Jump to content

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
2 horas atrás, Artur Barbosa disse:

Fala pessoal, tudo bem?

Usei o feriado para estudar os ETFs e pontuar os danados, vou listar os escolhidos abaixo com suas pontuações, mas eu queria sugestões e críticas. A minha ideia é diversificar nos EUA, "tocar" alguns países e diversificar mundialmente.

USA:

• IVV - iShares Core S&P 500 ETF - 11 pontos
  • SCHH - Schwab US REIT ETF - 3 pontos
  • IJR - iShares Core S&P Small-Cap ETF - 7 pontos

Países:

• MCHI - iShares MSCI China ETF - 3 pontos
  • INDA - iShares MSCI India ETF - 7 pontos
  • EWW - iShares MSCI Mexico ETF - 1 ponto

Mundo:

• VEA - Vanguard FTSE Developed Markets ETF - 11 pontos
  • VWO - Vanguard FTSE Emerging Markets ETF - 9 pontos
  • VNQI - Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF - 5 pontos

As perguntas que utilizei foram essas:

1. Tem mais de 10 anos de existência?
  2. Tem um volume médio diário superior a US$ 100 milhões? (Alta liquidez)
  3. Distribui dividendos regularmente e o Dividend Yield é acima da média?
  4. As taxas de administração são inferiores a 0,20% ao ano?
  5. Cobre um setor amplo (não de nicho ou temático)?
  6. É bem diversificado (mais de 50 ativos distintos)?
  7. Teve desempenho superior ao S&P 500 nos últimos 5 anos?
  8. Está exposto a economias desenvolvidas (EUA, Europa, Japão)?
  9. Tem exposição global (mais de um país/continente / sem pais com 90%+)?
  10. Tem histórico de boa performance (acima de 7% a.a. nos últimos 5 anos)?
  11. Segue um índice consolidado (como S&P 500, MSCI World, etc)?
  12. Tem rebalanceamento automático?
  13. É oferecido por gestora confiável (Vanguard, BlackRock, Schwab, etc)?
  14. O Asset Class Size é Large-Cap?
  15. Assets Under Management (AUM) maior que 5bi?

As respostas eu consegui nos sites ETF Database e Yahoo Finance.

Para a sua ideia, parece que vc conseguiu cobrir tudo que pensou.

Nesse caso como vc pegou por países, acaba que o VWO passa a ter um correlação maior já que vc pegou um MCHi, porque o VWO acaba pesando mais em empresas chinesas mesmo...mas não sei o quanto acaba sendo essa concentração, poderia avaliar se é muito alta.

• Brabo 1
  • 0
Postado
16 minutes ago, Jaimson Bispo disse:

Para a sua ideia, parece que vc conseguiu cobrir tudo que pensou.

Nesse caso como vc pegou por países, acaba que o VWO passa a ter um correlação maior já que vc pegou um MCHi, porque o VWO acaba pesando mais em empresas chinesas mesmo...mas não sei o quanto acaba sendo essa concentração, poderia avaliar se é muito alta.

Fala Jaimson, tudo bem?

A correlação vai existir em alguns países sim, mas não tem como fugir muito disso.

No caso do VWO, a correlação com China é em torno de 24%, então não é tão significante assim.

image.png.79e66b95d3c275d442c2695135dc247c.png

• Brabo 1
  • 0
Postado
16 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Fala Jaimson, tudo bem?

A correlação vai existir em alguns países sim, mas não tem como fugir muito disso.

No caso do VWO, a correlação com China é em torno de 24%, então não é tão significante assim.

image.png.79e66b95d3c275d442c2695135dc247c.png

Oi! Tudo na Paz, Graças a Deus!

Realmente, não é um percentual tão grande, achei que poderia ser maior, pelo que já tinha visto do VWO.

• Brabo 1
  • 0
Postado (edited)

USA:

- Não gosto de exposição isolada ao fator tamanho, small caps produzem mais resultado quando atreladas ao fator valor, eu buscaria exposição multifatorial em vez do IJR (olha o AVUV - além de small caps e fator valor, aplica também o fator qualidade);

Países:

- Decisão muito pessoal querer apostar ou não em algum país específico, nada contra se feita em % controlado de uma carteira; e

Mundo:

- Padrão, exposição neutra aos desenvolvidos e emergentes;

Pontuação:

Reits vc tem quase o dobro de pontuação em VNQI do que em schh, sendo que não é um setor com desenvolvimento e performance tão boa assim fora dos EUA, faz realmente sentido?

Sua escolha em países específicos é muito maior do que a exposição neutra do VWO, faz sentido alocar mais risco de maneira concentrada do que de forma geral? E no caso do México, 1 ponto vai ter aporte suficiente para produzir alguma diferença se você acertar que o México vai ser o novo EUA ou está somente aumentando seu risco específico sem nenhum retorno significativo se der certo?

