Jump to content
  • 0

Diferentes tipos de CDB tem diferentes tipos de impostos?

Pergunta

Postado

Com certeza vocês já viram no app do BTG alguns CDBs que pagar % do CDI e outros % de juros ao ano...

Faço comparações na calculadora de investimentos para ter uma noção de quanto a conta vai fechar no final do prazo. Fiz a simulação aqui para vocês.

Capturadetela2025-04-25074621.png.91568a9a2db615956021d4ae03c607e3.png

Comprei eles com diferença de 1 mês um para o outro, esse de 18,60% a.a. ainda estou pagando o IOF... mas ele até o momento me gerou só uma marrequinha de lucro.

PERGUNTA 1: Meus cálculos estão certos ou alguma informação coloquei errada na calculadora? Sei que em alguns momentos minha ideia estava certa, mas por ter pouca pratica com essas calculadores de investimento colocava informações equivocadas.

Obs. CDBs de dono Master e seu primo banco Voiter 🤣

PERGUNTA 2: Essa pergunta aqui é só um sonho de verão porque no momento não tenho essa verba. Mas se eu tiver 250k investidos em Master e 250k investidos em Voiter, ambos estão seguros no FGTs? Ou pelo Master ter comprado o Voiter, essa regra é anulada?

7f572564-1e08-4e73-814e-a2e252ed7136.png.c86bf184ff79d9ddaa40de43da69b7ce.png

• Brabo 1

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado (edited)
23 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Pior que na carteira do btg depois que você fecha negócio só da essas informações básicas, mas como você pode ver o CDB do master rendeu pouca coisa, porém tem menos de 30 dias de compra (comprei dia 16/04) então o IOF ainda tá comendo bastante... então talvez eu só veja a mágica acontecendo depois do dia 16/05.

Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 à(s) 09.07.18_65fdd98f.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-04-25 à(s) 09.10.28_fd5bd29e.jpg

Luciana, o print serviu pra confirmar uma suspeita minha.

O primeiro CDB, é pré-fixado em 18,6% (muito bom. inclusive peguei um destes pra mim também hehe)
O segundo é pós-fixado de 110,5% do CDI.

O problema é o comparador de renda fixa está com um problema (já tentei entrar em contato mas não encontrei com quem falar) onde ela está considerando um CDI diferente do atual.

image.png.e7cb75aea42cc0db944226df56decac2.pngHoje o CDI real está em 14,15% mas a calculadora está considerando 10,4%. Assim, os 110% do CDI que deveriam ser 15,56% (brutos) está sendo considerado 11,44% (bruto) ou 9,72% (líquido) conforme o teu primeiro print. Assim, a comparação não está 100% fiel.

No final, acredito que o CDB do master vai ser melhor mesmo que o do Voiter pelo momento que estamos onde não há expectativa de a Selic subir tanto a ponto de os 110% ficarem mais altos. O que eu faria seria abrir a calculadora de juros compostos em duas abas, e simular os 2 de forma independente, e descontar o IR (não é 100% fiel porque o rendimento do pós-fixado vai variar com a selic, mas é o que temos agora).

Editado por Felipe Bonfim
  • Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
7 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

Comprei eles com diferença de 1 mês um para o outro, esse de 18,60% a.a. ainda estou pagando o IOF... mas ele até o momento me gerou só uma marrequinha de lucro.

Não entendi o 18,60%, pois não está na imagem. Pode ser que o título tenha mudado de valor, mas eu acho que na ANBIMA Data, com o ticker, você consegue pesquisar o que está acontecendo com o título e calcular algumas coisas.

• 0
Postado
4 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

PERGUNTA 2: Essa pergunta aqui é só um sonho de verão porque no momento não tenho essa verba. Mas se eu tiver 250k investidos em Master e 250k investidos em Voiter, ambos estão seguros no FGTs? Ou pelo Master ter comprado o Voiter, essa regra é anulada?

Se o Master comprou, é tudo Master agora e seria como se tivesse 500k no Master.

• Brabo 2
  • 0
Postado
29 minutes ago, Luciana De Moura Afonso disse:

PERGUNTA 1: Meus cálculos estão certos ou alguma informação coloquei errada na calculadora?

Bom dia Luciana!

Não consegui entender qual é pré-fixado e qual é pós-fixado. Seria possível dar mais informações dos 2 títulos para a gente confirmar se a conta está correta? Tira o print dos dados que adicionou na calculadora, ou dos próprios CDBs, ao invés de apenas o resultado.

• Brabo 1
  • 0
Postado
5 minutes ago, Felipe Bonfim disse:

O segundo é préfixado de 110,5% do CDI.

Na verdade é pós né?

5 minutes ago, Felipe Bonfim disse:

Hoje o CDI real está em 14,15% mas a calculadora está considerando 10,4%. Assim, os 110% do CDI que deveriam ser 15,56% (brutos) está sendo considerado 11,44% (bruto) ou 9,72% (líquido) conforme o teu primeiro print. Assim, a comparação não está 100% fiel.

Da para fazer a conta e colocar o valor ajustado. Pode usar o bruto de 15,56% e usar prefixado. 

Não dá certo?

🤔

• Brabo 1
  • 0
Postado
10 minutes ago, Felipe Bonfim disse:

Hoje o CDI real está em 14,15% mas a calculadora está considerando 10,4%. Assim, os 110% do CDI que deveriam ser 15,56% (brutos) está sendo considerado 11,44% (bruto) ou 9,72% (líquido) conforme o teu primeiro print. Assim, a comparação não está 100% fiel.

Aaaaah então meus cálculos não estão errados, só me faltava a informação correta. Estou mais esperta que eu imaginava kkkkkk

• HAHAHAHA 4
  • 0
Postado
7 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Na verdade é pós né?

Isso. obrigado pelo toque, já corrigi.

7 minutes ago, Artur Barbosa disse:

Não dá certo?

Sim, é pra dar o mesmo resultado. Tendo noção de que não é realmente um pré-fixado, da pra ter o resultado nessa comparação.

• Brabo 1
  • Criar novo...