Jump to content

Recommended Posts

Postado

É mais um duvida minha sobre essa alta do Euro, o Dolar eu até entendo mas o Euro me buga ainda kk. Quais seriam os principais fatores macroeconômicos e geopolíticos que têm impulsionado a valorização do euro recentemente? E considerando as tendências atuais de política monetária do BCE e do Fed, é mais provável que o euro volte ao patamar de 1 real superior ao dólar ou que ocorra uma correção em algum momento?

• Brabo 1
Postado
41 minutes ago, Christian Júlio Mayer Rupf disse:

É mais um duvida minha sobre essa alta do Euro, o Dolar eu até entendo mas o Euro me buga ainda kk. Quais seriam os principais fatores macroeconômicos e geopolíticos que têm impulsionado a valorização do euro recentemente? E considerando as tendências atuais de política monetária do BCE e do Fed, é mais provável que o euro volte ao patamar de 1 real superior ao dólar ou que ocorra uma correção em algum momento?

Em tempos de incertezas, o capital estrangeiro é retirado do país e migra para moedas mais forte, ou seja, o motivo acaba sendo o mesmo para valorização do dólar e do Euro... estrangeiros retirando dinheiro do país em meio a tantas dúvidas no cenário mundial.

A segunda dúvida é bem difícil de responder...eu não faço ideia... hehhehe

• Brabo 2
Postado
58 minutes ago, Christian Júlio Mayer Rupf disse:

Fala, @Christian Júlio Mayer Rupf!

Sobre essa alta do Euro em relação ao Real — e até mesmo em comparação ao Dólar —, tem alguns fatores macroeconômicos e geopolíticos que ajudam a entender o movimento:

Política Monetária do BCE e do Fed:
O Banco Central Europeu (BCE) tem adotado uma política ainda relativamente conservadora em relação à taxa de juros. Mesmo com a inflação na Europa ainda preocupando, o BCE não tem sinalizado cortes agressivos de juros para 2025. Já o Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos, embora também esteja cauteloso, já começa a falar mais abertamente sobre cortes na taxa de juros ainda este ano.
Se o Fed corta juros antes do BCE, o Dólar tende a perder força perante outras moedas, inclusive o Euro. Isso é um ponto que explica a valorização recente do Euro.

Cenário Geopolítico:
Tensões globais como a guerra na Ucrânia e o conflito no Oriente Médio também acabam fortalecendo o Euro em certos momentos. Muitos investidores europeus preferem manter capital na Europa em vez de correr para ativos americanos, principalmente em momentos em que a economia dos EUA mostra sinais de desaceleração. E agora com Trump travando uma guerra comercial com a China.

Desempenho econômico do Brasil:
Falando do Real, além da dinâmica internacional, tem questões internas pesando também. Incertezas fiscais, cenário político instável e uma expectativa de crescimento econômico mais fraco fazem o Real perder força perante moedas fortes como o Euro e o Dólar.

Agora, respondendo à sua dúvida sobre "o Euro subir mais ou corrigir". Pelos dados de hoje (Euro a R$6,65 e Dólar a R$5,85), o Euro já está em um patamar historicamente alto em relação ao Real. No curto prazo, é possível que o Euro continue forte, sim, porque:

• A tendência é o Fed cortar juros primeiro, enfraquecendo o Dólar.
  • O BCE está mais conservador e pode segurar os juros por mais tempo.
  • O Brasil ainda enfrenta incertezas internas.

Mas, sempre que uma moeda sobe muito rápido, existe espaço para correções no mercado.

• Melhoras no cenário fiscal brasileiro, ou uma desaceleração mais forte da Europa, ou uma percepção de que o mercado exagerou no otimismo com o Euro... ...a gente pode, sim, ver uma correção no preço. Mas, sinceramente, hoje parece mais provável o Euro se manter forte no curto prazo do que desabar.

• Aí cê deu aula... 1
Postado
36 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Em tempos de incertezas, o capital estrangeiro é retirado do país e migra para moedas mais forte, ou seja, o motivo acaba sendo o mesmo para valorização do dólar e do Euro... estrangeiros retirando dinheiro do país em meio a tantas dúvidas no cenário mundial.

A segunda dúvida é bem difícil de responder...eu não faço ideia... hehhehe

Pois é, difícil prever qualquer coisa... 😅

• Brabo 1
Postado
19 minutes ago, Carlos Filho disse:

Cenário Geopolítico:
Tensões globais como a guerra na Ucrânia e o conflito no Oriente Médio também acabam fortalecendo o Euro em certos momentos. Muitos investidores europeus preferem manter capital na Europa em vez de correr para ativos americanos, principalmente em momentos em que a economia dos EUA mostra sinais de desaceleração. E agora com Trump travando uma guerra comercial com a China.

Acredito que essa guerra tarifaria com a China acabou dando esse boom no Euro e enfraquecendo o Dólar mesmo. Ele deu uma boa esticada e está "nas máximas", ainda acho que deva dar uma corrigida, mas não sei se será logo. De qualquer forma trouxe excelentes pontos para serem analisados, muito obrigado!

• Brabo 1
  • Criar novo...