EUA 18 pontos, desenvolvidos 11 pontos, emergentes 20 pontos. Única explicação para isso é convicção que realmente vai ter alteração da ordem global e os emergentes vão tomar a frente do mercado acionário. Uma exposição neutra, atualmente, gira por volta de 65% EUA, 25% desenvolvidos e 10% emergentes, então fugir disso na magnitude dessa sua distribuição é acreditar e confiar demais que o mundo vai virar do avesso.

olha dps os históricos dos índices msci usa, msci world e msci emerging markets, ou olha o all countries que vai ver no factsheet a performance histórica dessas 3 regioes. Se não acontecer essa mudança no nível da aposta que vc está fazendo, você vai deixar muito dinheiro na mesa, aí a questão é: um palpite vale esse risco todo?

Editado por Victor Hugo da Franca Arantes
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Fala @Victor Hugo da Franca Arantes, tudo bem?

Excelentes ponderações e vou tendar defender minha estratégia por agora, mas vou precisar de mais tempo pensando para entender a influência do seu comentário nela. Já de início, digo que estou buscando estabilidade com os ETFs e não ganhos absurdos. Na minha carteira, os stocks terão o papel de ganho e vou me expor aos poucos, buscando empresas sólidas. Já iniciei os estudos, mas estou bem no início ainda.

1 hour ago, Victor Hugo da Franca Arantes disse:

- Não gosto de exposição isolada ao fator tamanho, small caps produzem mais resultado quando atreladas ao fator valor, eu buscaria exposição multifatorial em vez do IJR (olha o AVUV - além de small caps e fator valor, aplica também o fator qualidade);

Eu gosto da ideia de ficar exposto à ETFs que são rebalanceados automaticamente seguindo um índice consolidado, mas gostei bastante da ideia do AVUV e fui analisar.

Ele tem uma taxa maior, pois segue uma estratégia Ativa enquanto o IJR usa Vanilla (Automático seguindo um índice). O AVUV tem um AUM bem menor e um Volume menor também, apesar de ser bem grande também. Como a minha estatégia é de longo prazo, me parece que o IJR é mais adequado para esse fim.

A distribuição entre setores é bem parecida com Finance tendo mais de 30%.

O que mais diferencia é a rentabilidade, se pegarmos os últimos 5 anos, enquanto o AVUV teve 22,46%aa o IJR teve 12.91%aa, bem expressivo, mas quando pegamos apenas 1 ano, temos o AVUV com -5.88% e o IJR com -3.77%. No meu entendimento o AVUV tem maior ganho, mas o IJR maior estabilidade.

Comparação do IJR com AVUV nos 5 anos:

image.png.17436fbf876985fe0786c8fe8ff27383.png

Comparação do IJR com AVUV no último ano:

image.png.774da4f08f5e42a1ce585f12eb09324d.png

• 0
Postado
1 hour ago, Victor Hugo da Franca Arantes disse:

Pontuação:

Reits vc tem quase o dobro de pontuação em VNQI do que em schh, sendo que não é um setor com desenvolvimento e performance tão boa assim fora dos EUA, faz realmente sentido?

Você tem razão, olha só... Eu fui rever as pontuações e analisando mais a fundo vi dois ou três pontos que estavam errados. Vou rever todas as avaliações mais tarde. 

Aqui como ficou agora SCHH e VNQI:

image.png.f7e196fca6a45a9cf1c834390b097c11.png

• 0
Postado
1 hora atrás, Victor Hugo da Franca Arantes disse:

Sua escolha em países específicos é muito maior do que a exposição neutra do VWO, faz sentido alocar mais risco de maneira concentrada do que de forma geral? E no caso do México, 1 ponto vai ter aporte suficiente para produzir alguma diferença se você acertar que o México vai ser o novo EUA ou está somente aumentando seu risco específico sem nenhum retorno significativo se der certo?

É uma boa reflexão, no caso da pontuação, só segui a metodologia e availiei os ETF com algumas características macro, mas é um ponto a se avaliar. Talvez busque meios de ponderar ETFs emergentes e desenvolvidos, apenas uma questão não foi suficiente para causar diferença significativa.

EUA 18 pontos, desenvolvidos 11 pontos, emergentes 20 pontos. Única explicação para isso é convicção que realmente vai ter alteração da ordem global e os emergentes vão tomar a frente do mercado acionário. Uma exposição neutra, atualmente, gira por volta de 65% EUA, 25% desenvolvidos e 10% emergentes, então fugir disso na magnitude dessa sua distribuição é acreditar e confiar demais que o mundo vai virar do avesso.

Então, é exatamente o mesmo caso, vou analisar e tentar encontrar uma maneira de ponderar essas diferenças na metodologia sem usar a emoção. 🙄

olha dps os históricos dos índices msci usa, msci world e msci emerging markets, ou olha o all countries que vai ver no factsheet a performance histórica dessas 3 regioes. Se não acontecer essa mudança no nível da aposta que vc está fazendo, você vai deixar muito dinheiro na mesa, aí a questão é: um palpite vale esse risco todo?

Então, não tem palpite, é apenas método. 😅

• 0
Postado

USA:

Países:

- Decisão muito pessoal querer apostar ou não em algum país específico, nada contra se feita em % controlado de uma carteira; e

Mundo:

- Padrão, exposição neutra aos desenvolvidos e emergentes;

Pontuação:

Ufa... deu trabalho... que delícia iniciar o feriado assim... 

Obrigado @Victor Hugo da Franca Arantes, pelo tempo despendido e pelas análises muito bem colocadas. Vou refletir sobre isso. 

• Criar novo...