Jump to content
  • 0

O que sugerem: Eletrobras IPCA + 8,65% a.a OU 16% a.a. (DI1F35 + 1,00 a.a.)

Pergunta

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
9 minutes ago, Alysson Henrique Rodrigues Silva disse:

Considerando uma aplicação de 1.000,00 com ambos vencimento em 2035, qual recomendariam? 
1 = IPCA + 8,65% a.a 
2 = 16% a.a. (DI1F35 + 1,00 a.a.)

Considerando que tratasse de um cenário  a manter ate o vencimento! 

Eu iria de IPCA+ por opção pessoal.

Por se tratar de uma janela de tempo muito grande, pode vir outra pandemia, estourar uma guerra, ou qualquer outro evento catastrófico. O IPCA+ protege sua rentabilidade nesses casos.

Tenho um exemplo bom meu mesmo:
Em 2019 peguei 20k em CDBs 10k em prefixado de 9,8% a.a., e 10k em IPCA+ 4,75%. Os 2 eram equivalentes e se tudo tivesse se mantido como estava em 2019, em 2024 quando resgatei eu devia ter aproximadamente o mesmo valor em ambos: 15k em cada nos valores da época. Quando chegou a hora de retirar, se não me engano tirei quase 20k (bruto) do IPCA+ devido à alta inflação no meio do caminho devido à pandemia.

• Brabo 3
  • 0
Postado
4 horas atrás, Alysson Henrique Rodrigues Silva disse:

Considerando uma aplicação de 1.000,00 com ambos vencimento em 2035, qual recomendariam? 
1 = IPCA + 8,65% a.a 
2 = 16% a.a. (DI1F35 + 1,00 a.a.)

Considerando que tratasse de um cenário  a manter ate o vencimento! 

Não vou recomendar nenhuma, mas vou fazer algumas considerações

IPCA atual = 5.48a.a + 8.65%a.a ≈ 14.13%a.a

Prefixado = 16%a.a

Cada título vai apresentar suas vantagens e desvantagens. O @Marcelo Ferraz Dos Santos mencionou as do IPCA, ele protege contra a inflação. Títulos atrelados a esse indexador não são livres de riscos - até porque a rentabilidade em caso de inflação desenfreada teria uma parte corroída pelo IR - mas ele é sim considerado o mais seguro entre os dois (um título prefixado na situação citada perderia muito mais).

Contudo, vale considerar também o contrafluxo, observando sempre o momento atual da Selic e as expectativas para os juros futuros. O moderador Eddy escreveu um texto que recomendo fortemente a leitura antes de fazer sua decisão:

https://comunidade.auvp.com.br/topic/19181-entendendo-sobre-o-contrafluxo/#comment-157783

Também vale considerar os ativos que você já tem em carteira se considerar que ambos os títulos valem igualmente a pena. Por exemplo: Será que não está muito mais exposto em um indexador do que no outro? E usar o Comparador de Renda Fixa assim como a Calculadora de juros compostos (links abaixo) nessa análise:

Título IPCA:

Valor total final (desconsiderando IR) = 2.490,73 + inflação. Acrescentando a inflação atual ficaria 4.279,55.

Título prefixado:

Título total final (desconsiderando IR) = 5.117,26 - inflação. Descontando a atual seria 3.005,04.

Mas fiz esses cálculos me baseando na inflação atual, não na média. Não sabemos qual será a variação do IPCA até lá, há previsão de que caia, mas vai saber.

Enfim, considere o que você já tem, seu perfil, sua estratégia.

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/comparador-de-renda-fixa/

https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...