Jump to content

Pergunta

Postado

Estava vendo a aula do Raul sobre fundos imobiliários, e teve um trecho que ele disse que quem tem 45 anos, já não vai ter tanto tempo de investimentos é que o melhor a se fazer era já começar a construir patrimônio pensando em renda passiva, eu estou muito longe de ter essa idade (graças a Deus 😅), mas eu fiquei curioso porque essa pessoa já não teria mais tanto tempo de investimentos? Por exemplo se ela quiser se aposentar aos 65 ela teria cerca de uns 20 anos não é? Isso não seria bastante tempo? Eu fiquei com essa dúvida 

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Oi @Vitor Ferreira Vila Nova,

O que o Raul quis dizer é que é mais jovem, vai ter muito mais tempo de aportes pela frente, e tempo para os juros compostos trabalharem a seu favor, tempo para que boas empresas que hoje são de crescimento possam atingir a maturidade e se valorizarem por conta de estarem na fase de investir e crescer.

Quem já tem mais idade, faz mais sentido investir em empresas boas pagadoras de dividendos (inclui fundos imobiliários), já pensando em montar uma receita recorrente de proventos.  Enquanto a pessoa estiver na ativa, é importante reinvestir os dividendos, fazendo-os multiplicar o patrimônio ao longo do tempo.

A pessoa com mais idade vai querer, a partir de quando sair da ativa, a ter uma renda mensal que pague suas contas.

Se você está longe de pensar nesse problema, ótimo.  Siga aportando de acordo com o seu perfil de investidor, tenha ativos que te deixem confortável, mas sabendo que lá na frente, vai ter uma hora que você vai adequar a sua carteira à realidade de quem quer viver dos proventos.

Espero ter ajudado!!

Abraço!

• Brabo 2
  • 0
Postado
14 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Vitor Ferreira Vila Nova,

O que o Raul quis dizer é que é mais jovem, vai ter muito mais tempo de aportes pela frente, e tempo para os juros compostos trabalharem a seu favor, tempo para que boas empresas que hoje são de crescimento possam atingir a maturidade e se valorizarem por conta de estarem na fase de investir e crescer.

Quem já tem mais idade, faz mais sentido investir em empresas boas pagadoras de dividendos (inclui fundos imobiliários), já pensando em montar uma receita recorrente de proventos.  Enquanto a pessoa estiver na ativa, é importante reinvestir os dividendos, fazendo-os multiplicar o patrimônio ao longo do tempo.

A pessoa com mais idade vai querer, a partir de quando sair da ativa, a ter uma renda mensal que pague suas contas.

Se você está longe de pensar nesse problema, ótimo.  Siga aportando de acordo com o seu perfil de investidor, tenha ativos que te deixem confortável, mas sabendo que lá na frente, vai ter uma hora que você vai adequar a sua carteira à realidade de quem quer viver dos proventos.

Espero ter ajudado!!

Abraço!

Então pelo o que entendi por eu ter mais tempo eu posso me dar o luxo de assumir mais riscos, com empresas de crescimento e outros ativos, por exemplo suponhamos que a minha meta é me aposentar em 10 anos, aí quando eu bater essa meta, vou aos poucos adequando ou balanceando a carteira para focar geração de renda, porém muita coisa pode acontecer até lá, por eu ter mais tempo de investimentos e de vida, se alguma coisa der errado vou ter tempo para ver a carteira se valorizar novamente, já a pessoa mais velha não tem esse luxo, se algo der errado lá na frente, principalmente se ela tiver 45 anos, ferrou...

• Brabo 3
  • 0
Postado
1 minute ago, Vitor Ferreira Vila Nova disse:

Então pelo o que entendi por eu ter mais tempo eu posso me dar o luxo de assumir mais riscos, com empresas de crescimento e outros ativos, por exemplo suponhamos que a minha meta é me aposentar em 10 anos, mas muita coisa pode acontecer até lá, por eu ter mais tempo de investimentos e de vida, se alguma coisa der errado vou ter tempo para ver a carteira se valorizar novamente, já a pessoa mais velha não tem esse luxo, se algo der errado lá na frente, principalmente se ela tiver 45 anos, ferrou...

É por aí.  Eu só tomei conhecimento de existia investimento com mais de 60.  Desde então, estou aportando pesado para tentar recuperar o tempo perdido com $$$.  Não posso me dar ao luxo de arriscar muito, mas eu tenho uns 10% da carteira destinado a ativos mais arriscados, com potencial de ganho que eu acho que vale a pena.

Eu estabeleci uma meta de 7 anos e o patrimônio alvo,  além de sub-metas para cada ano.  O alvo final é uma renda passiva igual à que tenho hoje de renda ativa.  Considerando que o meu custo de vida atual é de cerca de 35-40% do que ganho, sei que mesmo que eu erre bastante, que o mercado não contribua, é muito provavel que ao final do periodo estabelecido, eu tenha suficiente para viver confortavelmente.

Se eu tivesse começado com 20-30 anos de idade, já estaria aposentado.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
1 hora atrás, Vitor Ferreira Vila Nova disse:

Então pelo o que entendi por eu ter mais tempo eu posso me dar o luxo de assumir mais riscos, com empresas de crescimento e outros ativos, por exemplo suponhamos que a minha meta é me aposentar em 10 anos, aí quando eu bater essa meta, vou aos poucos adequando ou balanceando a carteira para focar geração de renda, porém muita coisa pode acontecer até lá, por eu ter mais tempo de investimentos e de vida, se alguma coisa der errado vou ter tempo para ver a carteira se valorizar novamente, já a pessoa mais velha não tem esse luxo, se algo der errado lá na frente, principalmente se ela tiver 45 anos, ferrou...

Exatamente!!

• Brabo 1
  • Criar novo...