Christian Júlio Mayer Rupf Postado Segunda-feira às 21:34 Postado Segunda-feira às 21:34 É mais um duvida minha sobre essa alta do Euro, o Dolar eu até entendo mas o Euro me buga ainda kk. Quais seriam os principais fatores macroeconômicos e geopolíticos que têm impulsionado a valorização do euro recentemente? E considerando as tendências atuais de política monetária do BCE e do Fed, é mais provável que o euro volte ao patamar de 1 real superior ao dólar ou que ocorra uma correção em algum momento? 1
Jaimson Bispo Postado Segunda-feira às 22:19 Postado Segunda-feira às 22:19 41 minutes ago, Christian Júlio Mayer Rupf disse: É mais um duvida minha sobre essa alta do Euro, o Dolar eu até entendo mas o Euro me buga ainda kk. Quais seriam os principais fatores macroeconômicos e geopolíticos que têm impulsionado a valorização do euro recentemente? E considerando as tendências atuais de política monetária do BCE e do Fed, é mais provável que o euro volte ao patamar de 1 real superior ao dólar ou que ocorra uma correção em algum momento? Em tempos de incertezas, o capital estrangeiro é retirado do país e migra para moedas mais forte, ou seja, o motivo acaba sendo o mesmo para valorização do dólar e do Euro... estrangeiros retirando dinheiro do país em meio a tantas dúvidas no cenário mundial. A segunda dúvida é bem difícil de responder...eu não faço ideia... hehhehe 2
Carlos Filho Postado Segunda-feira às 22:37 Postado Segunda-feira às 22:37 58 minutes ago, Christian Júlio Mayer Rupf disse: É mais um duvida minha sobre essa alta do Euro, o Dolar eu até entendo mas o Euro me buga ainda kk. Quais seriam os principais fatores macroeconômicos e geopolíticos que têm impulsionado a valorização do euro recentemente? E considerando as tendências atuais de política monetária do BCE e do Fed, é mais provável que o euro volte ao patamar de 1 real superior ao dólar ou que ocorra uma correção em algum momento? Fala, @Christian Júlio Mayer Rupf! Sobre essa alta do Euro em relação ao Real — e até mesmo em comparação ao Dólar —, tem alguns fatores macroeconômicos e geopolíticos que ajudam a entender o movimento: Política Monetária do BCE e do Fed: O Banco Central Europeu (BCE) tem adotado uma política ainda relativamente conservadora em relação à taxa de juros. Mesmo com a inflação na Europa ainda preocupando, o BCE não tem sinalizado cortes agressivos de juros para 2025. Já o Federal Reserve (Fed), nos Estados Unidos, embora também esteja cauteloso, já começa a falar mais abertamente sobre cortes na taxa de juros ainda este ano. Se o Fed corta juros antes do BCE, o Dólar tende a perder força perante outras moedas, inclusive o Euro. Isso é um ponto que explica a valorização recente do Euro. Cenário Geopolítico: Tensões globais como a guerra na Ucrânia e o conflito no Oriente Médio também acabam fortalecendo o Euro em certos momentos. Muitos investidores europeus preferem manter capital na Europa em vez de correr para ativos americanos, principalmente em momentos em que a economia dos EUA mostra sinais de desaceleração. E agora com Trump travando uma guerra comercial com a China. Desempenho econômico do Brasil: Falando do Real, além da dinâmica internacional, tem questões internas pesando também. Incertezas fiscais, cenário político instável e uma expectativa de crescimento econômico mais fraco fazem o Real perder força perante moedas fortes como o Euro e o Dólar. Agora, respondendo à sua dúvida sobre "o Euro subir mais ou corrigir". Pelos dados de hoje (Euro a R$6,65 e Dólar a R$5,85), o Euro já está em um patamar historicamente alto em relação ao Real. No curto prazo, é possível que o Euro continue forte, sim, porque: A tendência é o Fed cortar juros primeiro, enfraquecendo o Dólar. O BCE está mais conservador e pode segurar os juros por mais tempo. O Brasil ainda enfrenta incertezas internas. Mas, sempre que uma moeda sobe muito rápido, existe espaço para correções no mercado. Melhoras no cenário fiscal brasileiro, ou uma desaceleração mais forte da Europa, ou uma percepção de que o mercado exagerou no otimismo com o Euro... ...a gente pode, sim, ver uma correção no preço. Mas, sinceramente, hoje parece mais provável o Euro se manter forte no curto prazo do que desabar. 1
Christian Júlio Mayer Rupf Postado Segunda-feira às 22:56 Author Postado Segunda-feira às 22:56 36 minutes ago, Jaimson Bispo disse: Em tempos de incertezas, o capital estrangeiro é retirado do país e migra para moedas mais forte, ou seja, o motivo acaba sendo o mesmo para valorização do dólar e do Euro... estrangeiros retirando dinheiro do país em meio a tantas dúvidas no cenário mundial. A segunda dúvida é bem difícil de responder...eu não faço ideia... hehhehe Pois é, difícil prever qualquer coisa... 😅 1
Christian Júlio Mayer Rupf Postado Segunda-feira às 23:01 Author Postado Segunda-feira às 23:01 19 minutes ago, Carlos Filho disse: Cenário Geopolítico: Tensões globais como a guerra na Ucrânia e o conflito no Oriente Médio também acabam fortalecendo o Euro em certos momentos. Muitos investidores europeus preferem manter capital na Europa em vez de correr para ativos americanos, principalmente em momentos em que a economia dos EUA mostra sinais de desaceleração. E agora com Trump travando uma guerra comercial com a China. Acredito que essa guerra tarifaria com a China acabou dando esse boom no Euro e enfraquecendo o Dólar mesmo. Ele deu uma boa esticada e está "nas máximas", ainda acho que deva dar uma corrigida, mas não sei se será logo. De qualquer forma trouxe excelentes pontos para serem analisados, muito obrigado! 1
Recommended Posts