você poderia considerar é:

1. Manter a pergunta, mas ajustar o valor conforme o setor (ex: <3 para utilities, <4 para alguns setores cíclicos).
  2. Ou incluir uma pergunta complementar como: "A empresa tem dívida controlada em comparação aos seus concorrentes diretos?".

O Diagrama serve para guiar suas decisões, não para engessar sua análise. O próprio material enfatiza que "O Diagrama do Cerrado é uma sugestão compartilhada por quem o aplica na prática, mas não deve ser tratado como sendo uma verdade absoluta."

Você está no caminho certo ao adaptar o critério para sua estratégia pessoal, mantendo uma análise setorial comparativa.

Forte abraço e espero ter ajudado.

• Aí cê deu aula... 2
  • 0
Postado
1 hour ago, Mateus Augusto De Souza disse:

Cara, eu coloquei essa minha pergunta como menor que 3 mesmo, acho que tem se encaixado bem!

• Me ajudou 1
  • Criar novo...